Questões sobre CMMI e MPS-BR

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Julgue os itens seguintes quanto ao padrão CMMI, ao modelo de processo de software em cascata e ao modelo de gestão PMBOK 5.ª edição. O padrão CMMI é considerado por muitos especialistas como um modelo muito simples, que basicamente é composto por um conjunto de áreas de processos relacionadas às atividades de processos de software e um número de metas a ser atingido por uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto ao padrão CMMI, ao modelo de processo de software em cascata e ao modelo de gestão PMBOK 5.ª edição. De acordo com o padrão CMMI, no nível de maturidade executado, para uma área de processo, as metas associadas a esta área são satisfeitas e, para todos os processos, o escopo de trabalho a ser realizado é explicitamente definido e comunicado apenas para os chefes de equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto ao padrão CMMI, ao modelo de processo de software em cascata e ao modelo de gestão PMBOK 5.ª edição. No modelo em cascata, a alocação dos requisitos, tanto para sistemas de hardware quanto para sistemas de software, é tratada no estágio projeto de sistema e software por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto ao padrão CMMI, ao modelo de processo de software em cascata e ao modelo de gestão PMBOK 5.ª edição. Os documentos produzidos em cada fase do modelo em cascata são assinados por todos os membros da equipe e não podem ser alterados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes quanto ao padrão CMMI, ao modelo de processo de software em cascata e ao modelo de gestão PMBOK 5.ª edição. No grupo de processos de iniciação do modelo de gestão PMBOK 5.ª edição, o escopo inicial do projeto é definido e os recursos financeiros iniciais são comprometidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Guia Geral MPS de Software – 2016, um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir uma meta previamente definida. No processo Gerência de requisitos – GRE, nível G do MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), os resultados esperados são:

I. GRE 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido.

II. GRE 2. Os requisitos são avaliados com base em critérios objetivos e um comprometimento da equipe técnica com estes requisitos é obtido.

III. GRE 3. A rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os produtos de trabalho é estabelecida e mantida.

IV. GRE 4. Revisões em planos e produtos de trabalho do projeto são realizadas visando identificar e corrigir inconsistências em relação aos requisitos.

V. GRE 5. Mudanças nos requisitos são descartadas ao longo do projeto.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. III, IV e V.

O Projeto MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) foi iniciado a partir de dezembro de 2003, tendo como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão de RH na indústria de TIC. Foi baseado nas normas já existentes. A seguir são apresentadas as bases técnicas para o desenvolvimento do modelo MPS, segundo o guia Geral de Software – 2016. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. ISO/IEC 12207:2008, ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008 e CMMI-SVC®, ISO/IEC família 330xx, CMM® – People Capability Maturity Model®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011
  • B. ISO/IEC família 330xx ,ISO/IEC 22301:2013, ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008 e CMMI-SVC®, CMM® – People Capability Maturity Model®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade® e MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011.
  • C. ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008, CMM® – People Capability Maturity Model®, ISO/IEC família 330xx, ISO/IEC 23007:2013 e CMMI-SVC®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011 e ISO/IEC 34301:2007.
  • D. CMM® – People Capability Maturity Model®, ISO/IEC 20000, ISO/IEC família 330xx, NBR ISO 9001:2008, ISO/IEC 31000:2009 e CMMI-SVC®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, ISO/IEC 34301:2007 e MoProSoft – NMX-I-059/ 2-NYCE-2011.

O CMMI (Capability Maturity Model – Integration) para Desenvolvimento tem como base as melhores práticas em relação às atividades de desenvolvimento e manutenção aplicadas a produtos e serviços. Abrangendo práticas que englobam todo o ciclo de vida de um produto, concentrando os esforços no trabalho necessário para construção e manutenção do produto em sua totalidade. O CMMI – DEV 1.2 possibilita a abordagem da melhoria e avaliação de processos utilizando duas representações diferentes: contínua e por estágios. Com relação à representação por estágios, é correto afirmar que a representação por estágios

  • A. permite visibilidade crescente da capacidade alcançada em cada área de processo.
  • B. descreve em resumidamente os resultados de melhoria de processo em uma forma simples.
  • C. admite que as organizações façam a escolha de um percurso de melhoria e sem a necessidade de teste.
  • D. tem como foco um conjunto de processos a fim de prover à organização uma capacidade específica, caracterizada por cada nível de maturidade.

Acerca do CMMI, analise as afirmações a seguir.

I – O objetivo do CMMI é direcionar a organização em relação às melhores práticas de processos de desenvolvimento de software, além de avaliar sua maturidade com relação a esta área.

II – O CMMI organiza suas áreas de processos em 5 categorias: Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia, Suporte e Monitoramento.

III – Uma organização CMMI nível 5, o mais alto possível, além de todos objetivos dos níveis anteriores, foca em descobrir e resolver as causas dos desvios que ocorrerem.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Considere:

I. é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros.

II. está relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.

III. expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização ou na unidade organizacional.

IV. é representada por um conjunto de atributos de processo, dentre os quais se encontra "O processo é objeto de análise quantitativa".

Refere-se à capacidade do processo o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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