Questões de Ciência da Computação do ano 2015

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Os testes de software podem ser aplicados no ciclo de desenvolvimento de software através de vários níveis que vão desde o mais elementar até o mais geral. Na etapa de planejamento de testes, inicialmente, a partir do documento de requisitos, é planejado o teste de

  • A. unidade.
  • B. integração.
  • C. aceitação.
  • D. sistema.
  • E. regressão.

Após a codificação terminar em alguma fase, a técnica para projeto de casos de teste conhecida como Caixa Preta terá como um de seus principais objetivos

  • A. garantir que todos os caminhos independentes dentro de um módulo de software tenham sido exercitados pelo menos uma vez.
  • B. exercitar todas as decisões lógicas para valores verdadeiros e falsos.
  • C. garantir que todos os laços sejam testados dentro dos limites operacionais do sistema.
  • D. encontrar funções incorretas ou ausentes.
  • E. exercitar estruturas de dados internas para garantir a sua qualidade e validade.

Para determinar o tamanho do software, de acordo com a AFP, devem ser seguidos procedimentos de contagem compostos por várias etapas. Na etapa de contagem das funções de transação, são definidas as Entradas Externas (EE), Saídas Externas (SE) e Consultas Externas (CE). Dentre os exemplos de CE estão

  • A. os dados passados entre online e batch dentro das fronteiras da mesma aplicação.
  • B. as informações provenientes de cálculos ou procedimentos para obtenção de dados derivados.
  • C. as mensagens de erros ou de confirmação associadas às EE, SE ou CE.
  • D. os relatórios de vendas semanais que requerem o uso de algoritmos e cálculos.
  • E. as operações de recuperação de e-mail de uma mailbox.

O uso de herança pode otimizar o tempo de desenvolvimento das aplicações orientadas a objetos devido ao reaproveitamento de código. Quando se implementa herança

  • A. uma subclasse pode se tornar uma superclasse a qualquer momento, bastando para tanto que se derive uma subclasse a partir dela.
  • B. a superclasse herda os atributos da subclasse, incluindo os atributos privados, públicos e protegidos.
  • C. múltipla na linguagem Java versão 6, a subclasse herda características de mais de uma superclasse.
  • D. só é possível obter polimorfismo na aplicação se houver sobrecarga de métodos.
  • E. os métodos de uma superclasse não podem ser sobrescritos nas subclasses, porém, podem ser sobrecarregados.

Um Analista de Sistemas está trabalhando em uma fase do desenvolvimento de um software em que objetiva-se criar uma estratégia de solução, sendo necessário definir o que o sistema deve fazer antes de se definir como o sistema irá fazer. Nesta etapa deve-se realizar a validação e verificação dos modelos construídos, antes de partir para solução do problema. O Analista de Sistemas está na fase de

  • A. Projeto do software. A validação verifica se os modelos construídos estão em conformidade com os requisitos do cliente.
  • B. Levantamento de requisitos. A validação executa diversas atividades a fim de se validar o produto de software, testando cada funcionalidade de cada módulo.
  • C. Levantamento de Requisitos. A verificação tem por objetivo assegurar que o sistema de software está atendendo às reais necessidades do cliente.
  • D. Análise de Requisitos. A verificação executa diversas atividades a fim de se testar se cada funcionalidade de cada módulo do software funcionará adequadamente.
  • E. Análise de Requisitos. A validação tem por objetivo assegurar que o sistema de software está atendendo às reais necessidades do cliente.

A fase de projeto de software possui duas atividades básicas: projeto da arquitetura e projeto detalhado. Nesta fase

  • A. o sistema é codificado, a partir da descrição computacional do sistema, em uma linguagem que torna possível a compilação e a geração do código-executável para o software.
  • B. em um processo de desenvolvimento orientado a objetos, são criadas as classes de objetos do sistema utilizando-se ferramentas CASE e bibliotecas de classes preexistentes para agilizar a implementação.
  • C. em um processo de desenvolvimento orientado a objetos, o projeto da arquitetura visa distribuir as classes de objetos relacionadas do sistema em subsistemas e seus componentes, distribuindo-os pelos recursos de hardware disponíveis.
  • D. os diversos módulos do sistema são integrados, resultando no produto de software.
  • E. o projeto de arquitetura realiza a modelagem das relações de cada módulo do sistema, com o objetivo de implantar as suas funcionalidades. Além disso, são implementados os projetos de interface com o usuário e de banco de dados.

