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Para que a Web seja acessível a pessoas com deficiência, vários componentes de desenvolvimento Web e ferramentas de interação devem ser coordenados, dentre os quais:
Sobre testes de sistemas, considere:
I. Testes de cenário são úteis pois podem garantir que não restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de módulos isolados do sistema, mas não garantem que a totalidade do sistema está isenta de erros.
II. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais são testados objetos e métodos específicos; testes de componentes, nos quais são testados diversos grupos de objetos; testes de sistema, nos quais são testados sistemas parciais e sistemas completos.
III. Os testes de usuário podem ser divididos em três fases: teste alfa, em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para efetuar testes no local do desenvolvedor; teste beta, em que um release de software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas descobertos com os desenvolvedores do sistema; teste de sistema, em que os clientes testam um sistema para decidir se ele está pronto para ser implantado no ambiente de trabalho.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2012
Sobre padrões de projeto de software, assinale a assertiva correta.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2012
A análise estruturada é uma atividade de construção de modelos que utiliza uma notação que tem por finalidade: retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema; dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais; e descrever a essência daquilo que será construído. Qual das sentenças abaixo é verdadeira com relação à Análise Estruturada?
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2012
O processo de avaliação por Ponto de Função tem por finalidade
idealizada se refere à taxa de falhas do software e considera o processo de manutenção e mudanças do software no seu ciclo de vida.
idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do software. A curva real mostra que as sucessivas alterações do software tendem a introduzir mais erros antes da estabilização dos erros de alterações anteriores, ocasionando a tendência crescente do índice de falhas.
idealizada se refere ao hardware, que tem um alto índice de falhas no início do seu ciclo de vida ocasionadas por defeitos de fabricação e projeto, mas depois se estabiliza até o final da vida do produto.
real se refere ao hardware que, desde o início do ciclo de vida do produto, pode apresentar problemas relacionados ao envelhecimento, acúmulo de poeira, vibração, abuso, temperaturas extremas, entre outros.
idealizada e a curva real se referem à taxa de falhas do hardware, produto lógico, que não se desgasta, mas se deteriora rapidamente em função da introdução de erros oriundos de atividades de manutenção.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na UML, o diagrama que é utilizado após o levantamento de requisitos junto ao usuário visando documentar as funcionalidades do sistema, é conhecido como diagrama de:
caso de uso.
comunicação.
implementação.
componentes.
pacotes.
Considere: é uma disciplina que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, depois que ele entrou em operação. Seu principal objetivo é fornecer uma estrutura metodológica para a construção de software com alta qualidade. A definição refere-se
ao ciclo de vida do software.
à programação orientada a objetos.
à análise de sistemas.
à engenharia de requisitos.
à engenharia de software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
De acordo com Booch, Rumbaugh e Jacobson, a UML é uma linguagem destinada a visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. A construção de artefatos constitui-se de três blocos: itens, relacionamentos e diagramas. Existem quatro tipos de itens na UML, que são:
Relacionais, comportamentais, processuais e sistemáticas
Estruturais, sistemáticas, relacionais e comportamentais
Sistemáticas, processuais, relacionais e dinâmicas
Dinâmicas, relacionais, sistemáticas e de agrupamentos
Estruturais, comportamentais, de agrupamentos e anotacionais
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No ciclo de desenvolvimento de software é um exemplo de dificuldade para manutenção do código pela equipe de desenvolvimento, EXCETO:
reuso de componentes.
redundância no código.
documentação inadequada.
ausência de métodos de desenvolvimento.
uso de ferramentas obsoletas.
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