Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto a seguir descreve uma das fases do Processo Unificado, segundo Sommerville.

“Os objetivos desta fase são: um entendimento do domínio do problema, estabelecer um framework de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano do projeto e identificar os riscos principais do projeto”.

A fase descrita neste texto é denominada de

  • A.

    transição.

  • B.

    planejamento.

  • C.

    modelagem.

  • D.

    concepção.

  • E.

    elaboração.

Para Sommerville, a elicitação e a análise de requisitos podem envolver várias pessoas de uma organização. Essas pessoas são denominadas stakeholders ‐ todos os indivíduos ou grupos afetados pelo sistema direta ou indiretamente.

Com relação à elicitação e à compreensão dos requisitos dos stakeholders, analise as afirmativas a seguir.

I. Os stakeholders são os conhecedores do negócio e, por terem a verdadeira noção do custo do requisito, tornam‐se exigentes na articulação do que desejam.

II. Fatores políticos podem influenciar os requisitos do sistema. Por exemplo, os gerentes podem solicitar requisitos específicos do sistema que aumentarão sua influência na organização.

III. Diferentes stakeholders possuem diferentes requisitos, expressos de diferentes formas. Os engenheiros de requisitos precisam considerar todas as fontes potenciais de requisitos e descobrir pontos em comum e conflitos.

Assinale

  • A.

    se as afirmativas I e II estiverem corretas

  • B.

    se as afirmativas I e III estiverem corretas

  • C.

    se as afirmativas II e III estiverem corretas

  • D.

    se somente a afirmativa I estiver correta

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

Em Scrum, pode‐se utilizar diversas técnicas para estimar o que será feito durante o projeto ou na próxima “Sprint”.

A respeito da estimativa chamada de “Story Points”, analise as afirmativas a seguir.

I. A estimativa de uma “User Story” com “Story Points” pode ser feita através da dinâmica chamada de “Planning Poker”.

II. As estimativas usando “Story Points” são feitas por especialistas em estimativas e, em seguida, validadas por todo o time.

III. A escala (1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100), usada para definir os “Story Points”, é inspirada na sequência de Fibonnacci.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas

  • C.

    se somente as afirmativas II, III estiverem corretas

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

Com relação ao uso de projetos de prototipação, sugeridos por Sommerville, analise as afirmativas a seguir.

I. Por conta da exibição da apresentação dos requisitos iniciais, a prototipação geralmente inicia com custos reduzidos nos estágios iniciais aumentando nos estágios avançados do processo de desenvolvimento, mas isso é compensado pelo ganho no produto final.

II. Particularmente quando há atrasos na entrega da versão final do software, os desenvolvedores são pressionados pelos gerentes a entregarem protótipos throw‐away, pois estes consideram que entregar um sistema incompleto é melhor do que nada, apesar de, por várias razões, isto não ser sensato

III. Os principais benefícios no uso da prototipação são a usabilidade aprimorada do sistema, a adequação maior do sistema às necessidades do usuário, a qualidade do projeto aprimorada, a facilidade de manutenção aprimorada e o esforço de desenvolvimento reduzido.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Segundo Sommerville, durante o processo de validação de requisitos devem ser realizadas verificações nos requisitos da especificação.

Com relação aos tipos de verificação, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Verificações de validade: Um usuário pode pensar que um sistema é necessário para desempenhar determinadas funções. Contudo mais estudos e análises podem identificar que funções adicionais e diferentes são necessárias.

  • B.

    Verificações de consistência: Os requisitos em uma especificação não devem ser conflitantes. Não devem existir restrições ou descrições contraditórias para a mesma função do sistema.

  • C.

    Verificações de completeza: A especificação de requisitos deve incluir requisitos que definam todas as funções e as restrições desejadas pelo usuário.

  • D.

    Verificação de realismo: Usando o conhecimento de vários stakeholders, os requisitos devem ser verificados para garantir que são reais e que não há falsos requisitos.

  • E.

    Facilidade de verificação: Para reduzir o potencial de divergências entre cliente e fornecedor, os requisitos do sistema devem sempre ser escritos de modo que sejam verificáveis. Isto significa deve‐se ser capaz de escrever um conjunto de testes que possa demonstrar que o sistema entregue atende a cada requisito especificado.

A NESMA – Netherlands Software Metrics Association (Associação de Métricas de Software da Holanda) – é uma organização similar ao IFPUG, que mantém seu próprio Manual de Práticas de Contagens.

A diferença entre as regras mantidas pela NESMA e as mantidas pelo IFPUG é que a NESMA reconhece três tipos de contagem de pontos de função. Assinale a alternativa que os indica.

  • A.

    Aplicativa, Metodológica e Aprimorada.

  • B.

    Detalhada, Estimativa e Indicada.

  • C.

    Real, Precisa e Resumida.

  • D.

    Complexa, Definida e Invertida.

  • E.

    Simplificada, Ajustada e Completa.

Assinale a alternativa que apresenta as mais importantes métricas para o modelo de análise, segundo Pressman.

  • A.

    Número de Entradas e Saídas, Métrica de Realimentação Qualitativa e Métrica de Complexidade.

  • B.

    Métrica Arquitetural, Métrica de Interface e Métricas de Halstead.

  • C.

    Qualidade da Especificação, Funcionalidade Entregue e Tamanho do Sistema.

  • D.

    Métrica de Comprimento, Níveis de Aderência e Métrica de Suficiência.

  • E.

    Nível de Coesão, Nível de Conformidade aos Requisitos, Coeficiente de Abrangência Funcional.

Considerando a descrição dos Padrões de Projeto Comportamentais, analise as afirmativas a seguir.

I. Aplicados a classes, usam delegação para distribuir comportamento entre elas.

II. Aplicados a objetos, usam herança ao invés de composição de objetos.

III. Estão relacionados com algoritmos e atribuição de responsabilidades entre os objetos.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Assinale a alternativa que indica as atividades sugeridas para caracterizar um processo de medição, segundo Pressman.

  • A.

    Preparação, Validação, Aplicação, Categorização e Quantificação.

  • B.

    Formulação, Preparação, Apuração, Análise e Avaliação.

  • C.

    Idealização, Apuração, Discriminação, Avaliação e Conclusão.

  • D.

    Idealização, Coleta, Categorização, Análise e Realimentação.

  • E.

    Formulação, Coleta, Análise, Interpretação e Realimentação.

Julgue os próximos itens acerca do gerenciamento de requisitos.

As entidades do mundo real devem ser modeladas por meio de modelos de sistemas desenvolvidos durante a análise de requisitos, utilizando classes de objeto, incluindo detalhes dos objetos individuais no sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...