Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com o RUP (Rational Unified Process), a fase de concepção consiste em
desenvolver os componentes do software.
converter as bases de dados.
identificar os atores que interagem com o sistema.
construir um protótipo executável.
descrever a arquitetura do software.
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Por meio de diagramas da UML, é possível capturar diferentes visões do sistema. Assinale a opção que apresenta o diagrama de um comportamento dinâmico do sistema.
diagrama de casos de uso
diagrama de objetos
diagrama de componentes
diagrama de implantação
diagrama de classes
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Assinale a opção que apresenta uma das finalidades da análise de requisitos.
Gerar versões dos artefatos produzidos.
Prover o ambiente adequado para a organização.
Documentar processos de negócio usando casos de uso de negócios.
Balancear objetivos em conflito entre os participantes do projeto.
Organizar, levantar e documentar funcionalidades e restrições.
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A engenharia da usabilidade é embasada no uso das técnicas de
avaliações heurísticas e cenários de uso.
helps online e call center.
observação do usuário e helps online.
cenários de uso e informações na tela do sistema.
verbalização simplificada e helps online.
A UML fornece um conjunto considerável de diagramas que ajudam a definir uma aplicação. Com relação a esses diagramas, analise:
I. Na atividade de análise de requisitos, pode ser utilizado para descrever como as pessoas interagem com o sistema.
II. Descreve os tipos de objeto presentes no sistema e os vários tipos de relacionamento existente entre eles. Também mostra as propriedades e operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados.
III. Normalmente captura o comportamento de um único cenário e mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos dentro de um caso de uso.
IV. São uma técnica para descrever a lógica de procedimentos, processo de negócio e fluxo de trabalho. Suportam comportamento paralelo, ao contrário dos fluxogramas.
Os itens I, II, III e IV descrevem, respectivamente, os diagramas de
Caso de Uso, Comunicação, Componentes e Atividade.
Componentes, Objetos, Sequência e Atividade.
Atividade, Classe, Objetos e Sequência.
Caso de Uso, Objeto, Estados e Atividade.
Caso de Uso, Classe, Sequência e Atividade.
A análise de requisitos no desenvolvimento de sistemas especifica as funcionalidades (requisitos funcionais) e as propriedades (requisitos não-funcionais). É considerado um requisito não-funcional
uma informação na interface de entrada.
a notificação de inconsistência de dado na tela.
um histograma na interface gráfica do usuário.
a emissão de relatórios fiscais.
a disponibilidade do sistema.
O modelo IDEF0 é uma forma de representar sistemas por meio de uma rede de funções interconectadas e interfaces entre essas atividades. O principal conceito representado pelo IDEF0 é o modelo de
variação temporal do comportamento do sistema.
estrutura e semântica da informação.
funções, atividades e processos.
interface de usuário para representação do processo.
obtenção de informação sobre o funcionamento de um sistema.
Em UML, os diagramas de Caso de Uso tem por objetivo
representar os atributos e operações de uma classe ou objeto.
mostrar o fluxo de mensagens de uma atividade do sistema para outra.
capturar funcionalidades e requerimentos do sistema.
exibir uma interação entre um conjunto de objetos e seus relacionamentos.
representar o estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
Um dos pontos da metodologia Scrum é o Daily Scrum, que consiste em uma reunião diária com aproximadamente 15 minutos de duração onde são tratados assuntos relacionados ao projeto. Nessa reunião são feitas 3 perguntas a cada membro do time de desenvolvimento, constando o que foi feito desde a última reunião, o que será feito até a próxima reunião e qual
modelo de testes está sendo utilizado pela tarefa atual.
o tempo restante para finalização da tarefa.
a relação da tarefa atual com o outro membro da equipe.
a tarefa que está sendo executada no momento.
obstáculo impede o desenvolvedor de prosseguir com a tarefa.
Analise o texto:
É uma ferramenta de desenvolvimento de software baseada em conhecimento, da empresa Artech. Com ela o desenvolvedor especifica suas aplicações em alto nível (majoritariamente de forma declarativa), a partir do qual se gera código para múltiplos ambientes permitindo gerar e manter de forma automática aplicações em múltiplas linguagens e para diferentes plataformas.
Nessa ferramenta podem-se criar modelos que se preservam ao longo do tempo (bancos de conhecimento) e que são utilizados para gerar e manter as aplicações. Permite projetar, criar e manter o banco de dados (estrutura e conteúdo) e os programas de forma automática. Cada protótipo pode ser uma aplicação que equivale à aplicação de produção. Proporciona independência de plataforma e arquitetura.
A ferramenta descrita no texto é
JCompany.
GeneXus.
uniPaaS.
iBOLT.
ERWin.
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