Questões sobre Engenharia de Software

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No levantamento para a obtenção dos requisitos do software, uma das técnicas de estrutura de entrevista é aquela que tem seu início com perguntas mais especificas e é finalizada com perguntas mais genéricas sobre o sistema, denominando-se estrutura em

  • A.

    funil.

  • B.

    pirâmide.

  • C.

    diamante.

  • D.

    quadrante.

  • E.

    árvore.

Na engenharia de software, etnografia é

  • A. uma fase do processo de software aplicada no modelo em cascata.
  • B. uma fase do processo de software aplicada no modelo em espiral.
  • C. uma técnica de observação que pode ser usada para compreender os requisitos sociais e organizacionais.
  • D. uma técnica aplicada na engenharia de requisitos cujo objetivo é definir, a priori, as classes que contém elementos gráficos (BLOB).
  • E. um projeto cujo principal objetivo é criar interfaces gráficas, que facilitam o acesso do usuário (GUI).

O design de software deve descrever diversos aspectos do software para que, assim, possibilite sua construção. Entre estes aspectos NÃO se inclui

  • A.

    a estrutura estática do sistema e a hierarquia de seus módulos.

  • B.

    a descrição dos dados a serem usados.

  • C.

    as interações entre módulos, incluindo as regras de como elas devem acontecer e porque elas acontecem.

  • D.

    os algoritmos a serem usados.

  • E.

    o desprendimento às restrições e a clareza dos objetivos.

As políticas de rastreabilidade de requisitos são decididas durante o estágio de

  • A. agregação dos requisitos funcionais, apenas.
  • B. implementação do sistema, apenas.
  • C. implantação do sistema.
  • D. eliminação dos requisitos não funcionais.
  • E. gerenciamento de requisitos.

É um princípio que recomenda que um elemento que compõe o design de software deve ser representado apenas por suas características essenciais, permitindo assim, a distinção de outros elementos por parte do observador e, a consequente representação de um elemento do design mais simples, uma vez que detalhes desnecessários são descartados:

  • A.

    Abstração.

  • B.

    Divisão e conquista.

  • C.

    Encapsulamento.

  • D.

    Modularização.

  • E.

    Separação de preocupações.

Para decidir sobre os limites do sistema, ou seja, distinguir o que é o sistema e o que é o ambiente do sistema, um trabalho é feito em conjunto com os stakeholders em um estágio inicial de elicitação e análise de requisitos. Esse trabalho culmina, em primeira instância, com um modelo

  • A. de contexto.
  • B. de comportamento.
  • C. de objetos.
  • D. conceitual de banco de dados.
  • E. físico de banco de dados.

Dentre as etapas para o desenvolvimento de software em que a UML pode ser aplicada, aquela em que serão modeladas somente classes que pertençam ao domínio principal do problema do software, deixando de lado classes técnicas que gerenciem banco de dados, interface, comunicação, concorrência e outras, é a etapa de

  • A.

    análise de requisitos.

  • B.

    análise sistêmica.

  • C.

    projeto.

  • D.

    implementação.

  • E.

    testes/implantação.

Na especificação dirigida a riscos, a compreensão da probabilidade de ocorrência de um risco e das consequências potenciais, se um acidente ou incidente, associado com este risco, ocorrer, é da competência do processo de

  • A. especificação de requisitos.
  • B. decomposição de riscos.
  • C. análise da qualidade.
  • D. validação de requisitos.
  • E. análise e classificação de riscos.

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. Por se tratar de uma linguagem, ela possui uma sintaxe e uma semântica bem definida. Considerando os conceitos relacionados a esta linguagem, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Um diagrama de comunicação é um tipo de diagrama de interação cuja ênfase está na ordem temporal de mensagens.

  • B.

    Uma interface é a parte de um caso de uso em que se apresentam as interações do sistema com um ator externo ao sistema

  • C.

    Com ela é possível representar precisamente modelos de implementação de software, mas não é possível representar modelos conceituais, que reflitam a abstração do mundo real utilizada na concepção do software.

  • D.

    A UML permite modelar aspectos estruturais e dinâmicos do software de uma maneira integrada. Para tanto, as entidades dos modelos dinâmicos devem ter suas estruturas definidas e caracterizadas nos modelos estáticos.

No contexto da UML, definir o sistema e entender de forma macro os seus objetivos, identificar os possíveis atores e as atividades que envolvem esses atores, estabelecer os relacionamentos entre os elementos, e checar o modelo com usuários e cliente, constituem um roteiro que pode ser seguido na elaboração do Diagrama de

  • A.

    Classes.

  • B.

    Interação.

  • C.

    Casos de Uso.

  • D.

    Colaboração.

  • E.

    Componentes.

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