Questões de Ciência da Computação do ano 2016

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São, dentre outros, recursos essenciais em uma aplicação orientada a objetos para se obter polimorfismo:

  • A. Herança e sobrescrita de métodos.
  • B. Classes estáticas, com métodos protegidos.
  • C. Interfaces, contendo métodos não abstratos e implementados.
  • D. Classes abstratas, sem subclasses.
  • E. Arrays unidimensionais ou multidimensionais.

Considere o código JavaScript a seguir:


Quando a página for executada no navegador será exibido na tela:

  • A. 56,34,21,10,3,2
  • B. ArrayIndexOfBoundsException
  • C. 2,10,34,56,21,3
  • D. 2,3,10,21,34,56
  • E. um espaço em branco, pois o comando document.write está incorreto.

Quando se utiliza AJAX e uma requisição é enviada ao servidor, normalmente, se recebe uma resposta em uma função que utiliza o evento onreadystatechange e a propriedade readyState, como mostrado abaixo.

 Os valores que devem ser colocados nas lacunas I e II para indicar que a requisição terminou e que a resposta está pronta são, respectivamente,

  • A. 3 e 200.
  • B. 1 e 80.
  • C. 2 e 404.
  • D. 4 e 200.
  • E. 4 e 404.

Considere a imagem abaixo.

 Trata-se de um Diagrama de

  • A. Fluxo de Dados Nível 1.
  • B. Atividades.
  • C. Fluxo de dados Nível 2.
  • D. Casos de Uso.
  • E. Contexto.

No Oracle Reports Builder 11g, na janela de boas-vindas (Welcome to Reports Buider), é possível escolher algumas opções para iniciar os trabalhos, dentre elas:

  • A. Use the Report Wizard.
  • B. Open Report Model.
  • C. Import report from Report Developer.
  • D. Create a new embedded Report.
  • E. Choose an existing Form.

Em uma aplicação que utiliza JPA é necessário ler o conteúdo da unidade de persistência contida no arquivo persistence.xml, que normalmente estabelece uma conexão com um banco de dados. Considerando uma unidade de persistência chamada default, a instrução que deve ser usada em uma classe de acesso a dados para realizar esta tarefa é:

  • A. EntityManager em = Persistence.createEntityManagerFactory("default");
  • B. EntityManagerFactory emf = Persistence.createEntityManagerFactory("default");
  • C. @PersistenceUnit (name="default") emf;
  • D. @PersistenceUnit emf = Persistence.createEntityManagerFactory("default");
  • E. EntityManager em = EntityManagerFactory.createEntityManager("default");

Um Técnico está participando do desenvolvimento de um sistema para o Tribunal, especificamente na criação de uma classe que classifica os processos utilizando os dados de entrada, sem consultas a bases de dados. Essa classificação é feita utilizando estruturas de seleção, seguindo um conjunto de regras com parâmetros de classificação específicos do Tribunal. Considerando que o sistema utiliza o modelo de arquitetura 3-tier, essa classe

  • A. faz parte da Data Access Layer.
  • B. interliga as camadas View e Controller.
  • C. faz parte da User Interface Layer.
  • D. deve ser representada na Model Layer.
  • E. faz parte da Business Logic Layer.

Ao comparar os dispositivos de armazenamento HD e SSD, um Técnico com especialidade em TI, afirmou corretamente que

  • A. enquanto um HD de 6200 RPM consegue ler dados a 200 Gbps, unidades SSD podem chegar a velocidades de 550 Tbps ou mais.
  • B. investir em uma unidade SSD é desnecessário, pois apenas alguns arquivos do sistema operacional são usados com frequência e as placas-mãe não carregam programas mais rápido do que em um HD.
  • C. substituir um HD de 1 PB por um SSD com a mesma capacidade é uma excelente alternativa, pois os preços são semelhantes, gerando grande economia e aumento de desempenho.
  • D. quedas acidentais ou vibrações podem não causar muitos danos aos SSDs, que não possuem partes mecânicas, ao contrário dos HDs cujos discos magnéticos podem ser inutilizados nestes acidentes.
  • E. não é recomendável manter em uma mesma máquina um HD e uma unidade SSD, pois as placas-mãe que identificam o SSD não conseguem utilizar cache do HD.

Um computador com processador de

  • A. 32 bits consegue endereçar um total de 232 ou 8.294.967.295 endereços diferentes. Esses endereços apontam para a memória RAM, onde as informações de que o processador precisa ficam armazenadas.
  • B. 32 bits precisa ter, no mínimo, 4GB de RAM e velocidade de clock mínima de 3.2GHz. Estes dados garantem que o sistema operacional possa ser carregado na BIOS sem problemas.
  • C. 64 bits precisa ter, no mínimo, 8GB de RAM e velocidade de clock mínima de 6.4GHz. Estes dados garantem que o sistema operacional possa ser carregado na ROM sem problemas.
  • D. 64 bits consegue endereçar 264 endereços diferentes, podendo acessar muito mais RAM. Mas computadores pessoais atuais raramente suportam mais que 64GB de RAM.
  • E. 32 bits ou de 64 bits consegue acessar 8GB de RAM, mas o de 64 bits consegue acessá-la de maneira mais rápida e eficiente, o que deixa o computador mais rápido também.

Os monitores e as placas de vídeo são periféricos essenciais de um computador, por isso um Técnico com especialidade em TI recomenda, corretamente, que

  • A. o monitor tenha uma porta DisplayPort, formato também encontrado em televisores. Um cabo com esta conexão consegue transmitir imagens de até 3840 × 2160 pixels a 120 frames por segundo.
  • B. a placa de vídeo, responsável pela geração das imagens, possua um GPU ou chip gráfico com vários recursos como o Pixel Shader. Shader é um conjunto de instruções para o processamento de efeitos de renderização de imagens.
  • C. o monitor tenha conexão VGA, o padrão digital que garante qualidade máxima de transmissão de imagem em cabos VGA similar a outros padrões encontrados no mercado, como o DVI.
  • D. o monitor tenha uma porta HDMI 1.4, padrão dominante tanto em computadores quanto em TVs, que transmite imagem com resolução até 3820 × 2160 pixels a 60 frames por segundo, compatível com TVs Ultra HD (4K).
  • E. a placa de vídeo tenha muita memória. Como os chips de memória RAM DDR, DDR2 e DDR3 não são compatíveis, a placa deve ter memória GDDR, cujos modelos GDDR4 e GDDR7 são os mais utilizados.
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