Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:

1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.

2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Desse modo, é correto afirmar que

  • A.

    não é objetivo final dos processos de verificação validar os requisitos de especificação que não reflitam os desejos ou necessidades dos clientes.

  • B.

    os testes podem mostrar a presença de erros e sua ausência.

  • C.

    o objetivo de todo teste é verificar se ele atende apenas aos requisitos funcionais.

  • D.

    verificação e validação não são a mesma coisa em relação a testes de sistema.

  • E.

    os testes podem demonstrar que um determinado software está livre de defeitos.

Um típico ciclo de vida de um projeto em TDD consiste em:

I. Executar os testes novamente e garantir que estes continuem tendo sucesso.

II. Executar os testes para ver se todos estes testes obtiveram êxito.

III. Escrever a aplicação a ser testada.

IV. Refatorar (refactoring).

V. Executar todos os possíveis testes e ver a aplicação falhar.

VI. Criar o teste.

A ordem correta e cronológica que deve ser seguida para o ciclo de vida do TDD está expressa em

  • A.

    IV − III − II − V − I − VI.

  • B.

    V − VI − II − I − III − IV.

  • C.

    VI − V − III − II − IV − I.

  • D.

    III − IV − V − VI − I − II.

  • E.

    III − IV − VI − V − I − II.

Considere as seguintes premissas:

I. O código fonte não tem dono e ninguém precisa ter permissão concedida para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema.

II. Geralmente a dupla é criada com alguém sendo iniciado na linguagem e a outra pessoa funcionando como um instrutor. Como é apenas um computador, o novato é que fica à frente fazendo a codificação, e o instrutor acompanha ajudando a desenvolver suas habilidades. Dessa forma o programa sempre é revisto por duas pessoas, evitando e diminuindo assim a possibilidade de erros.

Fazem parte do modelo de desenvolvimento

  • A.

    Pragmatic Programming.

  • B.

    FDD.

  • C.

    XP.

  • D.

    RUP.

  • E.

    Crystal.

Em relação a teste funcional e de unidade, julgue os itens que se seguem.

Para se avaliar a documentação do projeto do software, deve ser utilizado o teste de unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a teste funcional e de unidade, julgue os itens que se seguem.

Testes funcionais são aplicados para identificar não conformidades entre o programa e seus requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Workshop de requisitos, brainstorming, entrevistas e questionários são técnicas que podem ser utilizadas para elicitar requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

As atividades do gerenciamento de requisitos incluem a análise e a negociação, a qual visa garantir que todos os requisitos do sistema tenham sido declarados de modo não ambíguo, sem inconsistências, omissões e erros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.

XP é um método de desenvolvimento de software em que os requisitos são especificados em user stories; requisitos, arquitetura e design surgem durante o curso do projeto; e o desenvolvimento ocorre de maneira incremental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.

Os princípios fundamentais do processo unificado não incluem natureza iterativa e incremental, visto que este é um processo tradicional organizado em cascata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estimativas e métricas de software, julgue os itens subsequentes.

Um story point é representado por um número inteiro ou fracionário que representa uma agregação de certo número de aspectos, como conhecimento, complexidade, volume, incerteza e tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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