Questões sobre Engenharia de Software

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Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados em um ambiente mais amplo que o do projeto propriamente dito. A equipe de gerenciamento de projetos precisa entender esse contexto mais amplo para que possa selecionar as fases do ciclo de vida, os processos, as ferramentas e as técnicas adequadas a cada projeto. Assinale a opção que apresenta as fases de um projeto.

  • A.

    Fase de Definição, Fase Estratégica, Fase de Planejamento Operacional, Fase de Execução, Fase de Controle e Fase de Finalização.

  • B.

    Fase de Iniciação, Fase de Execução e Fase de Conclusão.

  • C.

    Fase de Análise, Fase de Desenvolvimento, Fase de Testes e Fase de Levantamento de Requisitos Pós- Testes.

  • D.

    Fase de Assinatura de Contrato, Fase de Desenvolvimento, Fase de Correção e Fase de Finalização.

Atenção: As questões de números 56 a 59 referem-se ao enunciado abaixo.

Considere um sistema de controle de estoque com cadastramento de materiais e movimentação do estoque. São necessários os seguintes cálculos automáticos: controlar o saldo, o ponto de reposição e o lote econômico. O cadastro de materiais é feito pelo almoxarife (responsável) e as requisições são feitas por todos os departamentos da empresa e ficam guardadas. A cada entrega de material, o almoxarife dá baixa na requisição (atendida) e, com isso, o sistema faz todos os cálculos acima. A entrada de materiais também é feita pelo almoxarife, quando os cálculos também são realizados. Os dados calculados devem ficar guardados também e o tempo de resposta de consultas feitas no cadastro de materiais não deve exceder a 5 milissegundos (ms).

No Diagrama de Sequência, a existência de um objeto requisição desde a sua entrada até a sua baixa deverá ser representada por

  • A.

    uma operação da classe Requisição.

  • B.

    um estado do objeto.

  • C.

    um ator.

  • D.

    uma linha de vida.

  • E.

    um atributo da classe Material.

Preencha corretamente as lacunas do texto abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

         A ________________ é uma tarefa da _________________ que efetua a ligação entre a alocação de software em nível de sistema e o projeto de software. A análise de requisitos possibilita que o engenheiro de sistemas especifique a função e o desempenho do software, indique a interface do software com outros elementos do sistema e estabeleça quais são as ____________ de projeto que o software deve enfrentar.

A sequência correta é:

  • A.

    análise dimensional / engenharia de software / competências

  • B.

    análise dimensional / UML / competências

  • C.

    análise de requisitos / UML / restrições

  • D.

    análise de requisitos / engenharia de software / restrições

Atenção: As questões de números 56 a 59 referem-se ao enunciado abaixo.

Considere um sistema de controle de estoque com cadastramento de materiais e movimentação do estoque. São necessários os seguintes cálculos automáticos: controlar o saldo, o ponto de reposição e o lote econômico. O cadastro de materiais é feito pelo almoxarife (responsável) e as requisições são feitas por todos os departamentos da empresa e ficam guardadas. A cada entrega de material, o almoxarife dá baixa na requisição (atendida) e, com isso, o sistema faz todos os cálculos acima. A entrada de materiais também é feita pelo almoxarife, quando os cálculos também são realizados. Os dados calculados devem ficar guardados também e o tempo de resposta de consultas feitas no cadastro de materiais não deve exceder a 5 milissegundos (ms).

É considerado um requisito NÃO funcional

  • A.

    o saldo calculado.

  • B.

    o tempo de resposta máximo.

  • C.

    o ponto de reposição.

  • D.

    a requisição baixada.

  • E.

    o cadastramento de materiais.

Cada método de análise de sistemas tem uma notação e um ponto de vista únicos; porém, todos relacionamse com um conjunto de princípios fundamentais. Considerando os princípios de análise de sistemas, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – O domínio de informação de um problema deve ser representado e compreendido.

II – Modelos que descrevam as interfaces do sistema e as estruturas de dados devem ser desenvolvidos.

III – Os modelos (e o problema) devem ser unificados de maneira que revelem seus detalhes.

IV – O processo de análise deve mover-se da informação essencial para os detalhes de implementação.

A quantidade de itens certos é igual

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

No Processo Unificado, uma descrição da arquitetura do software, um documento de visão e um modelo de projeto são aplicáveis, respectivamente, nas fases

  • A.

    elaboração, concepção e construção.

  • B.

    concepção, concepção e elaboração.

  • C.

    construção, transição e concepção.

  • D.

    transição, construção e construção.

  • E.

    concepção, elaboração e transição.

O vocabulário da UML abrange três tipos de blocos de construção: itens, relacionamentos e diagramas. Os itens são as abstrações identificadas como cidadãos de primeira classe em um modelo. Assinale a opção que apresenta os quatro tipos de itens na UML.

  • A.

    funcionais, analíticos, de agrupamentos e anotacionais

  • B.

    funcionais, comportamentais, de correlação e físicos

  • C.

    estruturais, analíticos, de correlação e físicos

  • D.

    estruturais, comportamentais, de agrupamentos e anotacionais

Os relacionamentos que podem ser representados em um diagrama de caso de uso são:

  • A.

    associação e polimorfismo, apenas.

  • B.

    dependência e associação, apenas.

  • C.

    associação e generalização, apenas.

  • D.

    generalização e polimorfismo, apenas.

  • E.

    dependência, associação e generalização.

A UML é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos. Entre os diagramas da UML, NÃO se inclui o Diagrama de

  • A.

    Colaboração.

  • B.

    Componentes.

  • C.

    Contexto.

  • D.

    Implantação.

Para demonstrar elementos estruturais e comportamentais de um sistema, a UML pode utilizar, respectivamente, os diagramas de

  • A.

    Atividade e de Sequência.

  • B.

    Caso de Uso e de Comunicação.

  • C.

    Sequência e de Objeto.

  • D.

    Classe e de Pacote.

  • E.

    Pacote e de Atividade.

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