Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
No gerenciamento de projetos de software, estão envolvidas as fases de inicialização, planejamento, execução e controle. Nesse contexto, dois processos desenvolvidos no planejamento são:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
No que diz respeito à análise dos requisitos do sistema, segundo Pressman, uma atividade enfoca um modelo técnico refinado de funções, características e restrições do software, que corresponde a uma ação de modelagem, composta de várias tarefas, como a criação e refinamento de cenários do usuário que descrevem como o usuário final vai interagir com o sistema. O resultado dessa atividade é um modelo de análise que define o domínio do problema informacional, funcional e comportamental. Essa atividade é denominada:
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
De acordo com Pressman, três arquiteturas diferentes precisam ser analisadas e projetadas dentro do contexto dos objetivos e metas do negócio, das quais duas são descritas a seguir. I - Fornece a base, a estrutura, para as necessidades de informação de um negócio ou de uma função de um negócio, contendo os atributos básicos que define certos aspectos, qualidades e características. II - Abrange os elementos de um sistema que transformam objetos em alguma finalidade do negócio, englobando os programas que realizam a transformação, além do pessoal e dos procedimentos do negócio. As descrições I e II definem, respectivamente, as arquiteturas de:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
O modelo Entidade-Relacionamento define, no contexto da análise estruturada, os dados mantidos pelo sistema, os depósitos de dados do diagrama de fluxo de dados, e considera os dados independentemente do processamento que os transforma. Também conhecido por Diagrama Entidade-Relacionamento, segundo Peter Chen, utiliza os símbolos abaixo. linhas para ligar atributos a conjuntos-entidade e conjuntos-entidade a conjuntos-relacionamento.
S1 para representar atributos. S2 para representar conjuntos-entidade. S3 para representar conjuntos-relacionamento. S1, S2 e S3 são, respectivamente, os seguintes símbolos:Ciência da Computação - Modelagem de dados - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Analise as afirmativas abaixo, que tratam dos tipos de cardinalidade em um DER.
I - Uma entidade em A está associada a qualquer número de entidades em B, enquanto uma entidade em B está associada no máximo a uma entidade em A. II - Uma entidade em A está associada a qualquer número de entidades em B, e uma entidade em B está associada a qualquer número de entidades em A. III - Uma entidade em A está associada no máximo a uma entidade em B e uma entidade em B está associada no máximo a uma entidade em A. As afirmativas em I, II e III definem, respectivamente, os seguintes tipos de cardinalidades:Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Analise as afirmativas abaixo, que definem os esquemas de um banco de dados.
I - considera a descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD e registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados em nível de SGBD. II - considera as limitações impostas pelo SGBD escolhido e tem como base os outros modelos de dados produzidos, estando fortemente associado ao armazenamento dos dados. III - considera algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, definindo as chaves primárias e estrangeiras. As afirmativas em I, II e III definem, respectivamente, os seguintes esquemas de bancos de dados:Transação é uma unidade atômica de trabalho que atua sobre um banco de dados, e pode ser constituída por uma ou mais operações de acesso à base de dados. Todas as operações devem ser bem sucedidas, caso contrário os efeitos da transação devem ser revertidos. Uma transação bem sucedida termina quando um comando que finaliza e efetiva todas as alterações feitas na base de dados durante a transação é executado. Esse comando é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...