Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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WBS (Work Breakdown Structure) é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. Para construir uma WBS adequada é recomendável seguir um conjunto de regras ou recomendações. Com relação a essas recomendações, considere: I. Os elementos terminais na WBS, ou seja, os elementos não decompostos (no nível mais baixo) são chamados de pacotes de trabalho, e não devem ultrapassar o limite de 200 elementos. II. Uma WBS deve incluir 100% de todo o trabalho que deve ser feito na iteração. Nenhum artefato será produzido se não estiver definido como saída de alguma atividade de WBS e nenhuma atividade deixará de produzir algum artefato de saída. III. Devem-se usar verbos para definir o subproduto a ser gerado na atividade da WBS, e não substantivos. Por exemplo, deve-se usar "testar o módulo" e não "relatório de teste do módulo". IV. Elementos da WBS podem ter um único elemento filho e elementos filhos podem ter mais de um elemento pai. São recomendações corretas para se construir uma WBS o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. III e IV.
  • E. I e II.

  • A. no caso 1 será exibido o valor A e no caso 2, o valor B.
  • B. nos dois casos será exibido o valor C.
  • C. no caso 1 será exibido o valor B e no caso 2, o valor D.
  • D. nos dois casos será exibido o valor B.
  • E. no caso 1 será exibido o valor B e no caso 2, o valor C.

  • A. return (n * fatorial (n - 1));
  • B. return (n == 0 ? 1 : n * fatorial (n - 1));
  • C. JOptionPane.showMessageDialog(null, n * fatorial (n - 1));
  • D. return (n = 0 : 1 ? n * fatorial (n - 1));
  • E. return (n == 0 ? 1 : n-1 * fatorial (n));

A arquitetura RESTful (Representational State Transfer) surgiu como uma forma de simplificar o desenvolvimento de web services. Neste estilo arquitetural o recurso é o elemento fundamental,

  • A. e para que uma aplicação possa interagir com ele, basta conhecer o identificador do recurso e os detalhes da rede entre ela e o servidor que guarda a informação.
  • B. devendo ser representado apenas no formato XML, por ser este um formato suportado pela maioria das linguagens de programação.
  • C. identificado por meio de metadados associados a um arquivo XSL, e acessado através de um mecanismo de busca binária.
  • D. não podendo ser dissociado de sua representação, por isso, seu conteúdo só pode ser acessado se estiver no formato XML.
  • E. podendo ser manipulado através das operações PUT, GET, POST e DELETE.

Os processadores possuem diversas características técnicas que os tornam diferentes entre si. Sobre eles é correto afirmar que atualmente

  • A. há uma memória super-rápida localizada dentro dos processadores chamada memória cache, que pode ser classificada em níveis como L1, L2 e L3, dependendo do processador.
  • B. um processador de 4 núcleos é, necessariamente, mais rápido do que um processador de 2 núcleos.
  • C. alguns processadores da Intel possuem um recurso chamado double-threading, que simula dois processadores por núcleo de processamento, todos com o mesmo desempenho de processadores reais.
  • D. um computador que utiliza um processador de clock mais elevado é, necessariamente, mais rápido que outro que utiliza um de clock mais baixo.
  • E. o clock interno, que representa o número de ciclos por milissegundo de um sinal de sincronismo usado dentro do processador, é medido na casa dos MHz (mega-hertz).

A tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco rígido por mais discos, de forma a melhorar o desempenho ou a criar redundância de dados, em caso de uma avaria na unidade. A seguir estão descritos dois níveis de RAID: I. É uma boa opção se a segurança for mais importante do que a velocidade. Os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco dividido por 2. II. É ideal para os usuários que necessitam o máximo de velocidade e capacidade. Todos os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco. Se um disco físico no conjunto falhar, os dados de todos os discos tornam-se inacessíveis. Os níveis de RAID descritos em I e II são, respectivamente,

  • A. RAID 10 e RAID 5.
  • B. RAID 1 e RAID 3.
  • C. RAID 3 e RAID 5.
  • D. RAID 3 e RAID 0.
  • E. RAID 1 e RAID 0.

O EXT3 é um dos sistemas de arquivos mais utilizados no Linux. Este sistema de arquivos

  • A. possui apenas dois modos de operação (ordered e writeback), que utilizam endereços de 32 bits e blocos de até 16 KB.
  • B. usa o recurso de journaling, que mantém uma lista das alterações realizadas, permitindo que o sistema de arquivos seja reparado de forma muito rápida após, por exemplo, um desligamento incorreto.
  • C. reconhece partições de até 2 GB, suporta nomes de arquivos com até 255 caracteres e cada setor possui tamanho fixo de 512 bytes.
  • D. usa endereços de 48 bits, o que possibilita endereçar um volume ilimitado de blocos, permitindo criar partições de até 1024 petabytes.
  • E. não inclui nenhum sistema de tolerância a falhas, por isso, sempre que o sistema é desligado incorretamente, é necessário utilizar o fsck, para verificar todos os blocos do sistema de arquivos, procurando por erros no disco.

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. Considere: I. Restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível. II. Minimizar o impacto adverso nas operações do negócio. III. Monitorar o serviço de TI e detectar quando o desempenho cai abaixo dos limites aceitáveis. IV. Encontrar a causa raiz do problema e aplicar uma solução definitiva. São objetivos do processo de Gerenciamento de Incidentes da ITIL v3 o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
  • E. I, II e IV.

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. Considere os seguintes acordos firmados em uma organização que utiliza a ITIL v3: 1. Acordo entre o provedor de serviço de TI interno e o departamento de compras para obter hardware dentro de um prazo acordado. 2. Acordo entre a Central de Serviço e um grupo de suporte interno para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado. 3. Acordo legal entre o provedor de serviço de TI e um terceiro, para que o terceiro provenha bens ou serviços que suportem a entrega de um serviço de TI para o cliente. Sobre os acordos firmados é correto afirmar que:

  • A. 1 e 2 referem-se a Acordos de Nível Operacional e 3 a Contrato de Apoio.
  • B. 1, 2 e 3 referem-se a Acordos de Nível Operacional.
  • C. 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, a Acordo de Nível Operacional, Contrato de Apoio e Acordo de Nível de Serviço.
  • D. 1 refere-se a Acordo de Nível de Serviço, 2 refere-se a Contrato de Apoio e 3 refere-se a Acordo de Nível Operacional.
  • E. 1, 2 e 3 referem-se a Contratos de Apoio.

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. A etapa de Transição de Serviço da ITIL v3 tem o propósito de planejar, gerenciar mudanças nos serviços e implantar liberações de serviços com sucesso no ambiente operacional. Dentre os processos desta etapa encontra-se o processo de

  • A. Gerenciamento de Segurança da Informação.
  • B. Gerenciamento de Fornecedor.
  • C. Avaliação de Mudança.
  • D. Gerenciamento de Acesso.
  • E. Cumprimento de Requisição.
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