Lista completa de Questões sobre Arquiteturas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Arquitetura Orientada a Serviços (Service Oriented Architecture SOA) é uma forma de arquitetura para sistemas distribuídos que define a presença de agentes, os quais podem assumir o papel de fornecedores ou solicitadores de serviços.
Essa arquitetura caracteriza-se porespecificar estrutura Interna detalhada dos agentes, incluindo suas características, como a linguagem de implementação e a estrutura de suas bases de dados.
especificar mensagens padronizadas e dependentes da plataforma específica de hardware utilizada entre os agentes.
definir serviços em termos das mensagens trocadas entre os agentes e não pelas características internas e específicas desses agentes.
utilizar tecnologias de Web service para implementar um sistema distribuído, o que garante a transformação de uma arquitetura orientada a objetos em uma SOA.
utilizar tecnologias específicas de representação de dados que utilizem padrões baseados em XML.
A arquitetura de protocolos da Internet prevê que a camada de Aplicação é responsável por fornecer os serviços aos usuários por intermédio de protocolos específicos. O suporte à camada de Aplicação é fornecido pela camada de Transporte, cuja responsabilidade é a de controlar a comunicação fim-a-fim entre processos de aplicação. O suporte à camada de Transporte, por sua vez, é fornecido pela camada imediatamente inferior, denominada camada Inter-redes.
São exemplos de protocolos respectivamente utilizados nas camadas de Aplicação, Transporte e Inter-redes:FTP, TCP, CSMA/CD
HTTP, UDP, IP
CSMA/CD, TCP, IP
HTTP, FTP, DHCP
TCP, UDP, HTTP
Os protocolos de aplicação da arquitetura da Internet normalmente indicam o tipo de serviço do nível de transporte que é o adequado para o suporte das características intrínsecas das aplicações. Essas características levam à escolha do serviço que pode ser o de Circuito Virtual ou o de Datagrama. Para cada um desses tipos de serviço, existe um protocolo de transporte próprio, definido pelo IETF para ser utilizado.
Em um sistema de tempo real que envolve a transmissão de voz digital com interatividade, o melhor protocolo de transporte para a transmissão da voz é oIP
UDP
TCP
HTTP
SNMP
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, relativos à arquitetura cliente/servidor.
A arquitetura cliente/servidor proporciona a sincronização entre duas aplicações: uma aplicação permanece em estado de espera até que outra aplicação efetue uma solicitação de serviço.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue os itens que se seguem.
A arquitetura cliente/servidor enseja o desenvolvimento de um sistema com, no máximo, duas camadas, quais sejam, cliente e servidor.
Considere:
I. Abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis, que podem ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
II. As funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de componentes e códigos interconectados por alto grau de acoplamento de controle e de dados.
III. É baseada no princípio de processamento centralizado que utiliza o paradigma de dados distribuídos para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.
Quanto às características da arquitetura orientada a serviços − SOA, é correto o que consta em
I, somente.
II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
Uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é essencialmente uma coleção de serviços que se comunicam entre si. Dessa forma, é preciso que existam mecanismos para conectar tais serviços.
Nesse contexto, o middleware responsável por fornecer a infraestrutura para a comunicação entre esses serviços é o
Enterprise Service Bus (ESB)
Common Object Request Broker Architecture (CORBA)
Remote Procedure Call (RPC)
Remote Method Invocation (RMI)
Distributed Component Object Model (DCOM)
Em uma arquitetura orientada a serviços (SOA), os componentes básicos são:
provedor de serviço, consumidor de serviço e registro de serviço
provedor de serviço, executor de serviço e consumidor de serviço
descobridor de serviço, solicitador de serviço e biblioteca de serviços
descobridor de serviço, executor de serviço e solicitador de serviço
publicador de serviço, executor de serviço e registro de serviço
Na Arquitetura Orientada a Serviço − SOA, é INCORRETO afirmar que o serviço
A arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software estabelecida pela norma ISO/IEC 12207 está embasada em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...