Questões de Ciência da Computação do ano 2014

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O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de

  • A. Referência MPS para Governança.
  • B. Referência MPS para Qualidade de Software.
  • C. Referência MPS para Auditoria.
  • D. Referência MPS para Segurança da Informação.
  • E. Negócio para Melhoria de Processo de Software e Serviços.

Segundo a Seção II (Seleção do Fornecedor) da Instrução Normativa para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação − IN 04/2010, publicada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação − SLTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a fase de Seleção do Fornecedor terá início com o encaminhamento do Termo de Referência ou Projeto Básico pela Área de

  • A. Tecnologia da Informação à Área de Licitações.
  • B. Planejamento e Gestão à Área de Licitações.
  • C. Planejamento e Infraestrutura à Área de Tecnologia da Informação.
  • D. Tecnologia da Informação à Área de Contratos e Compras.
  • E. Licitações à Área de Tecnologia da Informação.

  • A. ME − Monitoração e Avaliação e MC − Gestão de riscos e Compliance.
  • B. ME − Monitoração e Avaliação e AI − Aquisição e Implementação.
  • C. PM − Gerenciamento do Portfólio e IM − Gerenciamento do Investimento.
  • D. IM − Gestão da Informação e AI − Aquisição e Implementação.
  • E. VG − Governança do Valor e MC − Gestão de riscos e Compliance.

O domínio Entrega e Suporte do CobiT 4.1 cobre a entrega propriamente dita de serviços requeridos. São processos deste domínio:

  • A. Gerenciar Mudanças e Gerenciar Problemas.
  • B. Identificar e Alocar Recursos e Adquirir Recursos de TI.
  • C. Gerenciar Mudanças e Gerenciar Operações.
  • D. Gerenciar a Qualidade e Gerenciar Desempenho e Capacidade.
  • E. Gerenciar Problemas e Gerenciar a Configuração.

A afirmativa I refere-se à Programação Estruturada (PE) e a afirmativa II refere-se à Programação Orientada a Objetos (POO). A alternativa que traz as duas afirmativas verdadeiras é:

  • A. I − Em linguagens estruturadas, como o Assembly, o programador sempre cria códigos de difícil leitura, pois nesse tipo de linguagem os saltos (jumps) estão sempre presentes.

    II − A POO provê uma melhor organização do código e contribui para o reaproveitamento de código, mas seus conceitos são de difícil compreensão se comparados aos conceitos da PE.
  • B. I − A PE possibilita que o programador tenha maior controle sobre o fluxo de execução do programa. Para isso, pode utilizar estruturas de sequência, estruturas de decisão e estruturas de repetição.

    II − Os métodos definem o comportamento dos objetos, tendo seus nomes normalmente definidos por verbos. Para uma classe Pessoa, por exemplo, poderia haver os métodos comprar, vender e alugar.
  • C. I − Uma característica da PE são os saltos (jumps), que funcionam da seguinte forma: o programador define um label no código e depois, a partir de qualquer parte do programa, ele pode executar um desvio de fluxo de execução para aquele label, mediante a avaliação positiva de uma condição.

    II − Classe é o molde para criar objetos. Possui todas as especificações de um grupo deles. As interfaces definem características de objetos, por exemplo, uma classe Pessoa pode ter as interfaces Nome, Endereço e Telefone.
  • D. I − A depuração de um código com muitos labels e saltos (jumps), dificulta o entendimento do fluxo de execução de um programa estruturado.

    II − Herança é a capacidade de criar classes a partir de uma superclasse. Essas classes herdam, então, todas as características da superclasse. Encapsulamento é o princípio pelo qual uma classe sobrescreve um comportamento herdado de sua superclasse.
  • E. I − A PE baseia-se no que deve ser feito e não em como a tarefa deve ser feita. Tende a gerar códigos em que os tratamentos dos dados são misturados com o comportamento do programa.

