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Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.
Os casos de uso podem ser organizados pela especificação de relacionamentos de
evento, ramificação e inclusão.
composição, inclusão e extensão.
agregação, extensão e bifurcação.
generalização, inclusão e extensão.
herança, composição e autorrelacionamento.
O diagrama de sequência em notação UML 2.0 acima apresenta uma interação entre objetos das classes C1, C2, C3 e C4. Ao fazer a leitura considerando apenas as informações desse diagrama, verifica-se que, para determinado cenário da interação em questão,
a quantidade de mensagens enviadas pelo objeto da classe C2 é 2 (dois).
o envio de msg02 implica invocação de uma operação definida na classe C1.
o envio de msg03 resulta na execução iterativa de uma operação definida na classe C3.
os objetos apresentados no diagrama já existem antes do início da interação.
há o envio em paralelo de, pelo menos, duas mensagens.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.
A norma ISO 15504 apresenta um framework de avaliação tanto do processo de negócio quanto da engenharia de software e da organização. Nesse framework, os processos são identificados em seis níveis específicos: incompleto, executado, gerenciado, estabelecido, previsível e otimizado.
Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.
Descreve o comportamento de classificadores individuais e de interações de classificadores, concentrando a atenção no momento de ocorrência de eventos que causam mudanças nas condições modeladas das linhas de vida. Trata-se do diagrama de
implantação.
máquina de estado.
evento.
sequência.
tempo.
O modelo de ciclo de vida em cascata
enfatiza a realização sequencial das atividades do desenvolvimento de um produto de software.
enfatiza a comunicação estreita com o cliente durante o desenvolvimento do produto de software.
envolve a ideia principal de criar um protótipo executável e, através de transformações sucessivas, chegar ao sistema completamente implementado.
envolve a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento dos requisitos identificados para produto de software.
recomenda a geração de versões incompletas do sistema, que podem ser passadas para o usuário final, o que permite a retroalimentação do processo de desenvolvimento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.
No processo de gerenciamento de software, a qualidade, elemento não mensurável, somente pode ser avaliada qualitativamente, por meio do atendimento das necessidades do cliente em contraste com as possibilidades de desenvolvimento e orçamento disponíveis.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP), é incorreto afirmar que:
estabelece o desenvolvimento iterativo e incremental como forma de incorporar feedback e aprendizado ao processo de desenvolvimento.
ao ser centrado na arquitetura, também incentiva (direta ou indiretamente) as equipes a estabelecerem a arquitetura do software antes de começarem a implementação do mesmo.
é organizado em torno do conceito de melhores práticas. Ele provê um vasto arcabouço de práticas que procuram indicar a melhor forma de se realizar diversos tipos de atividades nos projetos de software.
lançado como principal processo ágil, no Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software, em 2001, foi logo substituído pelo Extreme Programming (XP).
é considerado como muito complexo e costuma ser visto como burocrático e pesado.
Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.
São diagramas de interação os de
componentes e de implantação.
sequência e de máquina de estados.
comunicação e de sequência.
atividades e de implantação.
interação e de componentes.
Tanto no paradigma orientado a objetos quanto no paradigma estruturado, existem diversas técnicas úteis para averiguar se um sistema de software foi bem projetado. No primeiro, essas medidas são aplicáveis a classes, e no segundo, são aplicáveis a módulos. Quais, dentre os termos apresentados a seguir, são medidas de qualidade de projeto aplicáveis em ambos os paradigmas?
Fan-in, fan-out e herança.
Encapsulamento, herança e coesão.
Coesão, acoplamento e polimorfismo.
Fan-in, fan-out e acoplamento.
Coesão, acoplamento e polimorfismo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.
A aplicação da análise por pontos de função para a mensuração de funcionalidades de software depende da tecnologia utilizada na construção do software, uma vez que esforço e tempo despendidos dependem da forma como o produto é construído.
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