Questões de Ciência da Computação do ano 2014

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

André trabalha como Analista Judiciário e, analisando o modelo de maturidade do CobiT 4.1, concluiu que a performance atual do TRT da 16a Região nos seus processos de TI encontra-se no seguinte patamar: “os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes funcionários fazendo a mesma tarefa. Mas não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixada com cada um dos funcionários. Há um alto grau de confiança no conhecimento por parte deles e, consequentemente, erros podem ocorrer”. O TRT da 16a Região encontra-se no nível de maturidade

  • A. 3 (Processo Definido) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 4 (Gerenciado e Mensurável). No nível 4, a gerência passa a monitorar e medir a aderência aos procedimentos e adotar ações em que os processos parecem não funcionar muito bem no TRT da 16a Região. Os processos estarão em constante aprimoramento e fornecerão boas práticas. Automação e ferramentas serão utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
  • B. 4 (Gerenciado e Mensurável) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 5 (Processo Definido). No nível 5, a gerência passa a monitorar e medir a aderência aos procedimentos e adotar ações em que os processos parecem não funcionar muito bem no TRT da 16a Região. Os processos estarão em constante aprimoramento e fornecerão boas práticas. Automação e ferramentas serão utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
  • C. 2 (Repetível, porém Intuitivo) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 3 (Processo Definido). No nível 3, os procedimentos terão sido padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. Todos do TRT da 16a Região devem seguir estes processos, mas possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não serão sofisticados, mas existirá a formalização das práticas existentes.
  • D. 1 (Inicial / Ad hoc) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 2 (Repetível, porém Intuitivo). No nível 2, os procedimentos terão sido padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. Todos do TRT da 16a Região devem seguir estes processos, mas possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não serão sofisticados, mas existirá a formalização das práticas existentes.
  • E. 3 (Repetível, porém Intuitivo) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 4 (Gerenciado e Mensurável). No nível 4, os processos terão sido refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como em outros Tribunais. A TI passará a ser utilizada no TRT da 16a Região como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptar-se.

  • A. de controles gerenciais - de negócios - de TI
  • B. de negócios - de controle - tecnológicos
  • C. de maturidade - estratégicos - de TI
  • D. de capacidade - de controle - estratégicos
  • E. de TI - de controles gerenciais - de negócios

  • A. incidente − identificação da causa, tratamento da causa, aplicação da correção, validação do contorno e registro do problema − gerenciamento de problema − Operação de Serviços
  • B. problema − detecção, planejamento, execução e encerramento − gerenciamento de configuração e ativos de serviços de TI − Transição de Serviços
  • C. problema − detecção, diagnóstico, reparo, recuperação e restauração − gerenciamento de disponibilidade − Desenho de Serviços
  • D. evento − identificação da causa, tratamento da causa, aplicação da correção, validação do contorno e encerramento − gerenciamento de incidentes − Operação de Serviços
  • E. incidente − detecção, diagnóstico, reparo, recuperação e restauração − gerenciamento de problema − Operação de Serviços

O TRT da 16ª Região tem necessidades prementes que precisam ser gerenciadas através de práticas internacionalmente aceitas. Dentre estas necessidades estão:

I. Garantir que o provedor de serviço de TI possa sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI do Tribunal.

II. Garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras dos negócios do Tribunal, de uma maneira mais efetiva em custo e mais oportuna. É necessário definir, analisar, planejar, medir e melhorar todos os aspectos da oferta de serviços de TI e garantir que todos os processos, infraestrutura, ferramentas, papéis etc, de TI sejam adequados para as metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade.

III. Proteger as conveniências das principais partes interessadas, reputação, marca e atividades de criação de valor do Tribunal. Reduzir os riscos a um nível aceitável e ter um planejamento para a recuperação de processos de negócio do Tribunal, caso ocorra uma interrupção.

