Questões de Ciência da Computação do ano 2015

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Considerando o CMMI DEV v. 1.3, em sua representação por estágios, a combinação correta de Área de Processo, Categoria e Nível de Maturidade é

  • A. Área Treinamento Organizacional (Organizational Training − OT) − Categoria Suporte − Nível 5.
  • B. Área Medição e Análise (Measurement and Analysis − MA) − Categoria Suporte − Nível 2.
  • C. Área Planejamento de Projeto (Project Planning − PP) − Categoria Engenharia − Nível 2.
  • D. Área Desenvolvimento de Requisitos (Requirements Development − RD) − Categoria Gerência de Projetos − Nível 4.
  • E. Área Validação (Validation − VAL) − Categoria Suporte − Nível 4.

O CMMI versão 1.3 suporta dois caminhos de melhoria usando níveis. Uma organização que implanta o CMMI

  • A. utilizando a representação por estágios deve atingir níveis de capacidade.
  • B. utilizando a representação contínua deve atingir níveis de maturidade.
  • C. para atingir um determinado nível, deve satisfazer todos os objetivos da área de processo ou conjunto de áreas de processo que deseja melhorar, não importa se é um nível de capacidade ou maturidade.
  • D. depois que atingiu o último nível (3) de maturidade, pode continuar sua jornada de melhoria endereçando high maturity process areas.
  • E. tem cinco níveis de capacidade (1 a 5) para atingir. No nível 5, a organização se preocupa com a performance geral usando dados coletados de múltiplos projetos.

O modelo CMMI (versão 1.3) pode refletir níveis de capacidade ou de maturidade de uma organização. Considerando que em uma determinada área de processo atingir o nível

− 1 significa dizer que os processos associados com esta área são executados.

− 2 significa dizer que existe uma política indicando que a organização vai executar o processo. Existe um plano para executálo. Recursos são providos, responsabilidades atribuídas, treinamento é provido para executá-lo. Produtos de trabalho são controlados, etc.

− 3 significa dizer que existe um processo padrão associado com esta área, que pode ser adaptado às necessidades do projeto. Os processos são mais consistentemente definidos.

Um Analista de Controle Externo concluiu, corretamente, que estas definições são relativas a três

  • A. dos quatro níveis de maturidade para uma organização que utiliza a representação contínua.
  • B. níveis de maturidade: 1. Incompleto; 2. Performado e 3. Gerenciado.
  • C. dos quatro níveis de capacidade para uma organização que utiliza a representação contínua.
  • D. níveis de capacidade: 1. Gerenciado; 2. Definido e 3. Gerenciado Quantitativamente.
  • E. dos cinco níveis de capacidade para uma organização que utiliza a representação por estágios.

Um Tribunal está utilizando o MPS.BR para software como modelo de qualidade de processo. Nesse contexto, considere os processos a seguir:

I. Gerência de Requisitos − GRE: tem como propósito gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

II. Desenvolvimento de Requisitos – DRE: tem como propósito definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto.

Os processos I e II serão executados como parte do esforço do Tribunal para atingir, respectivamente, os níveis de maturidade:

  • A. D − Largamente Definido e F − Gerenciado.
  • B. E − Parcialmente Definido e C − Definido.
  • C. G − Parcialmente Gerenciado e D − Largamente Definido.
  • D. B − Gerenciado Quantitativamente e F − Gerenciado.
  • E. A − Em Otimização e G − Parcialmente Gerenciado.

O Auditor de Controle Externo do TCM/GO da Área de TI decidiu utilizar a representação contínua do CMMI-DEV versão 1.2 para a melhoria dos processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços do Tribunal. Para justificar sua decisão, elencou um conjunto de características das formas de representação do CMMI-DEV:

I. Se os processos da organização que precisam ser melhorados são conhecidos e se as dependências entre as áreas de processo descritas no CMMI são bem compreendidas, esta forma de representação é uma boa escolha para essa organização.

II. Esta forma de representação prescreve uma ordem de implementação das áreas de processo de acordo com níveis de maturidade, definindo um caminho de melhoria para a organização, do nível “inicial” ao nível “em otimização”.

