Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É comum, na Engenharia de Software, o uso de ferramentas de software que auxiliam na realização de diversas atividades do desenvolvimento. Nesse contexto, ferramentas de

  • A.

    refatoração auxiliam a modificação de uma região do código-fonte de um sistema, com o objetivo de alterar comportamento externo deste último.

  • B.

    análise estática do código permitem obter métricas de qualidade de um produto de software, tais como o grau de dependência entre seus componentes.

  • C.

    integração contínua são destinadas a automatizar a implantação do produto de software no ambiente de produção.

  • D.

    engenharia reversa são destinadas ao controle das diversas versões de um produto de software.

  • E.

    cobertura de código determinam em que grau o código- fonte de um sistema corresponde aos seus requisitos não funcionais.

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações para Internet e Web, SOA e web services.

O modelo MVC pode ser usado para construir a arquitetura do software a partir de três elementos: modelo, visão e controle, sendo definidas no controle as regras de negócio que controlam o comportamento do software a partir de restrições do mundo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comparação entre a UML e o modelo entidade/relacionamento (ER) nos permite afirmar que:

1) UML é usado essencialmente para modelagem de software, enquanto ER é um modelo conceitual. Porém, UML também foi adaptada para modelagem conceitual de base de dados.

2) ambos são representados graficamente por diagramas, porém a UML, diferente do ER, não permite associações n-árias.

3) o correspondente a Objetos e Classes da UML no ER são, respectivamente, Entidade e Conjunto entidade. Porém não há correspondente no ER ao conceito de subclasse da UML.

4) o correspondente à Associação e Classe Associativa da UML no ER são, respectivamente, Associação Binária e Associação com Atributos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.

Na métrica de pontos de função, Entrada Externa de média complexidade e Arquivo Lógico Interno de alta complexidade valem, respectivamente, em pontos

  • A.

    3 e 7.

  • B.

    3 e 10.

  • C.

    4 e 10.

  • D.

    4 e 15.

  • E.

    5 e 15.

No Projeto de Interfaces de software modelados e projetados segundo o paradigma da orientação a objetos, diversos artefatos da UML 2.0 são utilizados para a construção do mapa de navegação das telas. Um diagrama NÃO adequado a essa tarefa é o de

  • A.

    objetos.

  • B.

    implantação.

  • C.

    transição de estados.

  • D.

    atividades.

  • E.

    casos de uso.

Com relação a modelagem de dados e OLAP, julgue os próximos itens.

O levantamento e a análise de requisitos devem ser executados apenas quando o projeto de banco de dados estiver pronto, ou seja, depois que a modelagem de alto nível conceitual estiver concluída, para que não haja retrabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre modelos do processo de desenvolvimento de software, analise as proposições a seguir.

1) No modelo em cascata, cada fase inicia somente quando sua predecessora termina.

2) No modelo incremental, a implementação do sistema é feita antes da sua especificação.

3) O modelo em espiral requer que a especificação do sistema seja feita apenas uma vez.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

O diagrama de classes UML 2.3 abaixo contém parte das classes de uma aplicação usada no ensino de geometria.

Caso essa aplicação permita instanciar apenas triângulos, retângulos e pentágonos, como deveria ser definida a classe Polígono em um programa Java?

  • A.

    public final class Poligono { }

  • B.

    public interface class Poligono { }

  • C.

    public static class Poligono { }

  • D.

    public abstract class Poligono { }

  • E.

    public class Poligono { }

Em Projeto de Interfaces de Software, estilos de interação são as formas por meio das quais os usuários se comunicam ou interagem com os sistemas computacionais. Dentre as formas abaixo, qual NÃO representa um estilo de interação de uma interface de software?

  • A.

    Linguagem de Comandos

  • B.

    Linguagem Natural

  • C.

    Linguagem Polimórfica

  • D.

    WIMP (Windows, Icons, Menus, and Pointers)

  • E.

    WYSIWYG (What You See Is What You Get)

Em relação à Engenharia de Software, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O design de software, ao descrever os diversos aspectos que estarão presentes no sistema quando construído, permite que se faça a avaliação prévia para garantir que ele alcance os objetivos propostos pelos interessados.

  • B.

    A representação de um design de software mais simples para representar apenas as suas características essenciais busca atender ao princípio da abstração.

  • C.

    Iniciar a entrevista para obtenção dos requisitos de software com perguntas mais genéricas e finalizar com perguntas mais específicas sobre o sistema é o que caracteriza a técnica de entrevista estruturada em funil.

  • D.

    No contexto de levantamento de requisitos, funcionalidade é um dos aspectos que deve ser levado em conta na abordagem dos requisitos funcionais.

  • E.

    A representação é a linguagem do design, cujo único propósito é descrever um sistema de software que seja possível construir.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...