Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI:

  • A.

    ter sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estáveis, com boa relação custo-benefício e que atendam os requisitos atuais e futuros do negócio.

  • B.

    ser ágil em atender aos requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as aplicações nos processos de negócio.

  • C.

    sustentar ou estender a estratégia de negócio e os requisitos de governança e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefícios, custos e riscos.

  • D.

    ser ágil em resposta à estratégia de negócio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de Governança e fornecer pontos de contatos definidos e competentes.

  • E.

    melhorar continua e visivelmente a relação custo-benefício da TI e sua contribuição para a lucratividade do negócio com serviços integrados e padronizados que atendam às expectativas do usuário final.

Segundo o COBIT, entregar resultados de projetos dentro do tempo, do orçamento e com a qualidade acordados são requisitos do negócio para a TI. Esses requisitos pertencem ao processo

  • A.

    Avaliar e gerenciar os riscos de TI.

  • B.

    Gerenciar projetos.

  • C.

    Gerenciar a qualidade.

  • D.

    Gerenciar os Recursos Humanos de TI.

  • E.

    Comunicar as diretrizes e expectativas da Diretoria.

Os recursos de TI identificados em COBIT, podem ser definidos como

  • A.

    Aplicação, Informação, Infraestrutura e Pessoal.

  • B.

    Portfólio, Atividades, Processos e Programas.

  • C.

    Gerentes, Desenvolvedores, Usuários e Clientes.

  • D.

    Usuários, Técnicos, Desenvolvedores e Clientes.

  • E.

    Planejamento, Desenvolvimento, Testes e Suporte.

Segundo o COBIT, para responder aos requisitos de negócio de TI, a organização precisa investir nos recursos necessários para criar um modelo adequado de capacidade técnica. Um dos recursos de TI, identificados no COBIT, pode ser definido como:

  • A.

    As aplicações são os sistemas automatizados do usuário e procedimentos manuais que processam a informação.

  • B.

    Melhor alinhamento, baseado em um foco de negócios.

  • C.

    Propriedade clara e responsabilidades, com base na orientação do processo.

  • D.

    Aceitação geral com terceiros e órgãos reguladores.

  • E.

    Entendimento compartilhado entre todos os interessados (stakeholders), com base em uma linguagem comum.

Segundo o COBIT em relação ao domínio Adquirir e Implementar (AI), para concretizar a estratégia de TI, soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, bem como implementadas e integradas ao processo de negócio. Além disso, alterações e manutenção de sistemas existentes estão cobertas por este domínio para garantir que as soluções continuem a cumprir os objetivos de negócio. Este domínio tipicamente aborda questões como:

  • A.

    A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades do negócio?

  • B.

    Os novos projetos irão produzir soluções que atendam às necessidades de negócios?

  • C.

    Os riscos de TI estão entendidos e sendo gerenciados?

  • D.

    As estratégias de negócio e TI estão alinhadas?

  • E.

    Os serviços de TI estão sendo executados em alinhamento com as prioridades do negócio?

Assegurar que a solicitação, a emissão, a suspensão, a modificação e o bloqueio de contas de usuário e dos respectivos privilégios sejam tratados por procedimentos de gestão de contas de usuário. No domínio Entregar e Suportar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo

  • A.

    Gerenciar problemas.

  • B.

    Identificar e alocar custos.

  • C.

    Garantir a segurança dos sistemas.

  • D.

    Gerenciar os serviços terceirizados.

  • E.

    Assegurar a continuidade dos serviços.

NÃO se trata de uma atividade na tabela RACI do processo Gerenciar Operações do domínio Entregar e Suportar do COBIT:

  • A.

    Realizar cópia de segurança (backup) de acordo com o esquema.

  • B.

    Aplicar correções ou mudanças ao processamento ou infraestrutura.

  • C.

    Monitorar a infraestrutura e processamento e resolver problemas.

  • D.

    Gerenciar e proteger os ativos físicos (papéis, mídias, etc).

  • E.

    Agendar carga de trabalho e jobs (batch jobs).

No COBIT 4.1, prover a direção para entrega de soluções e entrega de serviços é o propósito do domínio

  • A.

    Entregar e Suportar (DS).

  • B.

    Planejar e Organizar (PO).

  • C.

    Monitorar e Avaliar (ME).

  • D.

    Adquirir e Implementar (AI).

  • E.

    Adquirir e Implementar (AI) e do domínio Entregar e Suportar (DS), respectivamente.

No modelo de maturidade genérico do COBIT 4.1, os procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento caracterizam processos que se encontram no nível de maturidade

  • A.

    1. Inicial/Ad hoc.

  • B.

    2. Repetível, porém, intutitivo.

  • C.

    3. Definido.

  • D.

    4. Gerenciado e mensurável.

  • E.

    5. Otimizado.

Avaliar todas as solicitações de modo estruturado com relação a impactos no sistema operacional e na respectiva funcionalidade, assegurando que sejam categorizadas, priorizadas e autorizadas. No domínio Adquirir e Implementar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo

  • A.

    Instalar e homologar soluções e mudanças.

  • B.

    Identificar soluções automatizadas.

  • C.

    Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia.

  • D.

    Adquirir recursos de TI.

  • E.

    Gerenciar mudanças.

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