Ana, que trabalha como Analista Judiciária do Tribunal, recomendou que há processos da ITIL v3 indicados para tratar as necessidades elencadas em I, II e III. Estes processos são, respectivamente, Gerenciamento de

  • A. continuidade de serviço de TI, Gerenciamento de disponibilidade e Gerenciamento de continuidade de negócio, todos do estágio Desenho de Serviços.
  • B. configuração e ativos de serviços de TI (do estágio Transição de Serviços), Gerenciamento de liberação e implantação (do estágio Transição de Serviços) e Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (do estágio Desenho de Serviços).
  • C. continuidade de serviço de TI, Gerenciamento de liberação e implantação, Gerenciamento de continuidade de negócio, todos do estágio Transição de Serviços.
  • D. continuidade de negócio (do estágio Transição de Serviços), Gerenciamento de disponibilidade (do estágio Operação de Serviços) e Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (do estágio Transição de Serviços).
  • E. configuração e ativos de serviços de TI (do estágio Operação de Serviços), Gerenciamento de liberação e implantação (do estágio Operação de Serviços) e Gerenciamento de continuidade (do estágio Desenho de Serviços).

  • A. pesquisa linear.
  • B. árvore binária.
  • C. pilha.
  • D. fila.
  • E. pesquisa binária.

De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço

  • A. são gerenciadas pelo processo Cumprimento de Requisições, normalmente em conjunto com o controle de operações de TI, do estágio Desenho de Serviços.
  • B. são uma declaração formal de um usuário em relação àquilo que é necessário, por exemplo, um requisito de nível de serviço, um requisito de projeto ou os entregáveis necessários para um processo.
  • C. são requeridas para implementar uma mudança padrão e elas são registradas e rastreadas usando um PPO (Procedimento Padrão de Operação).
  • D. podem estar vinculadas a uma requisição para mudança como parte do processo Cumprimento de Requisições, do estágio Operação de Serviço.
  • E. possuem tipos de categorias que são usadas para distinguir as requisições feitas a uma central de serviços, como evento, falha, requisição de mudança, reclamação e pedido de instalação de software.

  • A. encapsulamento.
  • B. sobrecarga de métodos.
  • C. polimorfismo.
  • D. sobrescrita de construtores.
  • E. métodos abstratos.

Um web service pode ser visto como a convergência de algumas tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL e UDDI. O protocolo SOAP é uma especificação da W3C para troca de informações estruturadas em ambientes descentralizados e distribuídos. Um arquivo XML de mensagem SOAP pode conter alguns elementos obrigatórios e outros opcionais. Um dos elementos opcionais é o Fault, que suporta em seu interior os elementos

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em um banco de dados Oracle, um usuário poderá conceder qualquer privilégio de objeto, sobre qualquer objeto de esquema que possua, para qualquer outro usuário ou função. Para conceder, por exemplo, a permissão de insert e select na tabela cliente para o usuário mac30, de forma que ele possa conceder estas permissões a outros usuários sobre esta tabela, utilizase a instrução

  • A. GRANT insert, select ON cliente TO mac30 WITH GRANT OPTION;
  • B. CREATE ROLE insert, select ON cliente TO mac30 WITH LICENCE ON;
  • C. GRANT ADD insert, select FROM cliente TO mac30 WITH GRANT OPTION;
  • D. GRANT insert, select FROM cliente TO mac30 WITH GRANT ON;
  • E. GRANT insert, select FROM cliente TO mac30 WITH GRANT;

  • A. a tabela Cliente não está na Primeira Forma Normal.
  • B. o campo idMed é chave estrangeira na tabela Medico e chave primária na tabela Medico_has_Cliente.
  • C. a tabela Medico_has_Cliente não está na Segunda Forma Normal.
  • D. a chave primária da tabela Medico_has_Cliente deve ser apenas DataConsulta.
  • E. a tabela Medico_has_Cliente não é necessária. Deve-se ligar as tabelas Medico e Cliente em um relacionamento de grau 1:n.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...