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Um design pattern descreve uma solução geral comprovada e reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Padrões de projeto ajudam a reconhecer e implementar boas soluções para problemas comuns. Dois dos principais design patterns utilizados atualmente são descritos a seguir:
I. Visa garantir que uma classe só tenha uma única instância e prover um ponto de acesso global a ela. II. Visa definir uma dependência um-para-muitos entre objetos para que quando um objeto mudar de estado os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Os design patterns descritos em I e II são, respectivamente:Singleton e Observer.
Facade e Adapter.
Composite e Adapter.
Singleton e Command.
Facade e Observer.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de engenharia de requisitos, julgue os itens subsequentes.
A elicitação de requisitos se inicia com a obtenção e documentação dos requisitos e é concluída com a validação dos requisitos para que, em sequência, possa dar-se início à análise dos requisitos.
de caminho básico - caixa-de-vidro
alfa - beta
caixa branca - caixa preta
de ciclo - de usabilidade
unitário - de interface
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Acerca de engenharia de requisitos, julgue os itens subsequentes.
Modelo de herança um tipo de modelo de sistema utilizado na engenharia de requisitos pode ser usado para organizar uma taxonomia que contenha classes de objetos que herdam atributos e serviços por meio de hierarquias.
No desenvolvimento de software podem ser utilizados diversos tipos de processo de desenvolvimento, dentre eles, processos iterativos. Sobre o desenvolvimento iterativo de software é correto afirmar:
É adequado para aplicações bem compreendidas, com saídas previsíveis desde a análise e projeto e que não apresentem incertezas substanciais em seus requisitos.
Na primeira iteração, desenvolve-se uma parte do software, que deve ser utilizado e avaliado. Em seguida, incorpora-se o que se aprendeu na iteração anterior e se repete o ciclo. No final, assim que o cliente testou a parte do software que é apenas uma prova conceito, o código é intencionalmente abandonado, pois o produto final será entregue em seu lugar.
Os desenvolvedores precisam integrar todas as versões de artefatos do sistema e verificá-las no final de uma iteração. Além disso, cada iteração deve produzir uma versão executável do software.
O desenvolvimento iterativo consiste em uma série de iterações com duração máxima de um mês e com, no máximo, seis iterações a cada três meses.
Os desenvolvedores realizam as fases do processo de desenvolvimento de software em uma sequência linear rígida, onde cada etapa deve ser concluída antes que a seguinte comece.
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Acerca de engenharia de requisitos, julgue os itens subsequentes.
Uma das técnicas utilizadas para reduzir a ambiguidade de requisitos em tipos abstratos de dados é o uso de notações baseadas em linguagens formais matemáticas, como a abordagem algébrica.
Com relação aos conceitos básicos e princípios da engenharia de software, analise:
I. Embora nem sempre seja possível uma definição ampla e estável dos requisitos, uma definição de objetivos ambígua pode ser receita para um desastre. II. Os requisitos de software mudam, mas o impacto da mudança varia dependendo do momento em que ela for introduzida. III. Se o cronograma de entrega do software atrasar a solução mais eficiente sempre é a contratação de mais programadores. IV. Quando diferentes clientes ou usuários propõem necessidades conflitantes é preciso conciliar esses conflitos por meio de um processo de negociação. Está correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
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Com relação à engenharia de software, julgue os próximos itens.
Na contagem por pontos de função, um arquivo de interface externa (AIE) sempre será um arquivo lógico interno (ALI) de outra aplicação.
No desenvolvimento de software a qualidade deve ser aplicada de modo a criar um software útil que forneça valor mensurável para aqueles que o produzem e o utilizam. Com relação à qualidade de software é correto afirmar:
Não há problemas em entregar softwares com erros conhecidos aos usuários finais, mas que contêm a maioria das funções que os usuários desejam com alta qualidade, mesmo que esses softwares sejam embarcados para aplicações em tempo real ou integrados com o hardware.
A qualidade tem, efetivamente, um custo que pode ser discutido em termos de prevenção, avaliação e falha.
A aplicação de métodos de engenharia de software e testes são suficientes para atingir a qualidade de software.
As técnicas de revisão de software são aplicadas apenas após a programação do modulo ou incremento de software, para descobrir erros cometidos na programação.
Testes de unidade e de integração são suficientes para garantir a qualidade de software, pois garantem o perfeito funcionamento dos componentes de software e sua adequada integração na arquitetura do software.
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Com relação à engenharia de software, julgue os próximos itens.
A engenharia de software orientada a serviços possui uma arquitetura com padrões de serviços web por meio de tecnologias XML, como, por exemplo, o SOAP, para a mensageria, e o WSDL, para definição de serviços.
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