Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o conceito de requisitos de software, é correto afirmar:
A especificação de requisitos funcionais é dita consistente, quando todos os serviços exigidos pelo usuário são definidos.
Os chamados requisitos organizacionais são tipos de requisitos funcionais.
O termo requisitos de sistema refere-se aos serviços que são esperados do sistema e às restrições sob as quais ele deve operar.
Requisitos de domínio podem ser funcionais ou não funcionais.
Requisitos funcionais são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema como, por exemplo, restrições de timing.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que indica corretamente a visibilidade de atributos e operações de uma classe, especificado pelo símbolo - na UML:
público (public)
público (public)
pacote (package)
protegido (protected)
cardinalidade (cardinality)
Esta abordagem de teste é comumente usada quando produtos de software estão sendo desenvolvidos. É projetado como mecanismo de marca-passo para projetos de prazo crítico, permitindo à equipe de software avaliar seu projeto em bases frequentes. Deve exercitar o sistema inteiro de ponta a ponta, não precisa ser exaustivo, mas deve ser capaz de expor problemas principais. Deve ser suficientemente rigoroso para que, se a construção passar, você possa assumir que ela é suficientemente estável para ser testada mais rigorosamente.
O texto descreve qual dos seguintes tipos de teste?
Regressão
Estresse
Fumaça
Desempenho
Unidade
As Relações entre um caso de uso complexo e casos de usos mais simples, que o compõem, podem ser:
Inclusão, extensão, generalização e especialização.
Inclusão, extensão e generalização, apenas.
Inclusão, extensão e especialização, apenas.
Generalização e especialização, apenas.
Inclusão e extensão, apenas.
Em relação à UML qual dos itens abaixo está CORRETO.
O vocabulário da UML incorpora, entre outros, três conceitos: objetos, relacionamentos e diagramas. Os diagramas da UML facilitam o entendimento do sistema de software proposto, uma vez que têm forte apelo visual.
É possível converter modelos construídos por meio da UML em códigos de programação, usando uma linguagem como Java ou C++. No entanto, não é possível o caminho inverso, isto é, converter um conjunto de programas em um modelo UML.
Generalização e associação são dois tipos de relacionamento existentes entre classes. Na UML, a generalização é indicada em um diagrama por uma linha pontilhada com uma seta na ponta e a associação é indicada por uma linha contínua.
O diagrama de casos de uso é utilizado para demonstrar o comportamento do sistema por meio de casos de uso, atores e seus relacionamentos. Esse diagrama ilustra o aspecto dinâmico do sistema.
O diagrama de Máquina de Estado procura acompanhar as mudanças sofridas nos estados de uma instância de uma classe, de um Caso de Uso ou mesmo de um subsistema ou sistema completo. Como o Diagrama de Objetos, o Diagrama de Máquina de Estados muitas vezes se baseiam em um Caso de Uso e se apóia no Diagrama de Classes.
Este modelo de desenvolvimento de sistemas é um gerador de modelo de processos guiado por risco usado para guiar a engenharia de sistemas intensivos em software com vários interessados concorrentes. Ele tem duas principais características distintas, a primeira é uma abordagem cíclica que diminui os riscos de implementação e a outra é um conjunto de marcos e ancoragem que garante o comprometimento dos interessados. O texto descreve sobre qual modelo de desenvolvimento de sistemas?
Modelo Cascata
Prototipação
Modelo de desenvolvimento concorrente
Modelo espiral
Modelo RAD
Um processo de desenvolvimento de software provê uma base para a produção organizada de software, usando uma coleção de técnicas e notações pré-definidas. O desenvolvimento de software apresenta uma sequência de etapas bem definidas, cada uma com uma finalidade, entrada e saída distintas. Nesse processo, duas etapas são sintetizadas a seguir. Observe.
I. Tem por objetivo a especificação de requisitos construindo modelos. É necessário compreender um problema, antes de experimentar uma solução.
II. Tem por objetivo o desenvolvimento e ajuste dos modelos do mundo real da análise, de modo que sejam passíveis de ser implementados no computador. É necessário determinar métodos para realizar as operações.
As duas etapas descritas são denominadas, respectivamente,
Assinale a opção que não consiste em um teste tipo Caixa-Branca.
O método caminho básico permite ao projetista de casos de teste originar uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e usar essa medida como guia para definir um caminho básico de execução.
O particionamento de equivalência é um método de teste que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados, das quais os casos de teste podem ser derivados.
O teste de condição é um método de projeto de casos de teste que exercita as condições lógicas contidas em um modulo do programa.
O método de teste de fluxo de dados seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com a localização das definições e dos usos das variáveis do programa.
Teste de ciclo é uma técnica de teste que focaliza exclusivamente a validade de construções de ciclo. Quatro diferentes classes de ciclos podem ser definidas: ciclos simples; conectados; aninhados e desestruturados.
Observe um modelo de ciclo de vida para desenvolvimento de sistemas. Nessa abordagem, o desenvolvimento do produto de software é dividido em ciclos, sendo identificadas em cada ciclo, as fases de análise, projeto, implementação e testes.
Este modelo é conhecido como ciclo de vida
É considerada uma ferramenta de Integração Contínua
Maven
Hudson
Archiva
Sonar
Automated Build Studio
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...