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A ISO/IEC 12207 objetiva criar um framework que possibilite uma linguagem comum para a criação e o gerenciamento do software. Essa norma
é aplicada para certificação de processos em um esquema formal e é imposta por diversos governos, dentre eles, do Brasil e dos Estados Unidos, como condição para realizar negócios com empresas privadas.
descreve os processos para a criação e gerenciamento de software e ainda especifica como implementar e desempenhar as atividades e tarefas incluídas nos processos.
define no processo fundamental de fornecimento as atividades do comprador (a organização que adquire o sistema, produto de software ou serviço de software) e compreende as seguintes atividades: iniciação, preparação do request for proposal, preparação de contrato, monitoramento do fornecedor e aceitação do produto ou serviço.
cobre o ciclo de vida do software, desde a sua concepção até o seu descarte, os processos para aquisição e suprimento de produtos de software e serviços, assim como os processos para controle e melhoria.
define como processos do Grupo de Processos Fundamentais: Documentação, Gerência de Configuração, Garantia da Qualidade, Verificação, Validação, Revisão Conjunta, Treinamento, Auditoria e Resolução de Problemas.
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).
Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:
I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.
A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
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Acerca dos padrões e normas referentes ao processo de desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
As métricas externas fornecem aos usuários a possibilidade de medir a qualidade dos artefatos intermediários e de prever a qualidade do produto final.
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Acerca dos padrões e normas referentes ao processo de desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Os processos são classificados como fundamentais (por exemplo, desenvolvimento, operação e manutenção), de apoio (por exemplo, documentação, validação, verificação e auditoria) e organizacionais (por exemplo, infraestrutura, gestão de ativos e engenharia de domínio).
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Acerca dos padrões e normas referentes ao processo de desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Métricas internas devem ser usadas para avaliar o comportamento do software, quando usado em situações específicas; predizer a qualidade real no uso; e avaliar e indicar se o produto satisfaz às verdadeiras necessidades durante a operação real pelo usuário.
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Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.
Na análise por pontos de função, não são medidos o tempo de desenvolvimento nem a produtividade ou o esforço de desenvolvimento; a análise está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado.
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Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.
Na análise de pontos de função, a contagem dos pontos de função não ajustados precede a determinação do fator de ajuste.
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Julgue os itens a seguir, acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento.
Kanban é um método de desenvolvimento de software que tem como uma de suas práticas o gerenciamento do fluxo de trabalho, que deve ser monitorado, medido e reportado a cada estado do fluxo.
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Julgue os itens a seguir, acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento.
Usando-se o TDD, as funcionalidades devem estar completas e da forma como serão apresentadas aos seus usuários para que possam ser testadas e consideradas corretas.
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Julgue os itens a seguir, acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento.
Scrum é um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos.
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