Questões sobre Arquitetura de Computadores

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Antes de instalar a placa-mãe dentro do gabinete, pode-se aproveitar também para instalar o processador, o cooler e os módulos de memória. Na instalação de um processador

  • A.

    é fácil e comum inverter a posição de contato, o que pode inutilizar o processador quando o micro for ligado.

  • B.

    convencional, se algum dos pinos forem entortados, o processador será inutilizado.

  • C.

    o ideal é simplesmente segurar o processador alguns milímetros acima do soquete e soltá-lo, deixando o resto por conta da gravidade.

  • D.

    o ideal é pressionar forte, mesmo que haja resistência ao encaixá-lo, pois qualquer folga pode ocasionar mau contato.

  • E.

    no sistema LGA (Land Grid Array), os pinos de encaixe foram retirados do soquete e movidos para o processador, o que requer mais cuidado.

  • A.

    x86 − ARM

  • B.

    x64 − AMD

  • C.

    Pentium − Athlon

  • D.

    i7 − Exynos 5

  • E.

    Intel − Cortex A57

Existem muitas regras de transformação de expressões da álgebra relacional em operações equivalentes. Assinale a alternativa que apresenta transformações de natureza comutativa.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Com relação à alimentação, existem dois tipos de conectores para o cooler. Além do conector tradicional, com 3 pinos, existe o conector PWM, que possui 4 pinos. No conector de 3 pinos, dois deles são responsáveis pela alimentação elétrica (+12 V e GND), enquanto o terceiro

  • A.

    permite ligar ou desligar o cooler por meio de modificação de setup.

  • B.

    é usado pela placa-mãe para monitorar a velocidade de rotação do cooler (speed-sensor).

  • C.

    é usado para monitorar a temperatura interna do processador.

  • D.

    permite que o cooler seja configurado com a função de exaustor.

  • E.

    permite que o BIOS da placa-mãe controle a velocidade de rotação do cooler.

Uma fonte de alimentação possui uma determinada capacidade de fornecimento, medida em watts. Considere uma fonte em que a capacidade anunciada é o arredondamento da soma das capacidades nas três saídas. Segundo as informações do adesivo, esta fonte é capaz de fornecer 32 ampères na saída de 3.3 V, 35 ampères na de 5 V e 14 ampères na de 12 V. A capacidade em watts marcada na fonte é de

  • A.

    400.

  • B.

    400.

  • C.

    600.

  • D.

    250.

  • E.

    450.

Analise as ações a seguir:

I. Ligar um computador com a chave da fonte selecionada em 110 V, em uma tomada de 220 V.

II. Instalar placas com o computador ligado.

III. Ligar o computador com um processador Athlon sem o cooler e deixá-lo funcionando por algum tempo.

IV. Ligar o computador com um pente de memória mal encaixado.

Na maioria dos casos, não haverá maiores consequências (como a queima de componentes), na ação descrita APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    IV.

  • E.

    II e IV.

1. Armazene o número 1 na variável N, de 16 bits, sem sinal.

2. Armazene o número 0 na variável numérica A, de 16 bits, sem sinal.

3. Eleve ao quadrado o valor atualmente armazenado na variável N, some o valor do resultado ao valor atual da variável A, e armazene o resultado da soma na variável A.

4. Some o número 1 ao valor atual da variável N, armazenando o resultado na variável N.

5. Teste se o valor atual da variável N é igual a 11. Se não for, retorna ao passo 3; se for, vá para o passo 6.

6. Imprima o valor atual da variável N.

7. Imprima o valor atual da variável A.

8. Fim do programa.

Com relação ao algoritmo acima, julgue os próximos itens.

Ao final do programa, o valor armazenado na variável A é maior que 55.

  • C. Certo
  • E. Errado

1. Armazene o número 1 na variável N, de 16 bits, sem sinal.

2. Armazene o número 0 na variável numérica A, de 16 bits, sem sinal.

3. Eleve ao quadrado o valor atualmente armazenado na variável N, some o valor do resultado ao valor atual da variável A, e armazene o resultado da soma na variável A.

4. Some o número 1 ao valor atual da variável N, armazenando o resultado na variável N.

5. Teste se o valor atual da variável N é igual a 11. Se não for, retorna ao passo 3; se for, vá para o passo 6.

6. Imprima o valor atual da variável N.

7. Imprima o valor atual da variável A.

8. Fim do programa.

Com relação ao algoritmo acima, julgue os próximos itens.

Se as variáveis N e A fossem de 8 bits, sem sinal, não ocorreria overflow da variável A ao longo da execução do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

1. Armazene o número 1 na variável N, de 16 bits, sem sinal.

2. Armazene o número 0 na variável numérica A, de 16 bits, sem sinal.

3. Eleve ao quadrado o valor atualmente armazenado na variável N, some o valor do resultado ao valor atual da variável A, e armazene o resultado da soma na variável A.

4. Some o número 1 ao valor atual da variável N, armazenando o resultado na variável N.

5. Teste se o valor atual da variável N é igual a 11. Se não for, retorna ao passo 3; se for, vá para o passo 6.

6. Imprima o valor atual da variável N.

7. Imprima o valor atual da variável A.

8. Fim do programa.

Com relação ao algoritmo acima, julgue os próximos itens.

Para que o programa passe a imprimir, no passo 7, a soma de todos os números pares menores que 10, é suficiente que, no passo 4, se some o número 2 em vez do número 1, e que, no passo 3, o valor da variável N não seja elevada ao quadrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

1. Armazene o número 1 na variável N, de 16 bits, sem sinal.

2. Armazene o número 0 na variável numérica A, de 16 bits, sem sinal.

3. Eleve ao quadrado o valor atualmente armazenado na variável N, some o valor do resultado ao valor atual da variável A, e armazene o resultado da soma na variável A.

4. Some o número 1 ao valor atual da variável N, armazenando o resultado na variável N.

5. Teste se o valor atual da variável N é igual a 11. Se não for, retorna ao passo 3; se for, vá para o passo 6.

6. Imprima o valor atual da variável N.

7. Imprima o valor atual da variável A.

8. Fim do programa.

Com relação ao algoritmo acima, julgue os próximos itens.

O passo 3 do programa é executado 10 vezes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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