Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Sobre os envolvidos em um projeto, considere:

I. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto.

II. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.

III. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto.

IV. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto.

É considerado stakeholder o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Sobre os envolvidos em um projeto, considere:

I. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto.

II. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.

III. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto.

IV. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto.

É considerado stakeholder o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Considere:

I. Tem como foco principal a operação e a gestão da

infraestrutura de tecnologia na organização.

II. Gerenciamento de finanças, de capacidade e de

continuidade dos serviços de TI são alguns de seus

processos.

III. Planejamento e organização; Monitoração e avaliação;

Aquisição e implementação são alguns de

seus domínios de processos.

I, II e III referem-se, respectivamente, a

  • A.

    COBIT, ITIL e ITIL.

  • B.

    COBIT, COBIT e ITIL.

  • C.

    COBIT, ITIL e COBIT.

  • D.

    ITIL, ITIL e COBIT.

  • E.

    ITIL, COBIT e COBIT.

Na visão geral do modelo de Governança de TI, os Princípios de TI apontam diretamente para

  • A.

    Infraestrutura.

  • B.

    Decisões de TI e Priorização.

  • C.

    Arquitetura de TI.

  • D.

    Plano de Tecnologia da Informação.

  • E.

    Organização das operações de serviços.

Refere-se ao tratamento de informações internas e externas acerca do mercado, clientes, concorrentes, fornecedores, de cunho político, legal, social e econômico, assim como à avaliação de oportunidades, pontos fracos e pontos fortes, que servem de base para a revisão ou elaboração da estratégia corporativa e competitiva. No modelo de Governança de TI, trata-se de

  • A.

    Estratégia Competitiva e de Posicionamento.

  • B.

    Estratégia Corporativa.

  • C.

    Inteligência Competitiva.

  • D.

    Planos Funcionais.

  • E.

    Plano Estratégico.

Se os Princípios de TI não existirem ou não estiverem claros dentro da organização,

  • A.

    deverão ser utilizados os princípios de segurança da informação para orientar o Plano de TI.

  • B.

    deverão ser utilizadas as informações de infraestrutura de TI para orientar o Plano de TI.

  • C.

    deverão ser utilizados os planos de projeto para orientar o Plano de TI.

  • D.

    estes devem ser definidos tão logo tenha sido concluído o Plano de TI.

  • E.

    o momento de abordá-los é durante a elaboração do Plano de TI.

Considere:

I. O Portfólio de TI é composto por projetos, serviços

e ativos. Tem que englobar todos os itens de investimento

e custeio das atividades de TI na organização,

estando ou não na área de TI.

II. O aumento do time-to-market é um exemplo do

impacto da falta de um portfólio de TI.

III. Balizar mudanças de prioridades da empresa que

são refletidas em TI não é objetivo do Portfólio de

TI.

É INCORRETO o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

NÃO se trata de um objetivo do Portfólio de TI:

  • A.

    especificar a infraestrutura de TI.

  • B.

    comunicar as prioridades de investimentos de TI da empresa.

  • C.

    otimizar recursos alocados à TI.

  • D.

    eliminar as redundâncias nas iniciativas de TI.

  • E.

    mostrar os riscos dos investimentos em TI.

os investimentos de TI podem ser apresentados como portfólio de TI com quatro dimensões: estratégica, informacional, transacional e infraestrutura. Fornecer informações para o gerenciamento e controle da empresa, através do suporte ao controle gerencial, à tomada de decisão, ao planejamento, à comunicação e à contabilidade, são objetivos típicos da dimensão

  • A.

    estratégica.

  • B.

    informacional.

  • C.

    transacional.

  • D.

    estratégica, bem como da infraestrutura.

  • E.

    transacional, bem como da infraestrutura.

Um plano de contingência se situa no contexto dos resultados da criação de uma estrutura de gestão e numa estrutura de gerenciamento de incidentes, continuidade de negócios e planos de recuperação de negócios que detalhem os passos a serem tomados durante e após um incidente para manter ou restaurar as operações. No ciclo de vida da Gestão de Continuidade de Negócio, tal afirmação está associada ao elemento:

  • A.

    Desenvolvendo e implementando uma resposta de GCN.

  • B.

    Entendendo a organização.

  • C.

    Determinando a estratégia de continuidade de negócios.

  • D.

    Testando, mantendo e analisando criticamente os preparativos de GCN.

  • E.

    Incluindo a GCN na cultura da organização.

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