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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue o próximo item, que trata de métodos ágeis de produção de software.
Scrum é um processo ágil de produção de software que mantém o foco na entrega da maior parte do produto, no menor tempo possível.
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Julgue os itens que se seguem relacionados às técnicas de engenharia de usabilidade. Usuário, computador e moderador são elementos essenciais para a execução do teste de usabilidade.
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Julgue os itens que se seguem relacionados às técnicas de engenharia de usabilidade. Os resultados do teste de usabilidade não comprovam a efetividade, a eficiência, a utilidade, a satisfação e a acessibilidade do produto sob análise.
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A base textual da Web não permite interação muito adequada para tarefas automatizadas entre sistemas. O conceito de web services cria uma forma mais adequada para a comunicação entre diferentes aplicações e serviços, possibilitando a execução e o processamento automático de informações constantes em diferentes aplicações. Acerca de web services e tecnologias relacionadas, julgue os itens que se seguem. A tecnologia de web services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-Ping, que também recomenda a utilização do protocolo SOAP para interconexão em arquiteturas descentralizadas e(ou) distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte. Alternativamente, para serviços web de pequeno porte, considera-se possível o desenvolvimento de projetos embasados em REST.
Sobre programação extrema (XP), um dos métodos ágeis de desenvolvimento de sistemas, é correto afirmar que:
a programação extrema é melhor adaptada para grandes times de desenvolvimento.
o jogo de planejamento da programação extrema define iterações semestrais de desenvolvimento.
os quatro valores fundamentais da programação extrema são comunicação, complexidade, agilidade e timidez.
o código fonte é dividido em componentes e cada desenvolvedor é dono e responsável pelo seu componente.
o escopo, a qualidade e o tempo estão entre as variáveis de controle de um projeto de desenvolvimento com programação extrema.
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Assinale a opção correta acerca de modelos de processo de software.
O modelo em cascata é apropriado para software em que os requisitos ainda não foram bem compreendidos, pois é focado na criação de incrementos.
Os processos de desenvolvimento ágil de software valorizam mais: indivíduos e interações do que processos e ferramentas; software funcionando do que documentação compreensível; colaboração do cliente do que negociação contratual; e respostas a mudanças do que planejamento seguido.
Desenvolvimento incremental é sinônimo de desenvolvimento iterativo.
A programação extrema (eXtreme Programming, ou XP) é um processo de desenvolvimento ágil que permite a ausência do cliente em fases iniciais, como nas reuniões de planejamento de versão e planejamento de iteração.
A programação em pares é uma característica presente em todos os processos de desenvolvimento ágil, como XP e Scrum.
Assinale a alternativa que contém apenas termos referentes a processos de Desenvolvimento Ágil de software.
SCRUM, XP, incremental
RUP, SCRUM, iterativo
Lean, RUP, cascata
RUP, XP, cascata
UP, Lean, cascata
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Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de se obter um produto de software. Cada processo tem suas particularidades, entretanto, podem-se destacar atividades que são comuns à maioria dos processos. Com relação a processos de desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades.
A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.
O projeto produz uma descrição computacional do software sem restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados.
Na fase de implementação, o sistema é codificado, ou seja, a descrição computacional obtida na fase de projeto é traduzida para código executável, por meio do uso de uma ou mais linguagens de programação.
Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente.
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Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de software.
No SCRUM, um backlog consiste em uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software. Essa lista é mantida no product owner, o qual pode alterá-la a qualquer momento, desde que os itens alterados não estejam na sprint backlog. Isso significa que product backlog e sprint backlog são estruturas similares.
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O RUP (Rational Unified Process) é um processo de engenharia de software que oferece uma abordagem com base em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de alta qualidade e que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsíveis. A respeito de RUP, assinale a opção correta.
O RUP divide todo o projeto de software em três fases diferentes: concepção (ou iniciação), com ênfase no escopo do sistema; elaboração, com ênfase na arquitetura; e construção, com ênfase no desenvolvimento.
O RUP promove o uso de seis melhores práticas: desenvolva iterativamente; gerencie requisitos; use arquiteturas de componentes; modele visualmente (UML); verifique qualidade de software continuamente; e gerencie mudanças.
As disciplinas de suporte (apoio) do RUP são: gerenciamento de classes; gerenciamento de produto; e ambiente.
Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. Exemplos de papéis no RUP são: analistas, desenvolvedores e testadores. Explicitamente, papéis de gerentes não fazem parte dos papéis possíveis no RUP.
As disciplinas de engenharia do RUP são: modelagem de negócios; requisitos; análise e projeto; implementação; teste; qualidade; e implantação.
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