Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No modelo ER − Entidade-Relacionamento, observa-se que os atributos compostos e multivalorados podem ser aninhados de uma maneira arbitrária. Podemos representar essa organização arbitrária agrupando os componentes de um atributo composto entre parênteses, separando os componentes por meio de vírgulas e mostrando os atributos multivalorados entre chaves. Esses atributos são chamados de
concatenados.
esparsos.
agrupados.
complexos.
irmãos.
No modelo ER − Entidade-Relacionamento, em alguns casos, determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. Por exemplo, o atributo Apartamento de um endereço se aplica apenas a endereços que estão em edifícios de apartamentos, e não a outros tipos de residências, como as casas. Para essas situações é criado um valor especial chamado
vazio.
padrão.
reservado.
null.
abstrato.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de administração de dados, julgue os itens a seguir.
Definir um atributo como chave de um tipo entidade significa que a propriedade de unicidade deve ocorrer para todo conjunto de entidades do tipo entidade, portanto, essa restrição não proíbe quaisquer duas entidades de terem, ao mesmo tempo, o mesmo valor para o atributo-chave.
Ciência da Computação - Modelo de Segurança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a processos de desenvolvimento seguro de aplicações, julgue os itens subsecutivos.
O CLASP (Comprehensive, Lightweight Application Security Process) fornece uma taxonomia de vulnerabilidades que podem ocorrer no código-fonte e que podem ser verificadas com o uso de ferramentas automatizadas para análise estática de código.
No que se refere aos sistemas gerenciadores de banco de dados livres, julgue os itens que se seguem.
Em um sistema operacional Linux, é possível acessar, via terminal, com o uso da senha de administrador do banco de dados, o MySQL com privilégios de root, mediante o seguinte comando: mysql -u root p.
Em relação a banco de dados, julgue os seguintes itens.
O MySQL Enterprise Edition a partir da versão 5.6 oferece suporte para a geração de backups totais, incrementais ou parciais.
Um administrador do MySQL, versão 5.5, utiliza o comando INSTALL PLUGIN audit_log SONAME 'audit_log.so'; para instalar o plugin capaz de produzir logs de auditoria.
O privilégio necessário para a instalação do plugin e a tabela do sistema utilizada para registrá‐lo são, respectivamente:UPDATE e mysql.plugin.
INSERT e audit_log.
INSERT e mysql.plugin.
GRANT e audit.log.
UPDATE e mysql.log.
Com relação ao tema Administração de Bancos de Dados MySQL, analise as afirmativas a seguir.
I. mysqlcheck é capaz de desempenhar tarefas de manutenção no MySQL server versão 5.5, das quais se destacam reparo, otimização e análise de tabelas.
II. mysqldump faz cópias de seguranças de bancos de dados que geralmente contém declarações SQL relativas à criação de tabelas e inclusão de dados.
III. mysqlshow exibe informações administrativas sobre as configurações e o estado corrente do servidor.
Assinale
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
As declarações SQL, passíveis de serem desfeitas pela declaração ROLLBACK do MySQL versão 5.5, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a.
INSERT e DROP TABLE.
DROP DATABASE e ALTER TABLE.
UPDATE e CREATE DATABASE.
DELETE e UPDATE.
SELECT e INSERT TABLE.
As declarações SQL do tipo DML (Data Manipulation Language) são capazes de manipular dados nas diversas engines suportadas pelo MySQL versão 5.5.
Assinale a alternativa que apresenta as declarações que pertencem a essa categoria.INSERT, UPDATE e RENAME.
CALL, SELECT e TRUNCATE.
REPLACE,. SELECT e TRUNCATE.
DROP, LOAD XML e CREATE.
CALL, DO e HANDLER.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...