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São características dos projetos orientados a objeto as abaixo relacionadas, EXCETO:
facilidade na manutenção do projeto;
independência entre os objetos;
reutilização dos objetos;
redução dos riscos nos projetos;
dificuldade de compreensão.
Analise as seguintes sentenças relativas aos padrões de projeto:
I. O padrão decorator consiste em uma maneira de adicionar funcionalidades (estender responsabilidades), a um objeto de modo dinâmico.
II. No padrão bridge não é possível estender o software sem modificar qualquer uma das classes existentes.
III. Reutilizar soluções e estabelecer terminologia comum são razões comumente estabelecidas para estudar padrões de projeto.
Em relação às sentenças supracitadas, pode-se afirmar que apenas:
I é verdadeira;
II é verdadeira;
III é verdadeira;
I e III são verdadeiras;
II e III são verdadeiras.
Analise as seguintes sentenças em relação à UML:
I. Um pacote (package) permite agregar diferentes elementos de um sistema, porém um elemento encontra-se definido em apenas um único pacote.
II. Elementos de diferentes tipos não podem ter o mesmo nome dentro de um pacote.
III. Os pacotes apresentam entre si diferentes tipos de relações, em particular relações de importação, exportação e generalização.
Em relação às sentenças supracitadas, pode-se afirmar que apenas:
I é verdadeira;
II é verdadeira;
III é verdadeira;
I e II são verdadeiras;
I e III são verdadeiras.
Na UML, o diagrama que tem como função exibir as relações entre objetos que desempenham diferentes papéis é o diagrama de:
estados;
colaboração;
atividades;
componentes;
cenários.
No tocante ao desenvolvimento de software orientado ao reuso, embora o estágio inicial de especificação de requisitos e o estágio de validação sejam comparáveis com outros processos, os estágios intermediários em um processo orientado a reuso são diferentes. Neste caso, segundo SOMMERVILLE, são processos em estágios intermediários:
projeto de interface, análise de componentes, projeto arquitetural e testes de aceitação;
análise de componentes, modificação de requisitos, projeto de sistemas com reuso, e desenvolvimento e integração;
desenvolvimento de protótipo, projeto arquitetural, análise de componentes e plano de teste;
especificação de sistema, avaliação de mudanças, análise de componentes, e desenvolvimento e integração;
especificação de componentes, especificação de estrutura, projeto de sistemas com reuso e especificação de requisitos.
Em relação ao reuso de produtos COTS (produtos de prateleira), são problemas relacionados à integração de sistemas COTS os abaixo relacionados, EXCETO:
falta de controle sobre a funcionalidade e o desempenho;
problemas com a interoperabilidade de sistema COTS;
nenhum controle sobre a evolução de sistemas;
suporte técnico dos fabricantes de COTS;
aumento do prazo para desenvolvimento desses sistemas.
Segundo SOMMERVILLE, um protótipo de software apoia duas atividades do processo de engenharia de requisitos. São elas:
levantamento de requisitos e validação de requisitos;
desenvolvimento incremental e desenvolvimento em espiral;
gerenciamento de riscos e plano de testes;
continuidade nas mudanças e depuração do software.
No tocante às métricas de software, é um exemplo de uma métrica de robustez:
número de chips de memória RAM;
tempo de refresh na tela;
transações processadas por segundo;
porcentagem de eventos que causam falhas;
número de sistemas-alvo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Assinale a alternativa correta sobre a UML (Unified Modeling Language) e os seus diagramas.
Um dos principais diagramas utilizado na UML é o de fluxo de dados (DFD).
No diagrama de caso de uso, é comum a utilização de atores para representar entidades do mundo real e suas respectivas ações.
Entre os vários diagramas da UML, o menos funcional, porque não se integra com sistemas de gerência, é o diagrama de sequência.
A orientação a objetos na UML é representada pela linguagem Java, que é a única suportada nas definições da UML.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Diagramas de pacotes UML são usados para ilustrar a arquitetura lógica de um sistema. Assinale a alternativa correta a respeito da aplicação de diagramas de pacotes UML.
Não permitem agrupar classes, outros pacotes e casos de uso.
Dependência (acoplamento) entre pacotes é representada por uma associação.
Na UML, as associações são definidas como o relacionamento semântico entre dois pacotes.
Representam as camadas, subsistemas e pacotes (no significado Java).
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