Questões de Ciência da Computação do ano 2011

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em modelagem de dados relacional, uma relação normalizada está em 1FN:

1. Se, e somente se, em todo valor válido dessa variável de relação (tabela), cada tupla contém exatamente um valor para cada atributo.

2. Se ela não possuir tabelas aninhadas.

3. Se nenhum domínio que não seja chave for dependente funcionalmente de qualquer outro domínio que não seja chave.

4. Se todos os domínios que não são chaves forem completamente dependentes funcionalmente da chaveprimária.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Sobre modelagem de dados relacional – entidades fracas, considere:

1. Pode ser identificada unicamente apenas se considerarmos a chave primária de outra entidade (proprietária).

2. Um conjunto-entidade proprietário e um conjunto-entidade fraca têm que participar em um conjuntorelacionamento um-para-muitos (um proprietário, muitas entidades fracas).

3. O conjunto de atributos de um conjunto-entidade fraca que unicamente a identifica para um dado proprietário é chamado de chave parcial (pname).

4. O conjunto-entidade fraca tem participação total no conjunto-relacionamento identificado.

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • E. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • A. Um aluno orientado pode ter dois professores orientadores, mas um professor orientador pode ter zero ou muitos alunos orientados.
  • B. Um professor orientador tem dois ou muitos alunos orientados.
  • C. Um professor orientador tem zero ou vários alunos orientados, mas um aluno, obrigatoriamente, deve ter apenas um professor orientador.
  • D. Um professor orientador tem, obrigatoriamente, dois alunos orientados, mas um aluno orientado pode ter muitos professores orientadores.
  • E. Um professor orientador pode ter zero ou muitos alunos orientados e um aluno orientado tem dois professores orientadores.

  • A. Atributo chave.
  • B. Atributo composto.
  • C. Atributo derivativo.
  • D. Atributo fraco.
  • E. Atributo multivalorado.

  • A. Agregação.
  • B. Composição.
  • C. Especialização não exclusiva.
  • D. Generalização/especialização parcial.
  • E. Generalização/especialização total.

Sobre restrições de generalização/especialização em modelagem de dados relacional, considere as seguintes afirmativas:

1. Numa restrição de sobreposição, uma entidade de uma superclasse deve ser membro, no máximo, de uma única subclasse.

2. Numa restrição de disjunção, uma entidade de uma superclasse pode ser membro de mais do que uma subclasse.

3. Numa restrição de completude total, cada entidade de uma subclasse deve ser membro de alguma especialização.

4. Restrições de disjunção e de completude são independentes.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • A. 1 – 3 – 4 – 2.
  • B. 2 – 1 – 3 – 4.
  • C. 2 – 4 – 1 – 3.
  • D. 3 – 1 – 4 – 2.
  • E. 3 – 2 – 4 – 1.

Na análise orientada a objetos, “um conceito, uma abstração, algo com limites nítidos e significado em relação à realidade estudada” refere-se a:

  • A. Abstração de dados.
  • B. Atributo de ligação.
  • C. Classe.
  • D. Persistência de objeto.
  • E. Objeto.

Na análise orientada a objetos, assinale a alternativa correta sobre composição:

  • A. É uma relação do tipo “todo/parte” ou “possui um”, na qual uma classe representa um objeto grande que é composto por objetos menores com tempo de vida independente da classe.
  • B. É uma relação entre uma interface e a classe que a implementa.
  • C. Determina que o objeto parte pode pertencer a somente um todo e as partes devem viver e morrer com o todo.
  • D. É a capacidade de dois ou mais objetos responderem à mesma mensagem, cada um a seu próprio modo.
  • E. Permite compartilhar uma estrutura comum entre várias subclasses similares sem redundância.

A respeito de diagrama de atividades, em UML 2.2, “uma unidade básica existente para a especificação de um comportamento que venha a representar alguma transformação ou processamento na modelagem de um sistema” define:

  • A. Ação.
  • B. Atividade.
  • C. Fluxo de controle.
  • D. Fluxo de objeto.
  • E. Nó de objeto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...