Lista completa de Questões sobre Arquiteturas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Na arquitetura cliente-servidor, é característica de um servidor
receber e responder solicitações.
iniciar e terminar as conversações.
não prestar serviços distribuídos.
executar o software apenas quando for chamado.
comunicar-se continuamente com outros servidores.
Em SOA
normalmente, são utilizados WSDL para descrever os próprios serviços e SOAP para descrever os protocolos de comunicação.
a tecnologia utilizada para prover o serviço, tal como uma linguagem de programação é parte da definição do serviço.
orquestração é o processo de sequenciar serviços e prover uma lógica adicional para processar dados, levando em conta a representação de dados.
um dado serviço de broker não requer do provedor a necessidade de definição de listas categorizadas dos serviços.
um serviço, do ponto de vista da arquitetura, deve funcionar de forma independente do estado de outros serviços, inclusive nos casos de composite services.
é essencial que a empresa adote as melhores práticas da ITIL antes de implantar o SOA.
SOA é uma ferramenta de software utilizada no gerenciamento de serviços de TI.
SOA, neste contexto, se refere à sigla para Society Of Actuaries, uma organização educacional, profissional e de pesquisa com sede nos Estados Unidos.
SOA é uma abordagem de projeto baseada em padrões para a criação de uma infraestrutura de TI integrada capaz de responder rapidamente às mudanças nas necessidades de negócios.
a implantação do SOA numa empresa, por si só, é suficiente para garantir o alinhamento dos negócios com TI.
No tocante a arquitetura orientada a serviços, mais especificamente a serviços web (webservices), considere:
I. Estes serviços proporcionam um padrão de interoperação entre aplicações, podendo ser executados em várias plataformas.
II. Outros sistemas interagem com esse serviço por meio de mensagens no protocolo SOAP, tipicamente enviadas por HTTP.
III. O objetivo deste serviço é proporcionar alguma funcionalidade em favor de seu proprietário (pessoa ou organização).
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
O Barramento de Serviços Corporativos (ESB):
I. Fornece um modelo de integração e implantação, permitindo o tráfego de mensagens locais e globais através de componentes de integração, adaptadores configuráveis, protegidos e gerenciados por um sistema integrado de segurança.
II. Pode suportar inúmeras tecnologias como J2EE, SOAP, WSDL, XML, BPEL etc.
III. Herda do SOA o conceito de serviços, mas não é a mesma coisa que SOA, pois não funciona numa filosofia de invocação de serviços (web), e sim de envio de mensagens de controle e dados.
IV. É igual a todas as soluções de integração de aplicações corporativas, onde interfaces dedicadas têm que ser mapeadas, desenhadas e configuradas para cada aplicação e tecnologias envolvidas.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Sobre SOA é INCORRETO afirmar:
Quando se utiliza SOA, todos os aplicativos desenvolvidos em uma corporação devem ser implementados de forma que possam prover serviços que permitirão a integração de componentes de uma única plataforma.
Web Services a grosso modo podem ser classificados como métodos remotos publicados na Web, que através do uso do protocolo SOAP e XML, permitem a exposição de métodos de aplicativos diversos na Web, para consumo por qualquer outro aplicativo ou dispositivo que utilize o HTTP.
Uma consideração importante a respeito de versionamento é definir por quanto tempo é necessário manter as diferentes versões de um serviço em funcionamento.
O versionamento assume a existência simultânea de versões de um serviço, incluindo as suas operações e suas diferentes implementações.
Um conceito importante por trás da arquitetura orientada a serviços está na autonomia; a possibilidade de se distribuir, modificar e manter, independentemente de outros sistemas (consumidores), novas funcionalidades sem causar impactos significativos aos que o utilizam.
Os principais padrões de SOA são suportados por uma gama de padrões de suporte que se concentram nos aspectos mais especializados da arquitetura orientada a serviços. Existe um grande número de padrões de suporte que se destinam a apoiar essa arquitetura, dentre os quais se EXCLUI:
WS-Security, um conjunto de padrões que apoiam a proteção de web services, incluindo padrões que especificam a definição de políticas de proteção e padrões que cobrem o uso de assinaturas digitais.
WS-BPEL, um padrão para uma linguagem de workflow, que é utilizada para definir programas de processo que envolvem vários serviços diferentes.
WS-Connect Messaging, um padrão para troca de mensagens o qual garante que elas serão entregues uma vez e apenas uma vez.
WS-Addressing, que define como as informações de endereço devem ser representadas em uma mensagem SOAP.
WS-Transactions, que define como as transações através de serviços distribuídos devem ser coordenadas.
A arquitetura cliente-servidor é um modelo de sistema distribuído em que os dados e o processamento estão divididos em uma série de processadores. Os principais modelos da arquitetura cliente-servidor em duas camadas são
Uma característica importante de uma Arquitetura Orientada a Serviços é apresentar componentes de software denominados serviços, que são
compostos por interfaces bem definidas, dependentes de implementação.
consumidos por clientes que não precisam considerar a forma como esses serviços são executados.
definidos para gerar um acoplamento alto entre consumidores e provedores.
localizados através de endereços estaticamente definidos, para eliminar a necessidade de um localizador de serviços.
monitorados por um serviço mestre, que mantém o estado de cada serviço disponível.
Em um ambiente corporativo que usa Arquitetura Orientada a Serviços, vários serviços podem ser executados durante a realização de um único processo de negócio.
Nesse contexto, uma das características da orquestração édefinir um processo de negócio como um novo serviço composto de serviços preexistentes no ambiente.
distribuir a execução dos serviços de tal forma que não haja um controlador central da realização do processo de negócio.
executar um processo de negócio de forma colaborativa e sequencial de tal forma que cada serviço (exceto o último) dispare o próximo serviço.
implantar políticas de segurança para restringir o acesso aos serviços componentes da arquitetura implantada.
monitorar a atividade dos serviços componentes da arquitetura para gerenciar o desempenho da execução desses serviços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...