Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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Uma das operações mais comuns realizadas em documentos XML na web é a leitura de dados por meio de scripts JavaScript e a exibição desses dados na tela do navegador em páginas HTML. Essa leitura pode ser feita utilizando uma especificação da W3C que define uma forma padrão para acessar e manipular documentos, visualizando-os como uma estrutura em forma de árvore onde os elementos, seu texto, e seus atributos são conhecidos como nós. Além de ler o conteúdo de elementos de um documento XML essa especificação define como alterar, adicionar ou apagar elementos.

A especificação definida no texto é conhecida pela sigla

  • A.

    DOM.

  • B.

    JSON.

  • C.

    XSLT.

  • D.

    XPath.

  • E.

    DTD.

Analise os fragmentos de código JavaScript a seguir:

I. var a = new Object(); a.nome="Ana"; a.idade=40;

II. var c = {nome:"Ana", idade:40};

III. var b = new Array(); b[0] = "Ana"; b[1] = 40;

IV. var d = ["Ana",40];

Sobre esses fragmentos de código é correto afirmar que

  • A.

    nos fragmentos I e II, o valor 40 deve ser colocado entre aspas, pois em um objeto JavaScript se o primeiro elemento é literal, os demais elementos também devem ser literais.

  • B.

    o fragmento II está incorreto, pois para atribuir os valores aos atributos nome e idade do objeto c deve-se utilizar o sinal de cifrão e não dois-pontos (:).

  • C.

    todos os fragmentos estão incorretos e mesmo se tivessem corretos, não funcionariam na maioria dos navegadores.

  • D.

    o fragmento III está incorreto, pois a posição (índice) de uma array unidimensional inicia-se pelo número 1 e não por 0.

  • E.

    todos os fragmentos estão corretos. Os fragmentos I e II criam objetos e os fragmentos III e IV criam arrays.

  • A.

    text - placeholder

  • B.

    tel - pattern

  • C.

    phone - mask

  • D.

    number - mask

  • E.

    text - alt

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

    é válido, pois tanto a DTD representada pelo elemento DOCTYPE quanto o bloco de tags XML estão seguindo os padrões indicados pela W3C.

  • E.

  • A.

    System.Console.WriteLine("Width: {0}", myDimensions.Width()); produzirá um erro de compilação porque um membro de uma interface que é explicitamente implementado não pode ser acessado a partir de uma instância da interface, mas apenas através de uma instância da classe que implementa essa interface.

  • B.

    Box myBox = new Box(30.0f, 20.0f); produzirá um erro de compilação, pois na instância do objeto myBox da classe Box, são passados dois parâmetros para o construtor da classe, porém, os valores desses parâmetros devem ser números reais, sem a letra f após os valores.

  • C.

    IDimensions myDimensions = (IDimensions) myBox; produzirá um erro de compilação, pois não pode haver casting na conversão de um objeto de um tipo de classe para seu tipo de interface quando essa classe implementa a interface.

  • D.

    System.Console.WriteLine("Length: {0}", myBox.Length()); produzirá um erro de compilação porque um membro de uma interface que é explicitamente implementado não pode ser acessado a partir de uma instância de classe, mas apenas através de uma instância da interface.

  • E.

    class Box : IDimensions está incorreta e produzirá um erro de compilação, pois assim como na linguagem Java, para indicar que uma classe implementa uma interface utiliza-se a palavra-chave implements.

  • A.

    essa classe está incorreta, pois não é possível criar diversos métodos com o mesmo nome, como é o caso do método obterSalario.

  • B.

    o método obterSalario() foi sobrescrito da classe Empregado.

  • C.

    a instrução super(id, nome, valorReferencia); passa os valores contidos nas variáveis locais id, nome e valorReferencia para o método chamado super, da classe Empregado.

  • D.

    a instrução super.getValorReferencia() chama o método getValorReferencia() da classe Start.java, a classe principal que inicializa a aplicação.

  • E.

    a existência de vários métodos na classe Diarista com o nome obterSalario caracteriza um conceito conhecido como sobrescrita de métodos.

  • A.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 50, a ClasseB que utiliza recursão executa mais rapidamente que a ClasseA.

  • B.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 5, será exibido na tela os valores 1, 3, 6, 10 e 15, um abaixo do outro.

  • C.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 50, a ClasseA que não utiliza recursão executa mais rapidamente que a ClasseB.

  • D.

    se o valor digitado e armazenado na variável n for 5, será exibido na tela os valores 1, 2, 6, 24 e 120, um abaixo do outro.

  • E.

    em todas as situações, inclusive nos exemplos apresentados, o uso de recursão melhora a eficiência do algoritmo, melhorando o desempenho da aplicação.

  • A.

    bceh

  • B.

    adeg

  • C.

    bcfh

  • D.

    bdeg

  • E.

    acfh

Acerca de banco de dados, organização de arquivos, modelos de dados e sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), julgue os itens seguintes.

Ao empregar as linguagens de programação para manipular os dados, os programadores trabalham, usualmente, no nível físico de abstração.

  • C. Certo
  • E. Errado
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