Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o

  • A.

    DTO.

  • B.

    Business Object.

  • C.

    DAO.

  • D.

    Application Service.

  • E.

    MVC.

A Resolução 91 do Conselho Nacional de Justiça, no parágrafo único do artigo 4º, define o que serão incluídos no programa de melhoria contínua. Sobre os itens mencionados nesse parágrafo, analise:

I. os metadados dos sistemas aplicativos das instituições do Poder Judiciário.

II. o sistema de acompanhamento e avaliação de conformidade dos novos sistemas e dos sistemas legados ao MoReq-JUS.

III. a permanente atualização do MoReq-JUS.

IV. as especificações para desenvolvimento ou aquisição de sistemas.

É correto afirmar que o programa de melhoria contínua incluirá o que consta em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

A figura abaixo representa o diagrama UML denominado:

  • A.

    Diagrama de Classes.

  • B.

    Diagrama deAtividade.

  • C.

    Diagrama de Caso de Uso.

  • D.

    Diagrama de Sequência.

  • E.

    Diagrama de Componentes.

O objetivo do Processo de Aquisição, um dos processos relacionados ao ciclo de vida de um software, é o de obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do adquirente. Um dos resultados esperados deste processo é a

  • A.

    definição das regras de auditoria do serviço.

  • B.

    definição dos critérios de aceitação do serviço.

  • C.

    lista de requerimentos de infraestrutura.

  • D.

    definição e a alocação de recursos e orçamentos para cada projeto.

  • E.

    definição das habilidades que serão necessárias para o projeto.

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se à UML.

  • A.

    3 itens privados e 1 item público.

  • B.

    3 itens públicos e 1 item protegido.

  • C.

    3 itens protegidos e 1 item privado.

  • D.

    3 itens públicos e 1 item privado.

  • E.

    3 itens protegidos e 1 item público.

Considerando a arqui tetura de software convencional, a técnica de teste que avalia o comportamento externo do componente de software , sem considerar o seu comportamento interno, denomina-se:

  • A.

    Caixa-branca.

  • B.

    Caixa-cinza

  • C.

    Caixa-preta.

  • D.

    Regressão.

  • E.

    Técnicas não funcionais.

Sobre o Plano de Iteração em relação ao Processo Unificado RUP, considere:

I. O plano de iteração único tem a característica de apresentar granulação fina, na qual são detalhadas as fases do projeto, são elas a iteração corrente, a próxima iteração e a iteração de segurança.

II. O plano de iteração é desenvolvido com a utilização de técnicas e ferramentas tradicionais de planejamento (como, por exemplo, diagramas de Gantt).

III. O plano contém datas importantes, como importantes compilações, chegada de componentes de outras organizações e grandes revisões.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Um engenheiro de software fez uma contagem de pontos de função de um software a ser desenvolvido e levantou as seguintes informações:

Considerando as possíveis complexidades de cada função de negócio, os valores mínimos e máximos da contagem não ajustada de pontos de função serão, respectivamente,

  • A.

    143 e 363

  • B.

    177 e 361

  • C.

    177 e 363

  • D.

    179 e 361

  • E.

    179 e 363

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se à UML.

Considere:

I. UML não é um método de desenvolvimento, pois não determina o que fazer ou como desenhar o sistema, e sim, uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados a objetos.

II. As visões mostram diferentes aspectos do sistema que está sendo modelado. Por meio de seus diagramas, cada uma das visões definidas mostrará aspectos particulares do sistema, dando enfoque a ângulos e níveis de abstrações diferentes permitindo, dessa forma, que uma figura completa do sistema possa ser construída.

III. Não havendo sobreposição entre seus diagramas, as visões podem servir de ligação entre a linguagem de modelagem e o método/processo de desenvolvimento escolhido.

IV. Cada modelo de elemento possui uma representação gráfica distinta, sendo que um mesmo elemento pode existir em diversos diagramas, desde que submetidos às regras para definir que elementos poderão ser mostrados em cada tipo de diagrama.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Na análise essencial, NÃO é reconhecido como um componente do modelo comportamental:

  • A.

    Diagrama de Entidade e Relacionamento.

  • B.

    Diagrama de Transição de Estado.

  • C.

    Diagrama de Contexto.

  • D.

    Diagrama de Fluxo de Dados particionado.

  • E.

    Especificação de Processos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...