Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Metodologias estruturadas podem ser utilizadas para documentar, analisar e projetar sistemas de informação. Quando se utiliza essas metodologias, a ferramenta primária para representar os processos componentes de um sistema e as interfaces entre eles é o Diagrama de
Interação.
Caso de Uso.
Fluxo de Dados.
Colaboração.
Componentes.
Há diversos métodos que podem ser utilizados na construção de sistemas de informação. Sobre eles, analise:
I. O desenvolvimento é feito em estágios formais, que devem evoluir em sequência e ter resultados definidos. Cada um precisa ser formalmente aprovado antes que o próximo se inicie. É indicado para grandes projetos que exijam especificações formais e rígido controle administrativo sobre cada estágio do desenvolvimento. II. Consiste em desenvolver um sistema experimental de maneira rápida e barata para que os usuários finais interajam com ele e o avaliem. Esse sistema é refinado e aperfeiçoado até que os usuários sintam que ele atende às suas necessidades, podendo ser usado como modelo para criar o sistema final. Os itens I e II referem-se, respectivamente,ao Ciclo de Vida de Sistema Tradicional e à Prototipagem.
ao Modelo Espiral e ao Modelo em Cascata.
ao Modelo V e ao Modelo de Entrega por Estágios.
aos Modelos Prescritivos e aos Modelos Ágeis.
ao Modelo Orientado a Cronograma e ao Modelo Orientado a Teste.
Uma aplicação criada a partir da combinação (ou orquestração) de serviços é chamada de ...... (que sob um determinado ponto de vista, implementa um processo de negócio). É desse modo que o uso de SOA possibilita flexibilizar a implementação e a manutenção de processos de negócios. Em última instância é um meio que permite traduzir para a área de tecnologia os objetivos e necessidades das áreas de negócios. Ao criar um novo sistema, o TI verifica os serviços já existentes e quais novos serviços devem ser criados para suportar o novo processo de negócios.
A lacuna da frase acima é preenchida, corretamente, porcomposite application.
web service collection.
enterprise application.
enterprise service application.
composite solution.
Com relação aos tipos de testes de software, considere:
I. Testes baseados em requisitos são uma abordagem sistemática para projeto de casos de teste em que se considera cada requisito e deriva-se um conjunto de testes para eles. São mais uma validação do que um teste de defeitos. II. Testes de release são feitos pela própria equipe de desenvolvimento e devem centrar-se na descoberta de bugs no sistema, nos quais os casos de teste são projetados para expor os defeitos. III. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais se testa objetos e métodos específicos; testes de componentes, em que se testa diversos grupos de objetos; e testes de sistema, nos quais se testa sistemas parciais ou completos. IV. Teste beta é um tipo de teste de usuário em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para testar o software no local do desenvolvedor. Está correto o que se afirma APENAS emI e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
Uma métrica de software é uma característica de um sistema de software, documentação de sistema ou processo de desenvolvimento que pode ser objetivamente medido. Sobre as métricas de software é correto afirmar que
as métricas de controle e de previsão podem fornecer dados importantes que norteiam o desenvolvimento do software, porém, não podem influenciar a tomada de decisão de gerenciamento.
as métricas de software podem ser métricas de controle ou métricas de previsão. Métricas de controle (conhecidas como métricas de produto) podem ser utilizadas para medir o tempo necessário para reparar um defeito ou a complexidade ciclomática de um módulo.
os atributos internos de software, como a complexidade ciclomática de um componente, podem ser medidos com o uso de ferramentas de software que analisam o código fonte do software.
todas as métricas de controle e de previsão podem ser usadas para medir de maneira apropriada o número de métodos ou funções que chamam outros métodos ou funções em um software.
a medição de software deve ser utilizada para coletar apenas dados qualitativos sobre o software e o processo de software. Estes dados devem ser usados para fazer inferências sobre a qualidade de produto e de processo.
A técnica de Análise por Pontos de Função − APF
deve ser utilizada para estimar a complexidade ciclomática dos programas de computador baseado em suas funções.
pode ser aplicada para medir o tamanho de um sistema antes de desenvolvê-lo, de forma que seu custo seja previsto mais adequadamente.
é aplicável antes mesmo dos requisitos funcionais do software serem definidos.
é baseada no número de linhas de código produzidas, sendo mais adequada para medir a produtividade da equipe de programadores.
permite a contagem de pontos de função somente para estimar o esforço de desenvolvimento de novos projetos.
O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e
análise de recursos e software.
desenvolvimento incremental.
geração de relatórios de teste.
pesquisa e testes.
implementação e teste unitário.
José foi incumbido de modelar as classes do sistema que a empresa estava desenvolvendo. Ele se deparou com as seguintes classes:
Classe 1, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Gregoriano.
Classe 2, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo, telefone e um método para calcular a idade no calendário Chinês.
Classe 3, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Juliano.
Por ser conhecedor de técnicas de orientação a objetos, ele propôs que fosse criada uma classe com os atributos comuns e o método de cálculo da idade. Sugeriu que fossem criadas classes baseadas nessa primeira e que apenas alterassem o que não fosse comum, como a inclusão do atributo telefone e diferentes tipos de implementação para o método do cálculo da idade. Deste modo ele utilizou, respectivamente, as técnicas de
herança e polimorfismo.
abstração e agregação.
encapsulamento e abstração.
polimorfismo e encapsulamento.
abstração e herança.
O diagrama que permite descrever o comportamento interno de uma classe, apresentando sua dinâmica, descrevendo posições durante a vida do objeto com caminhos representando seu fluxo de execução e os gatilhos que provocam as mudanças de fluxo é chamado de diagrama de
classes.
sequência.
estado.
objetos.
atividades.
Os diagramas de classes ilustram atributos e operações de uma classe. Um diagrama de classes em notação UML utiliza
retângulos para representar as classes e uma seta vazia apontando para a superclasse para representar herança.
triângulos para representar associações e retângulos para as entidades.
elipses para representar os atributos e retângulos para as entidades.
retângulos para representar atributos e elipses para representar atributos.
setas para representar a direção e retângulos para representar as associações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...