Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de padrões da família 802.11, julgue os itens a seguir.
As tecnologias de rede IEEE 802.11a e IEEE 802.11b usam modulação DSSS e OFDM, respectivamente, sendo que a modulação DSSS permite ao protocolo IEEE 802.11a funcionar com uma velocidade de até 54 Mbps, enquanto IEEE 802.11b é limitado a 11 Mbps.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de redes de computadores, julgue os itens que se seguem.
Em uma rede de computadores, os sinais se propagam através de um meio físico. Os dados binários que o nó de origem quer transmitir são codificados em sinais que, no destino, são decodificados em dados binários. Essa codificação é de responsabilidade das interfaces de rede, possuindo cada interface sua tecnologia e seus protocolos.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de tecnologias para redes locais, julgue os próximos itens.
Considere duas redes ethernet com um bridge entre elas. Caso uma estação de trabalho da rede 1 deseje transmitir um pacote de dados para outra estação da mesma rede, a bridge deverá monitorar o endereço fonte e de destino desse pacote e, assim, determinar que o destino deve-se restringir ao mesmo segmento onde se originou a comunicação, fazendo broadcasting somente para aquele segmento de rede. Essa operação é conhecida como filtragem e evita tráfego desnecessário nos segmentos da outra rede.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A taxa de conexão em determinada tecnologia é de 8GB/s, esta taxa de transferência é equivale a:
1Gb/s.
1GB/s.
1MB/s.
1Mb/s.
Na comunicação de dados:
A largura de banda é uma propriedade física do meio de transmissão.
Apenas sinais analógicos são constituídos por diferentes frequências.
Sinais digitais não sofrem os efeitos prejudiciais que conduzem à atenuação do sinal.
Apenas sinais analógicos podem ser utilizados para transportar o conteúdo de informação.
Em uma rede, uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais que juntos definem a QoS (Quality of Service − qualidade de serviço) que o fluxo exige.
Os parâmetros citados são:velocidade de transmissão, paridade, roteamento e flutuação.
confidencialidade, retardo, flutuação e largura de banda.
confidencialidade, irretratabilidade, retardo e largura de banda.
retardo, usabilidade, flutuação e velocidade de transmissão.
volatilidade, velocidade de transmissão, retardo e flutuação.
O Frame Relay é uma rede de circuitos virtuais, na qual cada um dos circuitos é identificado por um número chamado
Virtual-Circuit Identifier.
Switched Virtual Circuit Identifier.
Permanent Virtual Circuit Identifier.
Data Link Connection Identifier.
Virtual Path Identifier.
Dois fatores determinantes da taxa máxima de transmissão de um canal são a banda passante (W) e a razão sinal ruído (Signal-to-Noise Ratio SNR). Em um artigo clássico, Claude Shannon demonstrou que a capacidade (C) em bits por segundo (bps) de um canal não pode ultrapassar o valor dado pela fórmula a seguir.
C = W log2 (1 + SNR)
Considerando um canal cuja banda passante é de 1 MHz no qual a razão-ruído (em decibéis) máxima que pode ser atingida é SNRdb = 30dB, a taxa que mais se aproxima da capacidade teórica dada pela fórmula de Shannon é
500 Kbps
1 Mbps
5 Mbps
10 Mbps
500 Mbps
O nível de transporte da arquitetura TCP/IP é responsável pela comunicação fim-a-fim entre processos de aplicação. Para permitir que vários processos, que executam em uma mesma estação, possam trocar pacotes pela rede através da mesma interface, os protocolos de transporte fazem o que se chama de multiplexação de aplicações com a utilização de
virtualização de aplicações
VLANs
proxies
portas lógicas
gateways
As redes de telefonia nasceram e se desenvolveram a partir do conceito de comutação de circuitos. Com o desenvolvimento das redes de comutação de pacotes e, especialmente, da Internet (com suas tecnologias e protocolos baseados no IP), novos sistemas de telefonia e transmissão de voz passaram a ser construídos. Nesse contexto, uma das tecnologias mais utilizadas é conhecida como Voz sobre IP (ou Voice over IP VoIP). Em relação a essas duas formas de comutação, a principal diferença é que, na comutação de circuitos,
há uma fase de estabelecimento de conexão que é realizada antes da transmissão da informação, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível utilizar qualquer tipo de estabelecimento antes do envio dos pacotes.
o sinal de voz não pode ser transmitido digitalmente, enquanto, na comutação de pacotes, digitaliza-se a voz para que ela possa ser transmitida nos pacotes.
o roteamento é realizado durante o estabelecimento da conexão, enquanto, na comutação de pacotes, só se pode realizar o roteamento quando o primeiro pacote é enviado pela rede para estabelecer a rota de todos os pacotes subsequentes.
as informações seguem uma única rota, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível garantir que todos os pacotes sigam a mesma rota.
as informações trafegam pela rede entre a origem e o destino sempre com um retardo constante, enquanto, na comutação de pacotes, esse retardo pode variar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...