Questões sobre Engenharia de Software

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São características dos projetos orientados a objeto as abaixo relacionadas, EXCETO:

  • A.

    facilidade na manutenção do projeto;

  • B.

    independência entre os objetos;

  • C.

    reutilização dos objetos;

  • D.

    redução dos riscos nos projetos;

  • E.

    dificuldade de compreensão.

Analise as seguintes sentenças relativas aos padrões de projeto:

I. O padrão decorator consiste em uma maneira de adicionar funcionalidades (estender responsabilidades), a um objeto de modo dinâmico.

II. No padrão bridge não é possível estender o software sem modificar qualquer uma das classes existentes.

III. Reutilizar soluções e estabelecer terminologia comum são razões comumente estabelecidas para estudar padrões de projeto.

Em relação às sentenças supracitadas, pode-se afirmar que apenas:

  • A.

    I é verdadeira;

  • B.

    II é verdadeira;

  • C.

    III é verdadeira;

  • D.

    I e III são verdadeiras;

  • E.

    II e III são verdadeiras.

Analise as seguintes sentenças em relação à UML:

I. Um pacote (package) permite agregar diferentes elementos de um sistema, porém um elemento encontra-se definido em apenas um único pacote.

II. Elementos de diferentes tipos não podem ter o mesmo nome dentro de um pacote.

III. Os pacotes apresentam entre si diferentes tipos de relações, em particular relações de importação, exportação e generalização.

Em relação às sentenças supracitadas, pode-se afirmar que apenas:

  • A.

    I é verdadeira;

  • B.

    II é verdadeira;

  • C.

    III é verdadeira;

  • D.

    I e II são verdadeiras;

  • E.

    I e III são verdadeiras.

Na UML, o diagrama que tem como função exibir as relações entre objetos que desempenham diferentes papéis é o diagrama de:

  • A.

    estados;

  • B.

    colaboração;

  • C.

    atividades;

  • D.

    componentes;

  • E.

    cenários.

No tocante ao desenvolvimento de software orientado ao reuso, embora o estágio inicial de especificação de requisitos e o estágio de validação sejam comparáveis com outros processos, os estágios intermediários em um processo orientado a reuso são diferentes. Neste caso, segundo SOMMERVILLE, são processos em estágios intermediários:

  • A.

    projeto de interface, análise de componentes, projeto arquitetural e testes de aceitação;

  • B.

    análise de componentes, modificação de requisitos, projeto de sistemas com reuso, e desenvolvimento e integração;

  • C.

    desenvolvimento de protótipo, projeto arquitetural, análise de componentes e plano de teste;

  • D.

    especificação de sistema, avaliação de mudanças, análise de componentes, e desenvolvimento e integração;

  • E.

    especificação de componentes, especificação de estrutura, projeto de sistemas com reuso e especificação de requisitos.

Em relação ao reuso de produtos COTS (produtos de prateleira), são problemas relacionados à integração de sistemas COTS os abaixo relacionados, EXCETO:

  • A.

    falta de controle sobre a funcionalidade e o desempenho;

  • B.

    problemas com a interoperabilidade de sistema COTS;

  • C.

    nenhum controle sobre a evolução de sistemas;

  • D.

    suporte técnico dos fabricantes de COTS;

  • E.

    aumento do prazo para desenvolvimento desses sistemas.

Segundo SOMMERVILLE, um protótipo de software apoia duas atividades do processo de engenharia de requisitos. São elas:

  • A.

    levantamento de requisitos e validação de requisitos;

  • B.

    desenvolvimento incremental e desenvolvimento em espiral;

  • C. especificação de requisitos e depuração do software;
  • D.

    gerenciamento de riscos e plano de testes;

  • E.

    continuidade nas mudanças e depuração do software.

No tocante às métricas de software, é um exemplo de uma métrica de robustez:

  • A.

    número de chips de memória RAM;

  • B.

    tempo de refresh na tela;

  • C.

    transações processadas por segundo;

  • D.

    porcentagem de eventos que causam falhas;

  • E.

    número de sistemas-alvo.

Assinale a alternativa correta sobre a UML (Unified Modeling Language) e os seus diagramas.

  • A.

    Um dos principais diagramas utilizado na UML é o de fluxo de dados (DFD).

  • B.

    No diagrama de caso de uso, é comum a utilização de atores para representar entidades do mundo real e suas respectivas ações.

  • C.

    Entre os vários diagramas da UML, o menos funcional, porque não se integra com sistemas de gerência, é o diagrama de sequência.

  • D.

    A orientação a objetos na UML é representada pela linguagem Java, que é a única suportada nas definições da UML.

Diagramas de pacotes UML são usados para ilustrar a arquitetura lógica de um sistema. Assinale a alternativa correta a respeito da aplicação de diagramas de pacotes UML.

  • A.

    Não permitem agrupar classes, outros pacotes e casos de uso.

  • B.

    Dependência (acoplamento) entre pacotes é representada por uma associação.

  • C.

    Na UML, as associações são definidas como o relacionamento semântico entre dois pacotes.

  • D.

    Representam as camadas, subsistemas e pacotes (no significado Java).

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