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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.
Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.
A entidade é um dos elementos utilizados no Diagrama Entidade Relacionamento para a modelagem de dados. Sobre este elemento do DER é INCORRETO afirmar que:
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A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.
O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Nos diagramas de atividades UML 2.0 as interações com participantes externos são representadas através de:
conectores.
ações.
regiões de expansão.
transformações.
sinais.
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A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.
Gerência de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemático para a elicitação, organização e documentação dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantém o acordo entre usuários e a equipe de projeto à medida que os requisitos são modificados.
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Em UML 2.0 a caixa tracejada localizada no lado superior direito da caixa de classe na figura abaixo representa o conceito de:
template.
restrição.
relacionamento de classes.
interface.
mensagem.
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Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.
No contexto dos requisitos e restrições de um projeto, o propósito da gerência de projetos é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos de que um projeto necessita para produzir um produto.
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O artefato definido no RUP (Rational Unified Process) que identifica as mudanças e os erros conhecidos em uma versão de um build ou em uma unidade de implantação que tenha sido disponibilizada para uso é denominado de:
notas de release.
plano de implantação.
plano de instalação.
plano de instalação.
plano de integração do build.
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Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.
Nas atividades de desenvolvimento, a validação refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário.
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Sobre os padrões de projetos utilizados na arquitetura MVC (Modelo Visão Controle), é correto afirmar que os padrões Composite, Observer e Strategy são utilizados, respectivamente, nas camadas:
modelo, visão e controle.
visão, controle e modelo.
visão, modelo e controle.
modelo, controle e visão.
controle, visão e modelo.
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