III. Esta forma de representação permite livre escolha da sequência de melhorias, de forma a melhor satisfazer aos objetivos estratégicos e mitigar as áreas de risco da organização.

IV. Se não se sabe por onde começar e quais processos escolher para serem melhorados, esta forma de representação é uma boa opção, pois fornece um conjunto específico de processos para melhorar em cada etapa.

Dentre as características elencadas, referem-se à representação contínua APENAS os itens

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. IV.
  • D. II e III.
  • E. I e II.

No Modelo de Referência MPS para software (MR-MPS-SW), o nível de maturidade composto pelos processos dos níveis anteriores, mas que não possui processos específicos nem que sofreram evolução, é o Nível

  • A. B − Gerenciado Quantitativamente.
  • B. A − Em Otimização.
  • C. E − Parcialmente Definido.
  • D. F − Gerenciado.
  • E. G − Otimizado.

Os objetivos e métricas são definidos no CobiT 4.1 em três níveis:

I que definem o que os negócios esperam de TI e como medir isso.

II que definem o que os processos de TI precisam entregar para suportar os objetivos de TI e como medir isso.

III que estabelecem o que precisa acontecer dentro do processo para atingir a requerida performance e como medir isso.

Os objetivos e métricas referenciados de I a III são, correta e respectivamente,

  • A. de TI − dos processos − de atividades
  • B. de negócios − de auditoria − operacionais
  • C. dos executivos de negócios − dos executivos de TI − da alta direção
  • D. dos processos − de TI − de negócios
  • E. operacionais − processuais − informacionais

O framework COBIT4.1, no âmbito da TI, auxilia as empresas a implementar boas práticas que têm foco

  • A. na construção de artefatos de software.
  • B. na governança estratégica.
  • C. na infraestrutura computacional.
  • D. na qualidade dos serviços.
  • E. no treinamento de pessoal técnico.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta em relação ao COBIT.

  • A. O COBIT constitui um framework para governança de TI sendo composto pelo padrão ITIL e pelas normas da família IEEE 27000.
  • B. O COBIT é um conjunto de normas e padrões a serem obedecidos por qualquer empresa que deseje participar de licitações públicas nas esferas federal e estadual.
  • C. O COBIT é um modelo de gestão que define as melhores práticas de gerenciamento focando no aspecto operacional, visando à eficiência e à qualidade dos serviços de informática de uma organização.
  • D. Por ser o sucessor do padrão PMBOOK, e em havendo sistemas legados, deve-se implantar seus padrões e controles de forma a manter a compatibilidade retroativa.
  • E. Trata-se de um framework focando no negócio, orientado a processos, baseado em controles e direcionado a métricas, que serve de referência para estabelecer a governança de TI de uma organização.

Os modelos COBIT 4.1 e CMMI 1.3 apresentam semelhanças e podem ser utilizados de forma concomitante em uma organização como o Tribunal Regional d o Trabalho. O modelo de maturidade do COBIT

  • A. é baseado em um método de avaliar a organização, permitindo que ela seja pontuada de um nível de maturidade Ad-hoc (0) a Otimizado (4). Este enfoque é igual ao do modelo SEI-CMMI, para medir a maturidade da capacidade de desenvolvimento de software.
  • B. provê uma definição genérica para as escalas de maturidade, as quais são iguais às do CMMI, mas interpretadas de acordo com a natureza dos processos de gerenciamento de TI. Um modelo específico é fornecido derivando dessa escala genérica para cada um dos 38 processos COBIT.
  • C. assim como o do CMMI, provê escalas bastante granulares, que são mais fáceis de utilizar e sugerem uma desejável precisão, já que o propósito do modelo é identificar onde estão os problemas e como definir prioridades para os aprimoramentos.
  • D. da mesma forma que o enfoque original SEI-CMMI, tem a intenção de medir os níveis de maneira precisa, de forma a certificar que aquele nível foi exatamente atingido. A avaliação de maturidade do COBIT espera resultar em um perfil em que todas as condições para diversos níveis de maturidade sejam atingidas.
  • E. possui níveis de maturidade, designados como perfis de processos de TI, que a organização reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. Eles não são designados como um modelo em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes ter cumprido todas as condições do nível inferior.
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