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Sobre o modelo de melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), considere as seguintes assertivas:
I. O nível "G", do MPS.BR, trata da Gerência de requisitos e da Gerência de mudanças. O propósito da Gerência de mudanças é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades necessárias para avaliar o custo e programar o impacto de uma mudança solicitada sobre o produto existente.
II. O processo de medição, cujo propósito é coletar e analisar os dados relacionados aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados, é definido no nível "D", do modelo de referência MPS.BR.
III. No nível "C", do modelo de referência MPS.BR, realiza-se a Gerência de riscos, cujo propósito é identificar, gerenciar e reduzir, continuamente, os diversos riscos, como, por exemplo, mudanças no projeto.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
O MPS.BR possui 7 níveis de maturidade que estabelecem patamares de evolução dos processos de software e representam estágios de melhoria para implementação desses processos em uma organização. No nível G de maturidade
não há processos específicos. Nesse nível, todos os processos selecionados para análise de desempenho devem satisfazer os atributos de processo relacionados à medição e controle e pelo menos um processo deve ser objeto de melhorias e inovações contínuas.
estão os processos de Gerência de Projetos (que estabelece e mantém planos que definem as atividades, os recursos e as responsabilidades do projeto) e Gerência de Requisitos (que gerência os requisitos do produto e dos componentes do produto, identificando inconsistências).
estão os processos de Gerência de Decisões (que analisa formalmente possíveis decisões críticas), Desenvolvimento para Reutilização (que identifica oportunidades para reutilização de ativos da organização) e Gerência de Riscos (que identifica, analisa, trata e monitora riscos).
estão os processos de Aquisição, Gerência de Configuração, Gerência de Portfólio de Projetos, Garantia da Qualidade, Medição, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional e Definição do Processo Organizacional.
não há processos específicos. Nesse nível a Gerência de Projetos passa a ter um enfoque quantitativo refletindo a alta maturidade que se espera da organização e todos os processos devem satisfazer os atributos de processo relacionados à medição e controle.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
No processo de gerência da qualidade, os componentes do produto são implementados e verificados conforme o que foi projetado.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
O processo de gerenciamento dos riscos tem como principal objetivo reduzir continuamente os riscos em um projeto, mediante a identificação e o registro dos problemas.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
O estabelecimento de critérios para a avaliação das alternativas de solução, caracterizadas por ordem de importância para que critérios de maior importância sejam mais influentes em uma avaliação, é atividade que integra o processo de gerência de decisões.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
A compatibilidade entre as interfaces internas e externas do produto consiste em um resultado esperado que faz parte do processo de integração do produto.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os caminhos evolutivos adotados pelas organizações para melhorar a qualidade do desenvolvimento e da manutenção de softwares são avaliados em níveis. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta, segundo a estrutura do CMMI, versão 1.3.
Na representação por estágio, os níveis de capacidade são numerados de 1 a 5 e podem avaliar a melhoria de um conjunto de áreas de processo.
Na representação por estágio, os níveis de capacidade são numerados de 1 a 5 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.
Na representação contínua, os níveis de capacidade são numerados de 0 a 3 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.
Na representação contínua, os níveis de maturidade são numerados de 0 a 3 e podem avaliar a melhoria de um conjunto de áreas de processo.
Na representação por estágio, os níveis de maturidade são numerados de 0 a 5 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Na representação contínua da estrutura do CMMI, versão 1.3, as áreas de processos são agrupadas em categorias. No que se refere a essas categorias, assinale a opção correta.
Na categoria engenharia, constam a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos e a área de processo denominada gestão de requisitos.
Na categoria engenharia, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.
Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria engenharia, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.
Na categoria suporte, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.
Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria suporte, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.
O CMMI é uma abordagem para a melhoria de processos. Existem duas representações do CMMI, a representação contínua e a representação por estágios. A representação contínua é projetada para permitir à empresa focar em processos específicos que deseja melhorar em função de suas prioridades. A avaliação pela representação contínua mede a capacidade da empresa em relação a um ou mais processos. Existem quatro níveis de capacidade, que são, respectivamente,
0-Inicial − 1-Gerenciado − 2-Definido − 3-Em otimização.
0-Incompleto − 1-Gerenciado − 2-Definido − 3-Otimizado.
0-Incompleto − 1-Realizado − 2-Gerenciado − 3-Definido.
0-Inicial − 1-Realizado − 2-Gerenciado − 3-Quantitativamente gerenciado.
0-Inicial − 1-Definido − 2-Gerenciado − 3-Otimizado.
O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro criado através de uma parceria entre a SOFTEX, o governo federal e a academia (pesquisadores em geral). Apresenta 7 níveis de maturidade:
A − Em otimização.
B − Gerenciado quantitativamente.
C − Definido.
D − Largamente definido.
E − Parcialmente definido.
F − Gerenciado.
G − Parcialmente gerenciado.
São processos do nível C:
GRE − Gerência de Requisitos, GPR − Gerência de Projetos, GDE − Gerência de Decisões e GRI − Gerência de Riscos.
GRE − Gerência de Requisitos, GRU − Gerência de Reutilização, GRH − Gerência de Recursos Humanos, DFP − Definição do Processo Organizacional e AMP − Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional.
GRI − Gerência de Riscos, DRU − Desenvolvimento para Reutilização e GDE − Gerência de Decisões.
GRP − Gerência de Projetos, GRE − Gerência de Requisitos e DRE − Desenvolvimento de Requisitos.
MED − Medição, GQA − Garantia da Qualidade, GPP − Gerência de Portfólio de Projetos e GCO − Gerência de Configuração.
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