Questões de Ciência da Computação do ano 2014

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A maioria das aplicações de um banco de dados tem certas restrições de integridade que devem complementar os dados. O SGBD deve prover funcionalidades para a definição e a garantia dessas restrições. O tipo mais simples de restrição de integridade envolve a

  • A. especificação de um tipo de dado para cada item de dados.
  • B. indexação da tabela por valores ascendentes ou descendentes, conforme a restrição a ser integrada.
  • C. criação de visualizações (views) para as colunas de uma tabela.
  • D. definição do modelo lógico de dados juntamente com as características físicas do domínio.
  • E. utilização de chaves estrangeiras em conjunto com a definição de um gatilho (trigger) para determinados eventos.

  • A. o controlador de acesso randômico - durante
  • B. o hardware de memória cache - (cache hit)
  • C. a unidade aritmética e lógica - e disponível
  • D. o processo - então
  • E. a Unidade Central de Processamento (CPU) - na RAM

Quando um computador é multiprogramado, ele muitas vezes tem múltiplos processos ou threads que competem pela CPU ao mesmo tempo. Essa situação ocorre sempre que dois ou mais processos estão simultaneamente no estado pronto. Se uma CPU se encontrar disponível, deverá ser feita uma escolha de qual processo executará em seguida. A parte do sistema operacional que faz essa escolha é chamada

  • A. barramento de dados.
  • B. thread de execução.
  • C. stack pointer.
  • D. escalonador.
  • E. mecanismo de filas.

Em qualquer sistema ......, a CPU chaveia de programa para programa, executando cada um deles por dezenas ou centenas de milissegundos. Estritamente falando, enquanto a cada instante a CPU executa somente um programa, no decorrer de um segundo ela pode trabalhar sobre vários programas, dando aos usuários a ilusão de paralelismo. A lacuna é preenchida corretamente por:

  • A. de processamento paralelo
  • B. multiprocessado
  • C. monoprocessado
  • D. monoprogramado
  • E. multiprogramado

Existem maneiras de controlar a sincronização de execução de processos, como por exemplo, quando um recurso único do sistema operacional necessita ser acessado por vários processos. Uma maneira clássica se dá pelo uso de semáforos, ou quando não é necessário efetuar contagem, uma versão simplificada, chamada de

  • A. mutex.
  • B. lock.
  • C. fork.
  • D. sync.
  • E. block.

É o processo de analisar um sistema ou seus modelos de forma a conseguir produzir especificações de nível mais alto. É um processo de exame e aplicação, particularmente útil quando há um sistema legado e é necessário, entre outras coisas, descobrir regras de negócio nele escondidas. O termo relacionado à reengenharia de sistemas ao qual o texto se refere é

  • A. forward engineering.
  • B. reverse engineering.
  • C. control engineering.
  • D. system upgrades.
  • E. project restructuring.

Em uma fábrica de software que utiliza as abordagens da engenharia de software, pode haver diversos papéis, sendo alguns deles descritos abaixo. I. Cuida de um projeto específico, garantindo que os prazos e o orçamento sejam cumpridos. Segue as práticas definidas no processo de engenharia e é responsável por verificar a aplicação do processo. II. É o desenvolvedor responsável pela compreensão do problema relacionado ao sistema que se deve desenvolver, ou seja, pelo levantamento de requisitos e sua efetiva modelagem. Deve, portanto, descobrir o que o cliente precisa (por exemplo, controlar suas vendas, comissões etc.). III. Propõe a melhor tecnologia para produzir um sistema executável para as especificações realizadas. Deve, então, apresentar uma solução para as necessidades do cliente (por exemplo, propor uma solução baseada em web, um banco de dados centralizado etc.). Os papéis descritos em I, II e III, referem-se, respectivamente, à

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A engenharia de software apresenta um conjunto de princípios que podem ser usados quando um projeto de desenvolvimento de software for realizado, como os descritos abaixo: I. Decomposição − o software é um produto complexo construído a partir de partes mais simples. A decomposição funcional é uma maneira de conceber o software como um conjunto de funções de alto nível (requisitos) que são decompostas em partes cada vez mais simples até chegar a comandos individuais de linguagem de programação. II. Abstração − muitas vezes é necessário descrever um elemento em uma linguagem de nível mais alto do que o necessário para sua construção. A abstração ajuda os interessados no processo de desenvolvimento a entenderem estruturas grandes e complexas através de descrições mais abstratas. III. Composição − a composição deu origem à orientação a objetos, em que um objeto pode ser classificado simultaneamente em mais de uma classe. Por exemplo, um cão, além de ser um mamífero, é animal e vertebrado. IV. Padronização − a criação de padrões (patterns) de programação, design e análise ajuda a elaborar produtos com qualidade mais previsível. São importantes para a captação de experiências e evitam a repetição de erros que já têm solução conhecida. Apresentam princípio e descrição corretos o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. I, II e IV.

Um processo de engenharia de software é formado por um conjunto de passos parcialmente ordenados, relacionados com artefatos, pessoas, recursos, estruturas organizacionais e restrições, tendo como objetivo produzir e manter os produtos de software finais requeridos. Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que

  • A. usualmente considera-se que a primeira grande divisão de um processo é a fase, que consiste em um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizadas.
  • B. a maioria dos processos de software é organizada em torno de tarefas (às vezes também chamadas de atividades). Toda atividade tem um objetivo principal estabelecido e visa criar ou produzir uma mudança de estado visível em um ou mais artefatos durante a execução de um projeto.
  • C. todos os modelos de processo têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para a outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.
  • D. na descrição de um processo, as atividades devem ser atribuídas a perfis ou cargos, e não a pessoas. Apenas quando o processo for usado em um projeto concreto é que deve haver atribuições de atividades a pessoas.
  • E. um modelo de processo é um conjunto de regras mais abstratas que especificam a forma geral de processos. Apresenta uma filosofia e uma forma geral de comportamento com base na qual processos específicos devem ser definidos.

Apesar de não tratar as particularidades dos projetos de software, o PMBoK é uma excelente referência em termos de gerenciamento de projetos. Ele estrutura o corpo de conhecimentos em duas dimensões: grupos de processo e

  • A. grupos de atividades.
  • B. níveis de maturidade.
  • C. áreas de conhecimento.
  • D. grupos de serviços.
  • E. grupos de funções.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...