Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Considere o seguinte diagrama de sequência UML 2.3:

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    IV

  • C.

    I e II

  • D.

    III e IV

  • E.

    I, II e III

Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O Sprint deve ser realizado num período máximo de 40 dias e ter uma equipe de trabalho não superior a 10 pessoas.

  • B.

    Se o Sprint tomar um rumo não desejado, é possível dissolvê-lo e começar um novo Sprint, baseando num novo Sprint Backlog.

  • C.

    As reuniões durante um Sprint devem ser diárias, sempre à mesma hora e no mesmo local e não devem durar mais que 30 minutos.

  • D.

    Toda conversação restringe as respostas dos participantes às três perguntas do Scrum Master: O que desenvolveu desde a última reunião? Que dificuldades encontrou durante o seu trabalho? O que planeja desenvolver até a próxima reunião?

  • E.

    Com base nas respostas às três perguntas, o Scrum Master deve imediatamente tomar decisões, quando necessárias, para remover todas as situações que impeçam a agilidade do trabalho.

Sobre o diagrama apresentado, considere as afirmativas abaixo.

I - Uma instância de uma nota fiscal pode não conter item algum.

II - A relação entre as classes Nota Fiscal e Item é uma composição.

III - Um item pode pertencer a mais de uma nota fiscal.

IV - A operação getFaturamento( ) é estática.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e IV

  • D.

    III e IV

  • E.

    II, III e IV

Em UML,

  • A.

    diagramas de componentes são diagramas de comportamento com a função de visualizar um conjunto de componentes e as suas relações.

  • B.

    diagramas de classes têm como função visualizar um conjunto de objetos e as suas relações num determinado instante de tempo.

  • C.

    os requisitos identificam as funcionalidades pretendidas no sistema para cada perfil de usuário, com base nos diagramas de iteração.

  • D.

    diagramas de instalação são diagramas estruturais e têm a função de visualizar a configuração de um conjunto de nós de processamento e dos componentes em execução em cada nó.

  • E.

    uma classe abstrata é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relações.

O diagrama de classes apresentado pode ser visto como um modelo conceitual de dados, e um conjunto de tabelas relacionais a partir dele pode ser gerado.

Tal conjunto de tabelas deve atender aos seguintes requisitos:

- representar de modo fidedigno o modelo conceitual em questão;

- estar normalizado até a 3FN (inclusive);

- minimizar o número de junções nas operações de consulta à base de dados.

Qual, dentre os conjuntos de tabelas apresentados a seguir, permite atender aos requisitos acima?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Durante a validação de requisitos devem ser realizadas

verificações que podem refletir situações tais como:

I. Os sistemas têm diversos stakeholders com necessidades

diferentes. Estudos e análises podem

demonstrar que o que se pensava como necessidade

inicial (funções) pode variar com o

aprofundamento da análise.

II. Não devem existir restrições ou descrições contraditórias

e conflitantes para a mesma função de um

sistema.

De acordo com Sommerville, essas verificações são, respectivamente,

de

  • A.

    consistência e completeza.

  • B. validade e completeza.
  • C.

    validade e consistência.

  • D.

    realismo e validade.

  • E.

    realismo e consistência.

O modelo de processo de desenvolvimento de software que combina as atividades de desenvolvimento com o gerenciamento de risco é o Modelo

  • A.

    Transformacional

  • B.

    de Especificação Operacional

  • C.

    em V

  • D.

    em Cascata

  • E.

    em Espiral

No processo de obtenção de requisitos, um ponto forte é o reconhecimento das várias perspectivas que podem ser observadas nos requisitos oriundos de stakeholders diferentes. Com três tipos genéricos (Sommerville), ou seja, de interação, indiretas e de domínio, tais perspectivas

  • A.

    são percebidas somente quando da especificação da solução de arquitetura.

  • B.

    aparecem como resultado da aplicação da orientação a objetos.

  • C.

    são observadas pela análise orientada a pontos de vista.

  • D.

    são percebidas apenas se os stakeholders tiverem maturidade e conhecimento de TI.

  • E.

    não são perceptíveis até que se tenha iniciado o processo de codificação.

São práticas recomendadas pelo processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), EXCETO a

  • A.

    Programação em Pares

  • B.

    Integração Contínua

  • C.

    Documentação Abundante e Detalhada

  • D.

    Refatoração Frequente

  • E.

    Padronização de Código

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...