Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com o guia geral MPS de software, julgue os itens subsequentes.
O processo desenvolvimento para reutilização objetiva identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação.
Considere os CMMI, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. usermod.
2. finger.
3. less.
4. grep.
Coluna B
( ) Exibe informações dos usuários do sistema.
( ) Usado para procurar por linhas em um arquivo que contenha expressões que satisfaçam um determinado padrão de busca.
( ) Faz a paginação de saídas muito extensas, exibindo uma tela por vez.
( ) Edita diretamente as informações dos arquivos /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/group.
os níveis de maturidade são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. Eles são designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes ter cumprido todas as condições do nível inferior.
com os modelos de maturidade do CobiT, da mesma maneira que o enfoque original SEI CMM, há intenção clara de medir os níveis de maneira precisa para se certificar que aquele nível foi exatamente atingido e, portanto, apto para conseguir a avaliação no próximo nível.
a avaliação de maturidade do CobiT sempre resulta em um perfil em que as condições relevantes para diversos níveis de maturidade devam ser atingidas, como mostrado no gráfico. Por exemplo, algumas partes do processo podem estar bem definidas, mas se outras estiverem incompletas, pode-se afirmar, com certeza, que o processo não está definido.
o exemplo ilustra um processo que está amplamente situado no nível 3, mas que ainda tem algumas questões de aderência como os requerimentos de nível mais baixo, embora já se esteja investindo na medição de performance (nível 4) e em otimização (nível 5).
quando se aplica a avaliação de maturidade usando o CobiT, sempre acontece que uma implementação esteja em andamento em diferentes níveis mesmo que não de maneira completa e suficiente. Assim, os controles descritos no nível 3 são usados para garantir que os pontos fortes observados sejam suficientes para atingir a maturidade dos outros níveis.
Considerando-se o modelo COBIT, é INCORRETO afirmar que o plano estratégico de TI é
inexistente quando não é executado.
ad hoc quando é conhecido pela Direção de TI e é realizado caso a caso em função de um requerimento de negócio.
repetível, porém intuitivo, quando é compartilhado com a Direção do negócio conforme a necessidade.
gerenciado e mensurável quando possui uma prática padrão cujas exceções são detectadas pela Direção.
funcional quando os projetos e portfólios são mensurados pela alta direção de forma a atingir a melhoria contínua dos serviços de TI.
De acordo com o COBIT 5, quando o processo é executado e gerenciado como a adaptação de um processo padrão definido, de forma a atingir resultados de modo eficaz e eficiente, esse processo está no nível de capacidade
gerenciado.
gerenciado e mensurável.
previsível.
definido.
estabelecido.
De acordo com o COBIT 5, os processos de definição dos requisitos e de habilitação das mudanças organizacionais constam do domínio
construir, planejar e organizar.
planejar e organizar.
adquirir e implementar.
alinhar, planejar e organizar.
construir, adquirir e implementar.
O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,
o CobiT é baseado na análise e na harmonização dos padrões e boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra-se em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle e não no que deveria ser obtido.
o CobiT age como um modelo único que reúne todas as boas práticas de governança de TI e influencia a alta direção, gerências de negócios e de TI, profissionais de governança, avaliação e segurança e profissionais de auditoria de TI. É desenhado para ser independente de outros padrões.
para atingir o alinhamento das boas práticas com os requisitos de negócios é recomendável que o CobiT seja utilizado em um alto nível, provendo uma metodologia de controle geral com base em um modelo de processos de TI que deve servir para toda a empresa. Práticas e padrões cobrindo áreas específicas podem ser mapeados com o CobiT, provendo, assim, um material de orientação.
os padrões e boas práticas do CobiT só funcionam quando aplicados como uma política rígida de regras e princípios para produzir procedimentos genéricos. Para evitar que as práticas fiquem só no papel, a gerência e os funcionários devem entender o que fazer, como fazer e porque isso é importante.
a implementação de boas práticas provindas de diferentes modelos sempre gera conflitos com a governança e o ambiente de controle da organização, devido às dificuldades de integração com outros métodos e práticas utilizadas. Assim, o CobiT provê uma solução que integra todos os padrões, gerando a efetividade desejada e dispensando a utilização de outros modelos.
Analise as afirmativas:
I. O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios que mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI: planejamento, construção, processamento e monitoramento. Esses domínios são Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar. II. Na sua formulação, o PETI-JT seguiu a metodologia Balanced Scorecard, que vem sendo adotada como padrão no âmbito dos Tribunais para os seus processos de planejamento estratégico institucional e de TI. A concepção do BSC compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação. III. Dentre os objetivos estratégicos do PETI-JT, em relação ao tema Excelência no Atendimento, o indicador 1 − tempo de atendimento às solicitações dos magistrados e servidores, tem como meta atender 100% dos incidentes em no máximo 5 minutos até 2014. IV. Os níveis de maturidade do CobiT 4.1 são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. São designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes se ter cumprido todas as condições do nível inferior. O modelo de maturidade do CobiT, como no enfoque original SEI CMM, busca medir os níveis de maneira precisa de forma a certificar que aquele nível foi exatamente atingido. Está correto o que se afirma APENAS emI e II.
I e III.
I, II e III.
II e IV.
II e III.
Com relação ao COBIT versão 4.1, julgue os itens a subsecutivos.
O processo que monitora e avalia os controles internos possui objetivos de controle que buscam assegurar que fornecedores externos estejam em conformidade com a legislação vigente.
Com relação ao COBIT versão 4.1, julgue os itens a subsecutivos.
O processo responsável por prover governança de TI deve prover objetivos de controle, encarregados de criar e manter um plano de infraestrutura tecnológica adequado aos planos táticos e estratégicos de TI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...