Questões de Ciência da Computação do ano 2016

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma regra que defina expressamente os critérios de divulgação das informações de negócio da organização para o público interno e para o público externo faz parte da política de

  • A. classificação de informações.
  • B. uso aceitável da infraestrutura de TI.
  • C. becape.
  • D. senhas.
  • E. descarte de mídias de armazenamento.

Um dos objetivos da gestão de continuidade de negócios é

  • A. prover recursos financeiros suficientes para evitar que os sistemas operacionais da organização sejam atingidos por falhas ou desastres.
  • B. assumir a gestão de riscos dos recursos de TI para garantir e manter a operacionalidade da organização.
  • C. proteger os processos críticos da organização contra impactos causados por falhas ou desastres.
  • D. tornar a organização cada vez menos dependente de tecnologia e de sistemas computacionais.
  • E. responsabilizar a gerência de segurança da informação pela implementação integral do plano de continuidade de negócios.

A estimativa de 3 pontos é uma técnica que permite aperfeiçoar as estimativas considerando as incertezas e riscos. Três valores são produzidos inicialmente para cada atividade, baseados no conhecimento e experiência da equipe de projeto: O-Estimativa Otimista, M-Estimativa Mais Provável e P-Estimativa Pessimista. A partir destas 3 variáveis é possível efetuar a estimativa PERT usando as fórmulas:

− Distribuição Triangular: ET = (O + M + P) / 3

− Distribuição Beta: EB = (O + 4M + P) / 6

Considere, hipoteticamente, que para realizar uma grande manutenção na rede e em servidores da Eletrosul, um profissional de TI estima que gasta 2 dias com 8 horas de trabalho diário. Em uma perspectiva otimista, ele gastaria 1 dia e em um prazo pessimista gastaria 4 dias. As estimativas PERT ET e EB da atividade do profissional são

  • A. equivalentes, totalizando 18 horas.
  • B. 17,3 horas e 18,6 horas, respectivamente.
  • C. 18,6 horas e 17,3 horas, respectivamente.
  • D. 17,6 horas e 18,3 horas, respectivamente.
  • E. equivalentes, totalizando 2 dias e meio.

Considere o mapa estratégico gerado como resultado parcial da implantação do BSC − Balanced ScoreCard em uma empresa do setor elétrico:

As 4 dimensões denominadas Bases do Desenvolvimento, Processos e Atividades, Mercado e Resultados, correspondem, correta e respectivamente, às 4 dimensões básicas do BSC:

  • A. Objetivos estratégicos; Indicadores; Meta; Planos de Ações.
  • B. Aprendizado e crescimento; Processos internos; Clientes; Finanças.
  • C. Processos internos; Crescimento; Mercado; Orçamento.
  • D. Planos de Ações; Metas; Indicador; Objetivos estratégicos.
  • E. Processos internos; Aprendizado e crescimento; Clientes; Finanças.

Qual abordagem de otimização de processos visa a definir, entender e evoluir processos e práticas de operação estudando como outras organizações executam operações iguais ou semelhantes?

  • A. FAST
  • B. Benchmarking
  • C. Redesenho de processo
  • D. Melhoria contínua
  • E. Inovação de processo

A KWX é uma empresa do varejo que atua exclusivamente na Web. Ela está desenvolvendo um sistema de informação para registrar os pedidos de seus clientes e controlar todo o processo de entrega de mercadorias. Um pedido é entregue por uma das transportadoras conveniadas com a empresa. Quando o novo sistema estiver em funcionamento, todas elas serão devidamente cadastradas, tendo em vista melhorar a gestão de entregas pelo setor responsável. O custo de transporte varia de transportadora para transportadora, além de levar em conta o endereço de entrega de um pedido. Visando a reduzir o tempo de entrega, a diretoria de vendas determinou que a definição da transportadora tem de ser feita até 48h após um pedido ter sido inserido no sistema.

No ato do recebimento de um pedido, o cliente irá conferir se todos os produtos comprados estão corretos e se não houve avarias durante o transporte. Caso esteja tudo em ordem, o cliente irá assinar o recibo de entrega, pondo a data em que ela foi feita. Essa informação será posteriormente inserida no sistema por um funcionário do setor de entregas. Caso o cliente encontre algum problema, ele poderá recusar o recebimento dos produtos, informando o motivo pelo qual a entrega foi recusada. O motivo da devolução deve ser assinalado no próprio documento de entrega, que contém uma lista de motivos extraída do sistema. Um motivo possui código e descrição. O sistema deve, também, atender a alguns requisitos adicionais. São eles:

• o cliente deve informar o endereço de entrega no momento em que inserir um pedido;

• um pedido possui um número e a data em que foi realizado;

• uma transportadora precisa ter registrados o número do CNPJ, o nome e o endereço.

Qual diagrama E-R descreve adequadamente os elementos envolvidos no negócio da empresa KWX?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Os resultados da etapa de Análise e Avaliação de Riscos permitem criar perfis de riscos dos programas, projetos e processos finalísticos da organização, os quais

  • A. são identificados através da matriz RACI, que categoriza os riscos em uma escala de 0 a 10.
  • B. capturam as razões das decisões tomadas sobre o que é exposição tolerável e não tolerável.
  • C. refletem o gerenciamento de riscos implícitos, explícitos, realizados e não realizados.
  • D. impedem a reavaliação e monitoramento dos riscos finalizados.
  • E. fornecem uma base de decisão para a etapa de Identificação dos Riscos.

O texto acima faz referência a alguns termos ligados ao Gerenciamento de Riscos. A definição correta de um dos termos é:

  • A. Monitoramento dos riscos é o processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
  • B. Tratamento dos riscos se refere ao processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto/organização.
  • C. Avaliação dos riscos se refere ao processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto/organização.
  • D. A Matriz de Riscos é uma rede para o mapeamento de probabilidade de ocorrência de cada risco e o seu impacto nos custos do projeto/organização após sua ocorrência.
  • E. Identificação dos riscos se refere ao processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto/organização, incluindo a documentação das suas características.

O ITIL v.3, lançado no ano de 2007 e atualizado em 2011, é composto de cinco volumes que descrevem, cada um, as fases do ciclo de vida dos serviços de Tecnologia da Informação. No total, são apresentados 26 processos divididos em seus respectivos volumes. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre processo e a fase do ciclo de vida a que pertence segundo classificação do ITIL v.3.

  • A. processo: gerenciamento de mudança fase: desenho de serviço
  • B. processo: gerenciamento de fornecedor fase: transição de serviço
  • C. processo: avaliação do serviço fase: melhoria contínua de serviço
  • D. processo: relatório de serviço fase: operação de serviço
  • E. processo: gerenciamento financeiro fase: estratégias de serviço

O framework ITIL v.3, em um de seus volumes, apresenta uma compreensão precisa de quais serviços devem ser oferecidos e a quem os serviços devem ser oferecidos. Essas orientações correspondem ao volume

  • A. Desenho de Serviço.
  • B. Melhoria Contínua de Serviço.
  • C. Estratégia de Serviço.
  • D. Transição de Serviço.
  • E. Operação de Serviço.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...