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A UML
retrata a estrutura de código orientado à linguagem no nível defi nido pelo usuário.
retrata a estrutura de código orientado a objeto no nível exatamente acima do próprio código.
retrata critérios de codifi cação de segurança de objetos independentes.
estrutura objetos de codificação orientada a usuários no sentido de estratificar códigos inconsistentes.
retrata a estrutura de código orientado a objeto no nível exatamente abaixo do próprio código.
A utilização de diversos diagramas da UML permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo a possibilidade da ocorrência de erros durante a fase de desenvolvimento do software. As funções de alguns dos diagramas da UML 2.0 são apresentadas abaixo:
I. Preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. Este diagrama costuma identificar o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens que, em geral, disparam métodos entre os objetos.
II. Define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos possuídos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
III. Procura identificar os atores (usuários, outros softwares que interagem com o sistema ou algum hardware especial), que utilizarão de alguma forma o software, bem como os serviços, ou seja, as opções que o sistema disponibilizará aos atores.
IV. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução de um processo.
A associação correta do diagrama com a sua função está expressa em
Considere as afirmações sobre UML:
I. Surgiu da união de três metodologias de modelagem: o método de Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) de Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) de Rumbaugh.
II. É uma linguagem de programação cujo objetivo é auxiliar os engenheiros de software a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado.
III. Tornou-se, nos últimos anos, a linguagem-padrão de modelagem de software adotada internacionalmente pela indústria de Engenharia de Software.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Desenho, Cor, Tipo, Azul, Retângulo.
Computador, Notebook, Desktop, Impressora, Monitor.
Pedido, Compra, Venda, Item, Cliente.
Livro, Índice, Capa, Romance, Aventura.
Internet, Navegadores, Correio Eletrônico, Firefox, Outlook.
Em qual dos diagramas a seguir a operação opA2() consegue enxergar o atributo b1?
Um arquiteto de software deseja declarar que a classe Carro implementa a interface IVeiculo.
Qual dos diagramas UML abaixo representa corretamente essa declaração?6
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São elementos que compõem o Modelo Ambiental da Análise Estruturada Moderna:
descrição dos processos, modelo de casos de uso e objetivos do sistema
dicionário de dados, modelo de casos de uso e modelo de Entidade-Relacionamento
diagrama de contexto, lista de eventos e objetivos do sistema
diagrama de contexto, lista de eventos e modelo de Entidade-Relacionamento
modelo de casos de uso, modelo Entidade-Relacionamento e objetivos do sistema
Uma empresa deseja criar um sistema de segurança para controlar o acesso de funcionários e não funcionários às salas do seu edifício.
Para tal, foram definidos os seguintes requisitos:
Informações que serão registradas no sistema sobre um funcionário: matrícula, nome, número do CPF.
Informações que serão registradas no sistema sobre um não funcionário: nome, número do CPF e telefone de contato.
Informações que serão registradas no sistema sobre as salas do edifício: andar, número e descrição.
Todas as pessoas terão que portar um crachá com código de barras. Além do número, o sistema terá que registrar a validade do crachá. Um crachá é de uso exclusivo de uma única pessoa.
Uma pessoa terá um, e somente um crachá, enquanto estiver nas dependências do edifício.
O sistema deve registrar todas as salas às quais o portador do crachá tem autorização de acesso. Consequentemente, será possível conhecer todas as pessoas que têm autorização de acesso a uma determinada sala.
Quando uma pessoa passar o crachá pela leitora de cartões de uma sala, o sistema deverá registrar a data e a hora da tentativa de abertura da porta e o crachá usado.
A porta de uma sala será aberta apenas se houver autorização para tal.
Qual dos modelos conceituais de dados a seguir atende a todos os requisitos definidos acima, sem que haja perda de informações ou redundância de dados, além de observar as boas práticas de modelagem conceitual?
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