Questões sobre Engenharia de Software

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A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entidade é um dos elementos utilizados no Diagrama Entidade Relacionamento para a modelagem de dados. Sobre este elemento do DER é INCORRETO afirmar que:

  • A. É uma coisa que pode ser identificada distintamente.
  • B. Para ser considerada válida a entidade deve ter apenas um atributo.
  • C. É uma coisa sobre a qual armazenamos informações.
  • D. Pessoa, companhia e evento são exemplos de Entidade.

A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

O principal artefato elaborado no processo de produção de requisitos do sistema, segundo a ER, é o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos diagramas de atividades UML 2.0 as interações com participantes externos são representadas através de:

  • A.

    conectores.

  • B.

    ações.

  • C.

    regiões de expansão.

  • D.

    transformações.

  • E.

    sinais.

A engenharia de requisitos (ER) é uma subárea da engenharia de software que estuda o processo de produção e gerência dos requisitos que o software deverá atender. Esse processo tem início junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER é fornecer métodos, técnicas e ferramentas que forneçam suporte adequado às tarefas de produção e gerência dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens.

Gerência de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemático para a elicitação, organização e documentação dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantém o acordo entre usuários e a equipe de projeto à medida que os requisitos são modificados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em UML 2.0 a caixa tracejada localizada no lado superior direito da caixa de classe na figura abaixo representa o conceito de:

  • A.

    template.

  • B.

    restrição.

  • C.

    relacionamento de classes.

  • D.

    interface.

  • E.

    mensagem.

Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.

No contexto dos requisitos e restrições de um projeto, o propósito da gerência de projetos é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos de que um projeto necessita para produzir um produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O artefato definido no RUP (Rational Unified Process) que identifica as mudanças e os erros conhecidos em uma versão de um build ou em uma unidade de implantação que tenha sido disponibilizada para uso é denominado de:

  • A.

    notas de release.

  • B.

    plano de implantação.

  • C.

    plano de instalação.

  • D.

    plano de instalação.

  • E.

    plano de integração do build.

Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerência de projeto.

Nas atividades de desenvolvimento, a validação refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os padrões de projetos utilizados na arquitetura MVC (Modelo Visão Controle), é correto afirmar que os padrões Composite, Observer e Strategy são utilizados, respectivamente, nas camadas:

  • A.

    modelo, visão e controle.

  • B.

    visão, controle e modelo.

  • C.

    visão, modelo e controle.

  • D.

    modelo, controle e visão.

  • E.

    controle, visão e modelo.

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