Questões sobre Engenharia de Software

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Com relação à técnica análise de pontos de função (APF) utilizada para estimar funcionalidades de um software, assinale a opção correta.

  • A. Os pontos de funções não ajustados são calculados por meio da soma dos arquivos lógicos internos (ALIs) e dos arquivos de interface externa (AIEs).
  • B. No processo de contagem de pontos por função do IPFUG, a identificação da fronteira da aplicação antecede a determinação do tipo de contagem.
  • C. A APF deve ser aplicada exclusivamente em projetos de software que utilizam metodologias ágeis, antes do início do desenvolvimento do software.
  • D. Os pontos por função não ajustados devem ser determinados antes do cálculo dos pontos por função ajustados.
  • E. O fator de ajuste é calculado com base em três princípios da qualidade de software: facilidade de alteração, facilidade de instalação, facilidade de operação.

Uma medida utilizada para se avaliar a confiabilidade de software é o MTTF (Mean Time To Failure), que visa indicar o

  • A. número de falhas ocorridas com o sistema sob estresse de tempo.
  • B. número de falhas ocorridas em um dia típico de operação do sistema.
  • C. tempo decorrido até a primeira iniciação devida ao software.
  • D. tempo decorrido entre duas falhas consecutivas de software observadas.
  • E. tempo para a ocorrência das 1 000 primeiras falhas de software.

Em um método de uma classe de teste JUnit deseja-se testar o método estático chamado multiplica da classe Vetores. Para verificar se a saída desse método será 39 quando ele receber como parâmetro os arrays de números inteiros {3,4} e {5,6} utiliza-se a instrução

  • A. multiplica(new int{ 3, 4}, new int{ 5, 6}).assertEquals(39);
  • B. assertEquals(39, Vetores.multiplica(new int[] { 3, 4}, new int[] { 5, 6}));
  • C. Vetores.multiplica.assertTrue(new int{ 3, 4}, new int{ 5, 6}).assertEquals(39);
  • D. Vetores.multiplica.assertFalse(39, (new int[] { 3, 4}, new int[] { 5, 6}));
  • E. multiplica.assertTrue(39, (new int[] { 3, 4}, new int[] { 5, 6}));

No que diz respeito à engenharia de software, assinale a opção correta.

  • A. Um dos princípios de agilidade da Agile Alliance dispõe que a entrega completa de um software garante a satisfação do cliente.
  • B. Um projeto desenvolvido mediante XP (extreme programming) segue princípios opostos aos de um projeto implementado com base em KIS (Keep It Simple).
  • C. O modelo de desenvolvimento em cascata é utilizado em caso de divergência nos requisitos de um software, para permitir a evolução gradual do entendimento dos requisitos durante a implementação do software.
  • D. Durante a fase de levantamento de requisitos para a construção de um software, compete aos desenvolvedores organizar as necessidades em ordem de prioridade.
  • E. O QFD (quality function deployment) identifica como requisitos fascinantes os recursos que extrapolam as expectativas dos clientes.

Na orientação a objetos, o conceito de sobrecarga de métodos estabelece que

  • A. há um número máximo de métodos admissíveis em cada classe de um modelo.
  • B. classes com métodos sobrecarregados possuem apenas métodos públicos.
  • C. dois ou mais métodos podem ter o mesmo nome, porém devem possuir listas de parâmetros que possibilitem sua distinção.
  • D. não é permitida a existência de subclasses em classes com métodos sobrecarregados.
  • E. não se aplica o conceito de herança em classes com métodos sobrecarregados.

Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert.

Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:

  • A. na etapa de Arrange o método sendo testado é invocado com os parâmetros organizados;
  • B. o padrão separa o que está sendo testado da configuração de testes e da verificação de resultados esperados;
  • C. na etapa de Act é verificado se a ação do método em teste se comporta conforme o esperado;
  • D. o sistema encontra-se em teste (System Under Test em inglês, ou SUT) na etapa de Assert;
  • E. na etapa de Assert as variáveis são inicializadas e define-se o valor dos dados que serão passados para o método testado.

De acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0), os quatro princípios que fundamentam a acessibilidade estabelecem que todos os sites acessíveis devem possuir conteúdo que seja

  • A. ágil, estático, ajustável e interativo.
  • B. dinâmico, manipulável, atualizado e ergonômico.
  • C. inteligível, simplificado, adaptável e claro.
  • D. legível, objetivo, conciso e simples.
  • E. perceptível, operável, compreensível e robusto.

NÃO é objetivo da homologação de sistemas:

  • A. Atestar se o software funciona da forma esperada pelo cliente no ambiente proposto.
  • B. Identificar oportunidades de correção e aplicar os ajustes correlatos à aplicação.
  • C. Obter o aceite do produto de software pelo cliente.
  • D. Registrar sugestões para as próximas versões da aplicação.
  • E. Realizar o estudo da viabilidade da implementação de requisitos críticos.

O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu livro “Test-driven development”. O método define regras, boas práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem abaixo:


Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é correto afirmar que:

  • A. pode-se escrever testes que não compilam na etapa vermelha;
  • B. na etapa verde deve-se escrever código que testa uma funcionalidade a fundo de forma criteriosa e detalhada;
  • C. código novo só é escrito se um teste automatizado passar;
  • D. a duplicação é tolerada na etapa de refatoração;
  • E. é uma boa prática de TDD iniciar o desenvolvimento do código de uma funcionalidade e, logo em seguida, testá-la.

Engenharia de requisitos é o processo que auxilia o desenvolvimento de sistemas de informação no que diz respeito à identificação das necessidades apontadas pelo cliente para solucionar um determinado problema. Os requisitos são classificados em dois tipos: os funcionais e os não funcionais. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de requisito não funcional.

  • A. “O sistema deve permitir o cadastro de clientes”
  • B. “Deve existir a opção de geração de relatórios de vendas por período”
  • C. "O sistema deverá ser desenvolvido em linguagem Java”
  • D. “As consultas de endereço devem ter a opção de busca pelo CEP”
  • E. “O sistema deve gerar boleto bancário para pagamento, a critério do cliente”
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