Questões sobre Engenharia de Software

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Para que a Web seja acessível a pessoas com deficiência, vários componentes de desenvolvimento Web e ferramentas de interação devem ser coordenados, dentre os quais:

  • A. conteúdo e tocadores de mídia (media players)
  • B. ferramentas de desenvolvimento e protocolos de rede
  • C. certificação e ferramentas de autoria
  • D. navegadores web e conexão de rede sem fio
  • E. tecnologias assistivas e mecanismos de enlace

Sobre testes de sistemas, considere:

I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros.

II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos.

III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Sobre padrões de projeto de software, assinale a assertiva correta.

  • A. Abstract Factory evita a dependência do remetente de uma requisição ao seu destinatário.
  • B. Factory fornece uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas.
  • C. Bridge é um padrão que garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
  • D. Factory, Abstract Factory e Bridge são exemplos de padrões de criação, na classificação proposta pela GoF (gang of four).
  • E. Chain of Responsibility pertence à categoria de padrões estruturais segundo GoF.

A análise estruturada é uma atividade de construção de modelos que utiliza uma notação que tem por finalidade: retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema; dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais; e descrever a essência daquilo que será construído. Qual das sentenças abaixo é verdadeira com relação à Análise Estruturada?

  • A. DFD descreve o fluxo de informação e suas transformações.
  • B. DFD descreve as entidades para transformar os dados que entram no sistema.
  • C. Entidade Externa é utilizada para representar apenas os usuários de informações.
  • D. DFD é utilizado para representações de baixo nível.
  • E. DFD, DD e especificação de processos são componentes do modelo ambiental.

O processo de avaliação por Ponto de Função tem por finalidade

  • A. analisar os tipos de dados, classificar os tipos de dados, contar os itens de entrada, contar os itens de saída, contagem geral e medir ponto de função.
  • B. determinar o tipo de contagem, determinar o escopo da contagem e a fronteira da aplicação, contar as funções de dados, contar as funções transacionais, determinar os PFs não ajustados e determinar o fator de ajuste.
  • C. determinar o tipo de contagem, determinar os tipos de dados, determinar o número de telas, contar o número de casos de uso e determinar o fator de ajuste.
  • D. determinar os tipos de dados, determinar o número de telas, contar o número de casos de uso, avaliar PFs não ajustados e contar PFs.
  • E. determinar os tipos de dados, determinar a quantidade de atributos, classificar atributos, contar número de telas, contar número de casos de uso e determinar o fator de ajuste.

  • A.

    idealizada se refere à taxa de falhas do software e considera o processo de manutenção e mudanças do software no seu ciclo de vida.

  • B.

    idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do software. A curva real mostra que as sucessivas alterações do software tendem a introduzir mais erros antes da estabilização dos erros de alterações anteriores, ocasionando a tendência crescente do índice de falhas.

  • C.

    idealizada se refere ao hardware, que tem um alto índice de falhas no início do seu ciclo de vida ocasionadas por defeitos de fabricação e projeto, mas depois se estabiliza até o final da vida do produto.

  • D.

    real se refere ao hardware que, desde o início do ciclo de vida do produto, pode apresentar problemas relacionados ao envelhecimento, acúmulo de poeira, vibração, abuso, temperaturas extremas, entre outros.

  • E.

    idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do hardware, produto lógico, que não se desgasta, mas se deteriora rapidamente em função da introdução de erros oriundos de atividades de manutenção.

Na UML, o diagrama que é utilizado após o levantamento de requisitos junto ao usuário visando documentar as funcionalidades do sistema, é conhecido como diagrama de:

  • A.

    caso de uso.

  • B.

    comunicação.

  • C.

    implementação.

  • D.

    componentes.

  • E.

    pacotes.

Considere: é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, depois que ele entrou em operação. Seu principal objetivo é fornecer uma estrutura metodológica para a construção de software com alta qualidade. A definição refere-se

  • A.

    ao ciclo de vida do software.

  • B.

    à programação orientada a objetos.

  • C.

    à análise de sistemas.

  • D.

    à engenharia de requisitos.

  • E.

    à engenharia de software.

De acordo com Booch, Rumbaugh e Jacobson, a UML é uma linguagem destinada a visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. A construção de artefatos constitui-se de três blocos: itens, relacionamentos e diagramas. Existem quatro tipos de itens na UML, que são:

  • A.

    Relacionais, comportamentais, processuais e sistemáticas

  • B.

    Estruturais, sistemáticas, relacionais e comportamentais

  • C.

    Sistemáticas, processuais, relacionais e dinâmicas

  • D.

    Dinâmicas, relacionais, sistemáticas e de agrupamentos

  • E.

    Estruturais, comportamentais, de agrupamentos e anotacionais

No ciclo de desenvolvimento de software é um exemplo de dificuldade para manutenção do código pela equipe de desenvolvimento, EXCETO:

  • A.

    reuso de componentes.

  • B.

    redundância no código.

  • C.

    documentação inadequada.

  • D.

    ausência de métodos de desenvolvimento.

  • E.

    uso de ferramentas obsoletas.

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