Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.

Os casos de uso podem ser organizados pela especificação de relacionamentos de

  • A.

    evento, ramificação e inclusão.

  • B.

    composição, inclusão e extensão.

  • C.

    agregação, extensão e bifurcação.

  • D.

    generalização, inclusão e extensão.

  • E.

    herança, composição e autorrelacionamento.

O diagrama de sequência em notação UML 2.0 acima apresenta uma interação entre objetos das classes C1, C2, C3 e C4. Ao fazer a leitura considerando apenas as informações desse diagrama, verifica-se que, para determinado cenário da interação em questão,

  • A.

    a quantidade de mensagens enviadas pelo objeto da classe C2 é 2 (dois).

  • B.

    o envio de msg02 implica invocação de uma operação definida na classe C1.

  • C.

    o envio de msg03 resulta na execução iterativa de uma operação definida na classe C3.

  • D.

    os objetos apresentados no diagrama já existem antes do início da interação.

  • E.

    há o envio em paralelo de, pelo menos, duas mensagens.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

A norma ISO 15504 apresenta um framework de avaliação tanto do processo de negócio quanto da engenharia de software e da organização. Nesse framework, os processos são identificados em seis níveis específicos: incompleto, executado, gerenciado, estabelecido, previsível e otimizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.

Descreve o comportamento de classificadores individuais e de interações de classificadores, concentrando a atenção no momento de ocorrência de eventos que causam mudanças nas condições modeladas das linhas de vida. Trata-se do diagrama de

  • A.

    implantação.

  • B.

    máquina de estado.

  • C.

    evento.

  • D.

    sequência.

  • E.

    tempo.

O modelo de ciclo de vida em cascata

  • A.

    enfatiza a realização sequencial das atividades do desenvolvimento de um produto de software.

  • B.

    enfatiza a comunicação estreita com o cliente durante o desenvolvimento do produto de software.

  • C.

    envolve a ideia principal de criar um protótipo executável e, através de transformações sucessivas, chegar ao sistema completamente implementado.

  • D.

    envolve a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento dos requisitos identificados para produto de software.

  • E.

    recomenda a geração de versões incompletas do sistema, que podem ser passadas para o usuário final, o que permite a retroalimentação do processo de desenvolvimento.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

No processo de gerenciamento de software, a qualidade, elemento não mensurável, somente pode ser avaliada qualitativamente, por meio do atendimento das necessidades do cliente em contraste com as possibilidades de desenvolvimento e orçamento disponíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP), é incorreto afirmar que:

  • A.

    estabelece o desenvolvimento iterativo e incremental como forma de incorporar feedback e aprendizado ao processo de desenvolvimento.

  • B.

    ao ser centrado na arquitetura, também incentiva (direta ou indiretamente) as equipes a estabelecerem a arquitetura do software antes de começarem a implementação do mesmo.

  • C.

    é organizado em torno do conceito de “melhores práticas”. Ele provê um vasto arcabouço de práticas que procuram indicar a melhor forma de se realizar diversos tipos de atividades nos projetos de software.

  • D.

    lançado como principal processo ágil, no Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software, em 2001, foi logo substituído pelo Extreme Programming (XP).

  • E.

    é considerado como muito complexo e costuma ser visto como burocrático e pesado.

Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.

São diagramas de interação os de

  • A.

    componentes e de implantação.

  • B.

    sequência e de máquina de estados.

  • C.

    comunicação e de sequência.

  • D.

    atividades e de implantação.

  • E.

    interação e de componentes.

Tanto no paradigma orientado a objetos quanto no paradigma estruturado, existem diversas técnicas úteis para averiguar se um sistema de software foi bem projetado. No primeiro, essas medidas são aplicáveis a classes, e no segundo, são aplicáveis a módulos. Quais, dentre os termos apresentados a seguir, são medidas de qualidade de projeto aplicáveis em ambos os paradigmas?

  • A.

    Fan-in, fan-out e herança.

  • B.

    Encapsulamento, herança e coesão.

  • C.

    Coesão, acoplamento e polimorfismo.

  • D.

    Fan-in, fan-out e acoplamento.

  • E.

    Coesão, acoplamento e polimorfismo.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

A aplicação da análise por pontos de função para a mensuração de funcionalidades de software depende da tecnologia utilizada na construção do software, uma vez que esforço e tempo despendidos dependem da forma como o produto é construído.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...