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Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Uma regra que defina expressamente os critérios de divulgação das informações de negócio da organização para o público interno e para o público externo faz parte da política de
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Um dos objetivos da gestão de continuidade de negócios é
A estimativa de 3 pontos é uma técnica que permite aperfeiçoar as estimativas considerando as incertezas e riscos. Três valores são produzidos inicialmente para cada atividade, baseados no conhecimento e experiência da equipe de projeto: O-Estimativa Otimista, M-Estimativa Mais Provável e P-Estimativa Pessimista. A partir destas 3 variáveis é possível efetuar a estimativa PERT usando as fórmulas:
− Distribuição Triangular: ET = (O + M + P) / 3
− Distribuição Beta: EB = (O + 4M + P) / 6
Considere, hipoteticamente, que para realizar uma grande manutenção na rede e em servidores da Eletrosul, um profissional de TI estima que gasta 2 dias com 8 horas de trabalho diário. Em uma perspectiva otimista, ele gastaria 1 dia e em um prazo pessimista gastaria 4 dias. As estimativas PERT ET e EB da atividade do profissional são
Considere o mapa estratégico gerado como resultado parcial da implantação do BSC − Balanced ScoreCard em uma empresa do setor elétrico:
As 4 dimensões denominadas Bases do Desenvolvimento, Processos e Atividades, Mercado e Resultados, correspondem, correta e respectivamente, às 4 dimensões básicas do BSC:
Qual abordagem de otimização de processos visa a definir, entender e evoluir processos e práticas de operação estudando como outras organizações executam operações iguais ou semelhantes?
A KWX é uma empresa do varejo que atua exclusivamente na Web. Ela está desenvolvendo um sistema de informação para registrar os pedidos de seus clientes e controlar todo o processo de entrega de mercadorias. Um pedido é entregue por uma das transportadoras conveniadas com a empresa. Quando o novo sistema estiver em funcionamento, todas elas serão devidamente cadastradas, tendo em vista melhorar a gestão de entregas pelo setor responsável. O custo de transporte varia de transportadora para transportadora, além de levar em conta o endereço de entrega de um pedido. Visando a reduzir o tempo de entrega, a diretoria de vendas determinou que a definição da transportadora tem de ser feita até 48h após um pedido ter sido inserido no sistema.
No ato do recebimento de um pedido, o cliente irá conferir se todos os produtos comprados estão corretos e se não houve avarias durante o transporte. Caso esteja tudo em ordem, o cliente irá assinar o recibo de entrega, pondo a data em que ela foi feita. Essa informação será posteriormente inserida no sistema por um funcionário do setor de entregas. Caso o cliente encontre algum problema, ele poderá recusar o recebimento dos produtos, informando o motivo pelo qual a entrega foi recusada. O motivo da devolução deve ser assinalado no próprio documento de entrega, que contém uma lista de motivos extraída do sistema. Um motivo possui código e descrição. O sistema deve, também, atender a alguns requisitos adicionais. São eles:
o cliente deve informar o endereço de entrega no momento em que inserir um pedido;
um pedido possui um número e a data em que foi realizado;
uma transportadora precisa ter registrados o número do CNPJ, o nome e o endereço.
Qual diagrama E-R descreve adequadamente os elementos envolvidos no negócio da empresa KWX?
Os resultados da etapa de Análise e Avaliação de Riscos permitem criar perfis de riscos dos programas, projetos e processos finalísticos da organização, os quais
O texto acima faz referência a alguns termos ligados ao Gerenciamento de Riscos. A definição correta de um dos termos é:
O ITIL v.3, lançado no ano de 2007 e atualizado em 2011, é composto de cinco volumes que descrevem, cada um, as fases do ciclo de vida dos serviços de Tecnologia da Informação. No total, são apresentados 26 processos divididos em seus respectivos volumes. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre processo e a fase do ciclo de vida a que pertence segundo classificação do ITIL v.3.
O framework ITIL v.3, em um de seus volumes, apresenta uma compreensão precisa de quais serviços devem ser oferecidos e a quem os serviços devem ser oferecidos. Essas orientações correspondem ao volume
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