Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Qual paradigma de linguagem de programação é caracterizado pela frequente utilização de recursividade?

  • A.

    Orientado a objetos

  • B.

    Orientado a aspectos

  • C.

    Procedural

  • D.

    Funcional

  • E.

    Baseado em componentes

Quais linguagens de programação permitem herança múltipla verdadeira?

  • A.

    Java e Python

  • B.

    Java e C#

  • C.

    Smalltalk e Ruby

  • D.

    Smalltalk e C++

  • E.

    C++ e Python

No código Java abaixo,

try {

...

} catch( ... ) {

... } finally {

...

}

verifica-se que o bloco finally será executado

  • A.

    de qualquer forma.

  • B.

    apenas se uma exceção for levantada.

  • C.

    apenas se nenhuma exceção for levantada.

  • D.

    apenas se a exceção levantada for tratada no bloco catch.

  • E.

    apenas se a exceção levantada não for tratada no bloco catch.

Dadas as afirmativas seguintes sobre as linguagens de programação e seu mecanismo de definição de tipos,

I. Linguagens com tipagem forte preservam o tipo valor de suas variáveis até ela ser descartada da memória.

II. Em linguagens com tipagem dinâmica o tipo de uma variável pode ser alterado durante a execução do programa.

III. Em linguagens com tipagem dinâmica não se sabe o tipo de uma variável durante a execução do programa.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em relação à Linguagem de Programação C e aos seus recursos, é correto afirmar que

  • A.

    é uma linguagem orientada a objeto que permite programação estruturada.

  • B.

    o tipo de dados typedeep são estruturas variáveis que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo.

  • C.

    a passagem de parâmetros por referência para funções pode ser realizada por meio da utilização de ponteiros.

  • D.

    não permite a reutilização de código, pois se trata de uma linguagem de baixo nível, permitindo passagem de parâmetros somente por ponteiros.

  • E.

    não é indicada para programação estruturada, pois não possui comandos de manipulação de estruturas de dados complexas.

Umalinguagem de montagem (assembly ) é:

  • A.

    Uma linguagem em que cada comando produz exatamente uma instrução de máquina.

  • B.

    Uma linguagem que contém uma lista de comandos utilizados para compilar e link editarum programa.

  • C.

    Uma lista de comandos dados ao sistema operacional para iniciar um computador, com a lista de dispositivos disponíveis.

  • D.

    Uma linguagem utilizada para montar uma navegação de sites Web.

  • E.

    Uma linguagem utilizada para montar Objetos de Aprendizado.

Nos navegadores atuais é possível, por meio de scripts, acessar e atualizar o conteúdo, estrutura e estilo de páginas web dinamicamente utilizando uma plataforma e interface de linguagem neutra chamada

  • A.

    HTML (Hypertext Markup Language).

  • B.

    OLE (Object Linking and Embedding).

  • C.

    DOM (Document Object Model).

  • D.

    SOAP (Simple Object Access Protocol).

  • E.

    Ajax (Asynchronous Java Script and XML).

Considere as seguintes instruções, escritas utilizando na linguagem Java:

String i="20";

long v=120;

short y=30;

Para converter o conteúdo da variável i para int, da variável v para byte e da variável y para String pode-se utilizar, respectivamente,

  • A.

    int m = Integer.parseInteger(i);, byte n = v; e String o = String.convertTO(y);

  • B.

    int m = Int.parseInt(i);, byte n = (byte) v; e String o = String.IndexOf(y);

  • C.

    int m = Integer.parseInt(i);, byte n = (byte) v; e String o = String.valueOf(y);

  • D.

    int m =Integer.convertTo(i);, byte n= (long) v; e String o = String.valueOf(y);

  • E.

    int m =Int.convertTo(i);, byte n= (byte) v; e String o = String.IndexOf(y);

A forma correta de uso do elemento na linguagem HTML5 é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se à linguagem de programação Clipper 5.2.

A criação de formulários de entrada na linguagem Clipper utiliza o comando GET. Esse comando possui uma cláusula que permite que seja feita uma validação dos dados por uso de uma expressão lógica, que também pode ser uma função feita pelo usuário e que retorne um valor lógico. Essa cláusula é chamada de

  • A.

    READ.

  • B.

    SAY.

  • C.

    CHECK.

  • D.

    VALID.

  • E.

    VERIFY.

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