Questões de Ciência da Computação do ano 2014

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Qual a forma correta de descrever a associação entre um objeto “Venda” e um objeto “Item de Venda”, em um diagrama de classes UML, para manter a semântica existente no relacionamento entre as entidades de mesmo nome no diagrama de entidades e relacionamentos do SCL?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Caso os desenvolvedores decidissem utilizar a técnica de Análise de Pontos de Função para fazer uma estimativa do tamanho do projeto SCL, o diagrama de entidades e relacionamentos desenvolvido permitiria fazer uma contagem inicial dos arquivos lógicos internos.

Considerando a entidade Cliente como um arquivo lógico interno com apenas um tipo de registro e apenas com os campos nela descritos, ela contribuiria com quantos pontos de função não ajustados?

  • A. 3
  • B. 4
  • C. 5
  • D. 7
  • E. 10

vUma equipe de desenvolvimento de software escolheu utilizar a análise orientada a objeto, seguindo a notação UML, para desenvolver um projeto razoavelmente complexo. Em certo ponto do projeto, ficou clara a necessidade de representar quais elementos externos interagem com que funcionalidades do sistema, em um nível alto de abstração.

Qual o diagrama destinado para representar essas interações?

  • A. Diagrama de Casos de Uso
  • B. Diagrama de Colaboração
  • C. Diagrama de Fluxo de Dados
  • D. Diagrama de Interface com o Usuário
  • E. Diagrama de Sequência

Segundo a metodologia da Análise Estruturada, usada em projetos de sistemas de informações, qual diagrama deve-se usar para representar a transformação de entradas em saídas?

  • A. Diagrama de Casos de Uso
  • B. Diagrama de Entidades e Relacionamentos
  • C. Diagrama de Estrutura
  • D. Diagrama de Fluxo de Dados
  • E. Diagrama de Transição de Estados

Considere um programa de computador único que pode ser representado por um grafo de fluxo de controle com 9 arestas e 8 nós.

Qual o limite superior para o número de testes que devem ser projetados e executados para garantir a cobertura de todas as instruções do programa?

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

No planejamento de projetos de software, e principalmente em metodologias ágeis de desenvolvimento, muitos autores defendem a técnica conhecida como “timebox”, que

  • A. estima o menor e o maior tempo de desenvolvimento para cada funcionalidade a ser desenvolvida, definindo uma “caixa” de tempo em vez de um prazo fixo.
  • B. parte do tempo disponível em uma fábrica de software para especificar versões consecutivas de um produto, conhecidas como “caixas”
  • C. divide um produto de software em versões de complexidade crescente, conhecidas como “caixas”, especificando o tempo de desenvolvimento de cada caixa do mais rápido para o mais longo.
  • D. define um tempo para cada função a ser desenvolvida e as aloca em “caixas” de igual tempo de desenvolvimento que são escolhidas pelos desenvolvedores.
  • E. define o tempo a ser utilizado em um ciclo de desenvolvimento e depois define a funcionalidade que pode ser desenvolvida naquela “caixa” de tempo.

HTML (HiperText Markup Language) é uma linguagem de marcação inventada por Tim Berners-Lee e se tornou a principal linguagem de criação de páginas Web. Em evolução constante, sua especificação atual é conhecida como HTML 5.

Segundo essa última especificação, um documento HTML, versão 5, básico, deve começar com uma declaração que define seu tipo, que indica ao browser que o conteúdo do elemento deve ser tratado como HTML.

Qual é essa declaração?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere que um programa orientado a objeto possui 5 classes: Máquina, Motor, MotorExplosão, MotorVapor e Gerador. MotorExplosão e MotorVapor são especializações de Motor. Motor e Gerador são especializações de Máquina. Todas as classes respondem a uma mensagem chamada “calcularPotencia”, sem argumentos, que calcula e retorna um número real que indica potência do objeto, em watts, de acordo com os valores de alguns atributos, com um algoritmo diferente em cada classe.

O exemplo acima caracteriza a capacidade de enviar a mesma mensagem para vários objetos e que cada objeto responda a essa mensagem de acordo com sua classe.

Tal característica é conhecida como

  • A. Polimorfismo
  • B. Refatoração
  • C. Herança Múltipla
  • D. Independência de Dados
  • E. Tratamento de Exceção

Com a evolução das pesquisas na área de qualidade, ficou cada vez mais claro para os pesquisadores que este é um conceito complexo e multifacetado. Muitos autores desenvolveram modelos de qualidade baseados na ideia de descrever qualidade como um conjunto de características ou atributos, organizadas de forma hierárquica. Esse movimento também aconteceu na área de qualidade de software, resultando em múltiplos modelos. Um marco importante nessa discussão foi o estabelecimento de um modelo padrão de qualidade de software, representado na norma ISO/IEC 9126, que identificou seis características da qualidade de software, cada uma delas com um conjunto de subcaracterísticas.

Com relação a esse padrão, a acurácia, ou seja, a capacidade de o produto de software prover com o grau de precisão necessário resultados ou efeitos corretos ou conforme acordados é uma subcaracterística de

  • A. Portabilidade
  • B. Usabilidade
  • C. Confiabilidade
  • D. Eficiência
  • E. Funcionalidade

Considere uma relação R seguindo o modelo de dados relacional com os campos atômicos F,G,H,J,K, onde F,G compõem a chave primária. Sabe-se que as seguintes dependências funcionais, e apenas essas, são válidas:

F,G → H

F,G → K F,

G → J H → J

Dessa forma, a relação R

  • A. não está na 1FN
  • B. está na 1FN e não está na 2FN
  • C. está na 2FN e não está na 3FN
  • D. esá na FNBC e não está na 3FN
  • E. está na 3FN e não está na FNBC
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