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O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI:
ter sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estáveis, com boa relação custo-benefício e que atendam os requisitos atuais e futuros do negócio.
ser ágil em atender aos requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as aplicações nos processos de negócio.
sustentar ou estender a estratégia de negócio e os requisitos de governança e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefícios, custos e riscos.
ser ágil em resposta à estratégia de negócio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de Governança e fornecer pontos de contatos definidos e competentes.
melhorar continua e visivelmente a relação custo-benefício da TI e sua contribuição para a lucratividade do negócio com serviços integrados e padronizados que atendam às expectativas do usuário final.
Segundo o COBIT, entregar resultados de projetos dentro do tempo, do orçamento e com a qualidade acordados são requisitos do negócio para a TI. Esses requisitos pertencem ao processo
Avaliar e gerenciar os riscos de TI.
Gerenciar projetos.
Gerenciar a qualidade.
Gerenciar os Recursos Humanos de TI.
Comunicar as diretrizes e expectativas da Diretoria.
Os recursos de TI identificados em COBIT, podem ser definidos como
Aplicação, Informação, Infraestrutura e Pessoal.
Portfólio, Atividades, Processos e Programas.
Gerentes, Desenvolvedores, Usuários e Clientes.
Usuários, Técnicos, Desenvolvedores e Clientes.
Planejamento, Desenvolvimento, Testes e Suporte.
Segundo o COBIT, para responder aos requisitos de negócio de TI, a organização precisa investir nos recursos necessários para criar um modelo adequado de capacidade técnica. Um dos recursos de TI, identificados no COBIT, pode ser definido como:
As aplicações são os sistemas automatizados do usuário e procedimentos manuais que processam a informação.
Melhor alinhamento, baseado em um foco de negócios.
Propriedade clara e responsabilidades, com base na orientação do processo.
Aceitação geral com terceiros e órgãos reguladores.
Entendimento compartilhado entre todos os interessados (stakeholders), com base em uma linguagem comum.
Segundo o COBIT em relação ao domínio Adquirir e Implementar (AI), para concretizar a estratégia de TI, soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, bem como implementadas e integradas ao processo de negócio. Além disso, alterações e manutenção de sistemas existentes estão cobertas por este domínio para garantir que as soluções continuem a cumprir os objetivos de negócio. Este domínio tipicamente aborda questões como:
A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades do negócio?
Os novos projetos irão produzir soluções que atendam às necessidades de negócios?
Os riscos de TI estão entendidos e sendo gerenciados?
As estratégias de negócio e TI estão alinhadas?
Os serviços de TI estão sendo executados em alinhamento com as prioridades do negócio?
Assegurar que a solicitação, a emissão, a suspensão, a modificação e o bloqueio de contas de usuário e dos respectivos privilégios sejam tratados por procedimentos de gestão de contas de usuário. No domínio Entregar e Suportar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo
Gerenciar problemas.
Identificar e alocar custos.
Garantir a segurança dos sistemas.
Gerenciar os serviços terceirizados.
Assegurar a continuidade dos serviços.
NÃO se trata de uma atividade na tabela RACI do processo Gerenciar Operações do domínio Entregar e Suportar do COBIT:
Realizar cópia de segurança (backup) de acordo com o esquema.
Aplicar correções ou mudanças ao processamento ou infraestrutura.
Monitorar a infraestrutura e processamento e resolver problemas.
Gerenciar e proteger os ativos físicos (papéis, mídias, etc).
Agendar carga de trabalho e jobs (batch jobs).
No COBIT 4.1, prover a direção para entrega de soluções e entrega de serviços é o propósito do domínio
Entregar e Suportar (DS).
Planejar e Organizar (PO).
Monitorar e Avaliar (ME).
Adquirir e Implementar (AI).
Adquirir e Implementar (AI) e do domínio Entregar e Suportar (DS), respectivamente.
No modelo de maturidade genérico do COBIT 4.1, os procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento caracterizam processos que se encontram no nível de maturidade
1. Inicial/Ad hoc.
2. Repetível, porém, intutitivo.
3. Definido.
4. Gerenciado e mensurável.
5. Otimizado.
Avaliar todas as solicitações de modo estruturado com relação a impactos no sistema operacional e na respectiva funcionalidade, assegurando que sejam categorizadas, priorizadas e autorizadas. No domínio Adquirir e Implementar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo
Instalar e homologar soluções e mudanças.
Identificar soluções automatizadas.
Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia.
Adquirir recursos de TI.
Gerenciar mudanças.
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