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No Cobit 4.1, as três dimensões de maturidade são:
Efi cácia, riscos e custos.
Capacidade, cobertura e controle.
Custos, objetivos da TI e controle.
Retorno do Investimento, custos e missão.
Capacidade, riscos e controle.
O critério de informação do Cobit 4.1 que lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio bem como a mesma sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável é o da:
Efetividade.
Relevância.
Eficiência.
Pertinência.
Eficácia.
No Cobit 4.1, uma das questões de gerenciamento do domínio Entregar e Suportar (DS) é a questão:
A empresa está obtendo um ótimo uso dos seus recursos?
O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?
Os custos de TI estão otimizados?
Um dos processos do domínio Adquirir e Implementar (AI) do Cobit 4.1 é o processo:
Gerenciar serviços de terceiros.
Identifi car e alocar custos.
Gerir mudanças.
Gerir o investimento de TI.
Gerenciar aquisições.
O objetivo de negócios "reduzir custos de processos", segundo o COBIT, está associado ao critério
eficiência e à perspectiva interna.
eficiência e à perspectiva financeira.
eficiência e à perspectiva do cliente.
eficácia e à perspectiva interna.
eficácia e à perspectiva financeira.
O domínio Adquirir e Implementar (AI) do COBIT é composto de sete processos de TI, dentre os quais, o processo Gerenciar
projetos.
configuração.
mudanças.
investimentos de TI.
serviços terceirizados.
Os recursos de TI identificados no CobiT 4.1 são
aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.
tecnologias, pessoas, processos e cultura organizacional.
softwares básicos, sistemas de informação, material permanente da organização e rede de computadores.
aplicativos, servidores e patrimônio imobiliário da empresa.
ativos físicos de TI e patrimônio físico-financeiro da organização.
No Cobit 4.0,
I. o domínio Planejar e organizar aborda táticas e estratégias para identificar a melhor forma de como a TI irá ajudar no atingimento dos objetivos organizacionais.
II. processos, tais como, Identificar soluções automatizadas, Gerenciamento de mudanças e Habilitar operações e uso, integram o domínio Adquirir e Implementar.
III. o estabelecimento de um framework de governança, situado no domínio Entrega e Suporte, inclui, a definição das estruturas organizacionais, processos, lideranças, papéis e responsabilidades para garantir que os investimentos da organização em TI estarão alinhados e entregues de acordo com as estratégias e objetivos.
IV. o domínio Monitorar e Avaliar inclui processos para gerenciamento efetivo da performance de TI; o monitoramento de exceções, resultados de auto-avaliações e revisões de terceiros; e de revisão independente para garantir a conformidade com leis e órgãos reguladores.
Está correto o que se afirma, APENAS, em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
O CobiT
recomenda que a TI seja considerada simplesmente um meio para tornar a estratégia corporativa viável.
organiza as atividades de TI em um modelo de processos específico, compreensível apenas pelo pessoal operacional.
identifica cinco áreas-foco da Governança de TI: Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de Riscos e Medição de Desempenho.
tem como principal objetivo contribuir para o sucesso da entrega de produtos e serviços, a partir da perspectiva das necessidades da TI, com um foco mais acentuado na execução que no controle.
tem como principais características o foco nos requisitos de TI, a orientação para uma abordagem de fases e a pouca utilização de mecanismos de controle.
Sobre a influência do COBIT nos diferentes tipos de usuário, considere:
I. Alta Direção: Para obter valor dos investimentos de TI, balancear os riscos e controlar o investimento em um ambiente de TI às vezes imprevisível.
II. Executivos de negócios: Para substanciar suas opiniões e/ou prover recomendações sobre controles internos para os executivos.
III. Executivos de TI: Para prover os serviços de TI de que o negócio precisa para suportar a estratégia de negócios de maneira controlada e gerenciada.
IV. Auditores: Para assegurar que o gerenciamento e o controle dos serviços de TI oferecidos internamente e por terceiros estejam funcionando de modo adequado.
Está correto o que se afirma em
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
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