Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se à linguagem de programação Clipper 5.2.

No Clipper 5.2, o comando INDEX permite especificar um bloco de codificação que será avaliado durante o processo de indexação. Este recurso pode ser utilizado, por exemplo, para exibir o andamento dessa operação. É possível especificar o bloco de codificação após a palavrachave

  • A.

    FOR.

  • B.

    EVAL.

  • C.

    WHILE.

  • D.

    DURING.

  • E.

    ITERATION.

Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se à linguagem de programação Clipper 5.2.

O comando ...... da linguagem Clipper permite ao programador definir uma rotina para ser executada a partir de qualquer estado de espera, em resposta a uma tecla designada.

A lacuna deve ser preenchida corretamente por

  • A.

    WAIT

  • B.

    INKEY

  • C.

    SHORTCUT

  • D.

    READ

  • E.

    SET KEY

Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se à linguagem de programação Clipper 5.2.

Existem diversos arquivos de cabeçalho presentes na linguagem Clipper. O cabeçalho utilizado pelo comando de depuração é chamado de

  • A.

    STD.CH.

  • B.

    DBG.CH.

  • C.

    ASSERT.CH.

  • D.

    ERROR.CH.

  • E.

    COMMON.CH.

Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se à linguagem de programação Clipper 5.2.

O Clipper possui acesso a arquivos de baixo nível, possibilitando sua abertura, leitura, criação e escrita. O comando utilizado para a criação de um novo arquivo é chamado

  • A.

    Open().

  • B.

    FCreate().

  • C.

    _CRF().

  • D.

    NEW FILE.

  • E.

    CREATE FILE.

Em uma Aplicação Web desenvolvida utilizando o design pattern MVC, as páginas HTML e as classes com métodos que acessam o banco de dados e executam instruções SQL são representadas, respectivamente, nos componentes

  • A.

    Presentation e Business.

  • B.

    View e Model.

  • C.

    Controller e Model.

  • D.

    Model e Business.

  • E.

    View e Business.

Um documento XML bem formatado é aquele que apresenta uma sintaxe XML correta. Sobre as regras de sintaxe em documentos XML bem formatados é correto afirmar:

  • A.

    Os elementos XML não podem ter mais que um atributo e o valor desse atributo pode estar vazio.

  • B.

    Não é necessário que um documento XML tenha um elemento raiz.

  • C.

    Os elementos XML não precisam ser fechados por tag, exceto o que define a versão da XML usada.

  • D.

    Tags XML são case sensitive e os valores dos atributos devem aparecer entre aspas.

  • E.

    Elementos XML não precisam ser aninhados corretamente, sendo assim, o primeiro que abre sempre será o primeiro que fecha.

Analise as definições abaixo referentes ao Tomcat.

I. O Web Application Deployment Descriptor é um arquivo XML que descreve as servlets e outros componentes que compõem a aplicação, juntamente com parâmetros de inicialização e restrições de segurança.

II. O Tomcat Context Descriptor é um arquivo que pode ser usado para definir opções de configuração específicas do Tomcat como loggers, data sources, configuração de gerenciamento de sessão etc.

As definições I e II referem-se, respectivamente, aos arquivos

  • A.

    wadd.xml, normalmente criado na pasta WEB-CONF e tcd.xml, normalmente criado na pasta WEB-INF.

  • B.

    index.xml, normalmente criado na pasta WEB-INF e context.xml normalmente criado na pasta CONTEXT-CONF.

  • C.

    build.xml, normalmente criado na pasta DIST e config.xml, normalmente criado na pasta WEB-CONF.

  • D.

    web.xml, normalmente criado na pasta WEB-INF e context.xml, normalmente criado na pasta META-INF.

  • E.

    web.xml, normalmente criado na pasta META-INF e config-context.xml, normalmente criado na pasta WEB-INF.

Analise as instruções abaixo.

$("#test").hide()

$("p.par").css("background-color","darkblue");

$("p").toggle();

São instruções

  • A.

    jQuery utilizadas, respectivamente, para ocultar o elemento cuja propriedade id é igual a test, para definir a cor de fundo dos elementos

    cuja propriedade class é igual a par e para alternar a visibilidade dos elementos

    usando os métodos show()/hide().

  • B.

    jQuery utilizadas, respectivamente, para testar se o elemento atual está oculto, para definir a cor de fundo dos elementos

    cuja propriedade class seja igual a par e para ocultar os elementos

    .

  • C.

    JSP utilizadas, respectivamente, para verificar se o elemento selecionado está oculto, para mudar a cor de fundo dos elementos cuja propriedade id seja igual a par e para sobrepor um elemento

    a outro na tela.

  • D.

    JavaScript utilizadas, respectivamente, para testar se o elemento atual está oculto, para definir a cor de fundo dos elementos

    que contêm um valor numérico par e para alternar a visibilidade dos elementos

    usando os métodos show()/hide().

  • E.

    JavaScript utilizadas, respectivamente, para ocultar o elemento cuja propriedade class seja igual a test, para definir a cor de fundo dos elementos

    cuja propriedade id seja igual a par e para exibir os elementos

    usando o método show().

Na metodologia de desenvolvimento SCRUM, o proprietário do produto (Product Owner) é responsável por maximizar o valor do produto e o trabalho da equipe de desenvolvimento. O proprietário do produto é a única pessoa responsável pela manutenção do Backlog do produto. Este gerenciamento inclui

  • A.

    assegurar que a equipe de desenvolvimento compreenda os itens do Backlog do produto no nível necessário.

  • B.

    encontrar técnicas para a manutenção efetiva do Backlog do produto e transmitir essas técnicas para a equipe de desenvolvimento.

  • C.

    comunicar, nas reuniões diárias, as metas e itens do Backlog do produto para a equipe de desenvolvimento.

  • D.

    treinar o time Scrum para que crie, de forma clara e precisa, os itens do Backlog do produto.

  • E.

    entender o planejamento do produto a longo termo e de forma empírica.

O Extreme Programming (XP) é, talvez, o mais conhecido e mais utilizado dos métodos ágeis. Dentre suas práticas se encontram programação em pares, integração contínua, refatoração e

  • A.

    propriedade coletiva, que garante uma participação nos lucros aos membros da equipe de desenvolvimento, técnica que incentiva e aumenta o desempenho de toda a equipe.

  • B.

    envolvimento do cliente apenas na fase final do sistema, fator que difere de outras metodologias como SCRUM e TDD e confere agilidade ao processo de desenvolvimento.

  • C.

    processo de desenvolvimento contínuo, em que a equipe se mantém focada no sistema até que uma funcionalidade específica seja entregue, comumente agregando horas extras ao turno de trabalho.

  • D.

    utilização de técnicas de ofuscação do código fonte, trazendo segurança e garantindo que apenas a equipe de desenvolvimento poderá ter acesso a este código.

  • E.

    desenvolvimento incremental e sustentado por meio de pequenos e frequentes releases do sistema. Os requisitos são baseados em cenários ou em simples histórias de clientes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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