Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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No desenvolvimento de software em espiral (Boehm), cada loop está dividido em quatro setores. NÃO se trata da denominação de um destes setores:

  • A.

    levantamento.

  • B.

    definição de objetivos.

  • C.

    avaliação e redução de riscos.

  • D.

    desenvolvimento e validação.

  • E.

    planejamento

Permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa e mostra as características do sistema tais como: I. Agentes que se comunicam com o sistema; II. Dados que o sistema aceita e deve processar; III. Dados que o sistema produz para o ambiente e IV. Fronteira do sistema com o ambiente. Trata-se do diagrama de

  • A.

    blocos

  • B.

    contexto

  • C.

    atividades.

  • D.

    sequência.

  • E.

    máquina de estados.

No SCRUM, sprint é

  • A.

    um representante dos stakeholders e do negócio.

  • B.

    uma lista de requisitos que tipicamente vêm do cliente.

  • C.

    uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software.

  • D.

    uma iteração que segue um ciclo (PDCA) e entrega incremento de software pronto.

  • E.

    um conjunto de requisitos, priorizado pelo Product Owner.

Na UML 2.0, representam comportamentos de um sistema, os diagramas de

  • A.

    comunicação e de caso de uso.

  • B.

    sequência e de implantação.

  • C.

    componentes e de atividades.

  • D.

    pacotes e de componentes.

  • E.

    atividades e de implantação.

Considere 3 AIEs simples, 5 EEs médias, 8 CEs complexas, 3 ALIs complexos e 7 SEs médias. O cálculo de PF bruto é

  • A.

    136

  • B.

    148

  • C.

    159.

  • D.

    163.

  • E.

    212.

A UML oferece mecanismos para a extensão da sintaxe e da semântica da linguagem. Considere:

I. Novos atributos de modelagem.

II. Novos elementos de modelagem.

III. Nova semântica de modelagem. I, II e III são, respectivamente,

  • A.

    estereótipos, diagramas e relacionamentos.

  • B.

    dependências, associações e generalizações.

  • C.

    valores atribuídos, estereótipos e restrições.

  • D.

    valores discretos, diagramas e protótipos.

  • E.

    relacionamentos, dependências e associações.

A UML apresenta, em sua sintaxe e semântica, uma notação gráfica com elementos bem definidos. A linguagem categoriza quatro itens. Os pacotes são inseridos no contexto das partes organizacionais dos modelos e, portanto, categorizados como itens

  • A.

    estruturais.

  • B.

    comportamentais.

  • C.

    temporais.

  • D.

    anotacionais.

  • E.

    de agrupamento.

Enquanto a definição de requisitos para um novo sistema é desenvolvida, uma melhor compreensão da necessidade dos usuários é alcançada, e é esperado que haja uma evolução nos requisitos do sistema para acomodar este novo entendimento das necessidades dos usuários. A partir dessa perspectiva de evolução, os requisitos são divididos em duas classes, permanentes e voláteis. Sobre a divisão dos requisitos voláteis, considere:

I. Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando- o apto a sugerir e requisitar mudanças.

II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.

III. Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.

Está correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A UML 2.0 divide os diagramas em duas categorias, estruturais e de comportamento. São exemplos de diagramas estruturais e de comportamento, respectivamente, os diagramas de

  • A.

    classe e atividades.

  • B.

    comunicação e sequência.

  • C.

    componentes e objetos.

  • D.

    máquinas de estado e casos de uso.

  • E.

    casos de uso e sequência.

Sobre a análise de pontos por função, considere:

I. É um método de contagem padrão capaz de medir as funcionalidades de um sistema sobre o ponto de vista do desenvolvedor.

II. A contagem sem ajustes (UFPC − unadjusted function point count) reflete as funcionalidades contáveis específicas disponibilizadas pelo sistema ou aplicação para o usuário.

III. É uma ferramenta para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos para sua empresa por meio de contagem das funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos.

Está correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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