Um Analista de Sistemas deve planejar um tipo de teste para avaliar a qualidade externa do produto e também a sua qualidade em uso. É um teste com forte relação com o cliente, que participa do planejamento e realização dessa atividade. O teste deve ser conduzido em 2 etapas:

I. No ambiente de desenvolvimento, com o desenvolvedor acompanhando os usuários e registrando erros e problemas do software (qualidade externa).

II. No ambiente do cliente e o desenvolvedor recebe um relato de todos os problemas encontrados pelos usuários ao interagirem com o software (qualidade de uso).

O tipo de teste a ser planejado pelo Analista e a denominação dos testes realizados nas etapas I e II são, correta e respectivamente,

  • A. Integração − Estresse − Sistema.
  • B. Integração − Sistema − Estresse.
  • C. Aceitação − Alfa − Beta.
  • D. Aceitação − Beta − Alfa.
  • E. Sistema − Estresse − Desempenho.

Considere que o Tribunal Regional Eleitoral sugeriu o seguinte modelo para o desenvolvimento com Métodos Ágeis, objetivando promover a agilidade no atendimento às necessidades dos projetos do TRE:

Com base no modelo acima e nos fundamentos dos modelos ágeis de desenvolvimento é INCORRETO afirmar:

  • A. Pela natureza das práticas ágeis, o modelo tem foco nas entregas do código-fonte funcionando em um curto espaço de tempo.
  • B. O modelo indica que se deve investir bastante tempo na documentação e na modelagem, pois a premissa é que as correções no sistema sejam minimizadas, evitando-se alterar o código ao longo do caminho do projeto.
  • C. Pela natureza das práticas ágeis, o projeto deve ter curta duração e possuir uma equipe reduzida e multidisciplinar (entre 3 a 9 pessoas), com habilidades diversificadas e capacidade de se auto-organizar.
  • D. A mudança de requisitos, de negócios e de tecnologia deve ser esperada e não implica em penalidades. O usuário final deve ter condições de se comprometer com o projeto.
  • E. Uma Sprint é um time-box durante o qual uma versão incremental potencialmente utilizável do produto é criado. Sprints devem ter durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento.

O TDD − Test Driven Development (Desenvolvimento orientado a teste)

  • A. é parte das metodologias ágeis UP − Unified Process e XP − Extreme Programming, tendo sido criado para ser usado em metodologias que respeitam os 4 princípios do Manifesto Ágil.
  • B. transforma o desenvolvimento, pois deve-se primeiro implementar o sistema antes de escrever os testes. Os testes são utilizados para facilitar no entendimento do projeto e para clarear o que se deseja em relação ao código.
  • C. baseia-se em um ciclo simples: escreve-se um código -> cria-se um teste para passar no código -> refatora-se.
  • D. propõe a criação de testes que validem o código como um todo para reduzir o tempo de desenvolvimento.
  • E. beneficia-se de testes que seguem o modelo FIRST: F (Fast) I (Isolated) R (Repeatable) S (Self-verifying) T (Timely).

Um técnico de TI está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de software que utiliza metodologias ágeis e está acompanhando as histórias de usuários, que descrevem as funcionalidades que o software deve ter e

  • A. podem ser utilizadas para definir os testes unitários, mas não testes de aceitação.
  • B. devem ser implementadas, cada uma, em até 8 semanas.
  • C. devem ser implementadas, cada uma, em até 8 semanas.
  • D. devem ser escritas segundo o ponto de vista do analista de sistemas.
  • E. servem ao mesmo propósito de casos de uso, mas não são a mesma coisa.
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