    II − Polimorfismo é a habilidade de esconder de outros objetos, as características intrínsecas de um dado objeto. Toda a comunicação entre objetos deve ser realizada através de interfaces. Um objeto não deve ser capaz de acessar nem alterar métodos de outro objeto diretamente.

  • A. TCP/IP − caches − PUT, GET, POST e DELETE
  • B. XML/JSON/RSS/Atom − URIs − CRUD stateless: Create, Read, Update, Delete
  • C. HTTP/HTTPS − URIs − PUT, GET, POST e DELETE
  • D. XML/JSON/RSS/Atom − URLs − CRUD stateless: Create, Read, Update, Delete
  • E. HTTP/HTTPS − caches − CRUD stateless: Create, Read, Update, Delete

  • A. 3 está escrito em VB Script. Somente funciona no ambiente .net, devendo ser compilado neste ambiente antes de ser executado.
  • B. 1 apresenta as strings "camara municipal de são paulo" e 'cmsp' na tela, através do comando echo gettype.
  • C. 2, escrito em Java, apresenta erros de sintaxe no trecho Scanner sc = new Scanner(System.in); int[] numeros = new int[MAX];
  • D. 1, em PHP, será compilado sem erros. O código funcionará em qualquer navegador da Internet.
  • E. 2 poderá ser compilado usando a linha de comando javac Inverte.java, desde que tenha sido salvo num arquivo com este nome e terminação.

Considere as afirmativas abaixo.

I. As aplicações web utilizam uma arquitetura multinível na qual as funções executadas pelas aplicações podem estar distribuídas por uma rede de computadores. Fazem uso de uma infraestrutura de rede que é o padrão adotado pela Internet. Para o cliente e o servidor web a topologia da rede é irrelevante pois isto é tratado pelo protocolo TCP/IP. No nível de serviços, os elementos são assim organizados: de um lado está o cliente web, ou browser, que solicita dados ao servidor web, recebe as respostas, formata a informação e a apresenta ao usuário. Do outro lado, está o servidor web que recebe as requisições, lê as páginas HTML do disco e as retorna para o cliente. Esta é a forma original de funcionamento que proporciona apenas páginas de conteúdo estático.

II. A forma encontrada para modificar a situação descrita no item I e permitir a criação de páginas dinâmicas foi: o usuário entra com informações através do servidor web utilizando formulários HTML. O servidor web repassa as informações ao browser que executa um programa transferindo-lhe as informações vindas do cliente. O programa remoto trata as informações e retorna uma página HTML criada dinamicamente. Esta página é passada ao browser que a entrega ao cliente. O padrão para esta comunicação é conhecido como UDDI − Universal Description, Discovery and Integration.

A afirmativa I

  • A. é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
  • B. e a afirmativa II são verdadeiras e a II justifica a I.
  • C. é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
  • D. e a afirmativa II são falsas.
  • E. e a afirmativa II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.

  • A. SELECT DEPTO ASC FROM cadfun ORDER BY NOME DESC;

    ALTER cadfun ADD ADMISSAO DATE;

    SELECT NOME FROM cadfun WHERE month FROM ADMISSAO = 12;
  • B. SELECT * FROM cadfun ORDER BY DEPTO, NOME DESC;

    INSERT INTO cadfun ADMISSAO DATE;

    SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE month = 12;
  • C. SELECT DEPTO, NOME FROM cadfun ORDER BY DESC NOME;

    UPDATE TABLE cadfun SET ADMISSAO = DATE;

    SELECT * FROM cadfun WHERE EXTRACT (month FROM ADMISSAO) = ‘12’;
  • D. SELECT DEPTO, NOME FROM cadfun ORDER BY DEPTO, NOME DESC;

    ALTER TABLE cadfun ADD ADMISSAO DATE;

    SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE EXTRACT (month FROM ADMISSAO) = 12;
  • E. SELECT DEPTO FROM cadfun ORDER BY NOME DESC;

    UPDATE TABLE cadfun ADD DATE ADMISSAO;

    SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE ADMISSAO.month = ‘12’;
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