Questões sobre Engenharia de Software

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Baseando-se nas Características Gerais do Sistema (CGS), um dos passos para o cálculo do fator de ajuste é:

  • A.

    avaliar o impacto de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 5 para cada característica.

  • B.

    calcular o nível de influência por meio da multiplicação dos pesos de cada uma das 14 CGS.

  • C.

    avaliar as entradas de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 10 para cada característica.

  • D.

    avaliar o impacto de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 10 para cada característica.

  • E.

    calcular o nível de influência por meio da soma dos pesos da primeira metade das 14 CGS.

Algumas das Características Gerais do Sistema (CGS) são:

  • A.

    Comunicação de Dados. Funções intrínsecas. Performance. Especifi cação de equipamento. Saída de dados on-line. Processamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implementação.

  • B.

    Transmissão de Dados. Funções distribuídas. Modularidade. Fornecedores de equipamentos. Entrada de dados on-line. Processamento complexo. Reengenharia. Múltiplos subprogramas.

  • C.

    Comunicação de Dados. Servidores distribuídos. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line. Processamento cognitivo. Facilidade de Manutenção. Múltiplos locais.

  • D.

    Comunicação de Dados. Funções distribuídas. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line. Processamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implantação.

  • E.

    Transmissão de Dados. Ações distribuídas. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line e off-line. Direcionamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implantação.

O cálculo dos pontos de função de um projeto de desenvolvimento consiste dos componentes de funcionalidade:

  • A.

    reusabilidade de aplicação; reusabilidade de conversão; fator de ajuste da aplicação.

  • B.

    funcionalidade de aplicação; funcionalidade de compressão; fator de ponderação da aplicação.

  • C.

    reusabilidade de aplicação; funcionalidade de programação; fator de ajuste da aplicação.

  • D.

    funcionalidade de aplicação; funcionalidade de conversão; fator de ajuste da aplicação.

  • E.

    funcionalidade de programação; funcionalidade de conversão; funcionalidade de manutenção.

Ferramentas CASE podem ser usadas pelo engenheiro de sistemas

  • A.

    para criar um modelo de sistema reativo que seja usado como base para simulação de desempenho e de comportamento.

  • B.

    para criar um modelo de mudança organizacional que seja usado como base para interface e interpretação.

  • C.

    para criar um modelo de hardware que seja usado como base para simulação virtual de desempenho e de comportamento.

  • D.

    para criar um modelo de requisitos ativos que seja usado como base para auditoria de comportamento.

  • E.

    para projeto de hardware de apoio que seja usado para simulação de obsolescência controlada.

Segundo os princípios da boa especificação,

  • A.

    uma linguagem de especificação de sistema orientada ao usuário é exigida.

  • B.

    junte funcionalidade e implementação.

  • C.

    separe funcionalidade de usabilidade.

  • D.

    uma linguagem de programação orientada ao processo contém componentes interagentes.

  • E.

    separe funcionalidade de implementação.

São princípios de Modelagem de Processos:

  • A.

    Modelo simples, pensamento complicado. Seja minucioso, comece pequeno e vá atualizando. Divida e descreva, evite mini-modelos. Use métodos, dados e metadados. Não se apaixone por dados.

  • B.

    Aderência. Usabilidade ou essência. Custo/ benefício. Segurança. Comparabilidade. Imparcialidade.

  • C.

    Modelo complicado, pensamento simples. Seja parcimonioso, comece pelo todo e vá dividindo. Divida e conquiste, evite metáforas. Use analogias de comprometimento. Não se apaixone por dados.

  • D.

    Aderência. Relevância ou suficiência. Custo / benefício. Clareza. Comparabilidade. Estruturação sistêmica.

  • E.

    Sistema simples, configuração complicada. Seja interativo, comece grande e vá simplificando. Divida e conquiste, evite megamodelos. Use metáforas, analogias e similares. Não se apaixone por paradigmas.

No ciclo da Engenharia da Usabilidade, as atividades da fase de análise são:

  • A.

    Análise da instituição do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições do treinamento. Análise de princípios setoriais para o projeto.

  • B.

    Análise do perfi l do usuário. Análise do contexto da plataforma. Análise de compatibilidade gerencial. Análise de princípios gerais para o projeto.

  • C.

    Análise do perfi l do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições da plataforma. Análise de princípios gerais para o projeto.

  • D.

    Análise do perfi l do desenvolvedor. Análise de requisitos. Análise das possibilidades e sistemas da plataforma. Análise de princípios gerais para as transações.

  • E.

    Análise da instituição do usuário. Análise de compromissos. Análise das possibilidades e restrições da estrutura. Análise de ameaças à segurança do projeto.

São heurísticas de usabilidade

  • A.

    Coerência e padrões. Prevenção de erros. Relembrar em vez de Reconhecer. Flexibilidade e eficiência de mapeamento. Ajuda e documentação.

  • B.

    Visibilidade do estado do sistema. Mapeamento entre o sistema e o mundo real. Liberdade e Controle ao Usuário. Prevenção de erros. Reconhecer em vez de relembrar.

  • C.

    Versatilidade do estado do sistema. Previsão de acertos. Reconhecer em vez de relembrar. Design estético e maximalista. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e recuperar erros.

  • D.

    Mapeamento entre o sistema e os programas. Liberdade e Controle ao Desenvolvedor. Consistência e padrões. Flexibilidade e eficiência de uso. Ajuda e informação.

  • E.

    Visibilidade da estrutura do sistema. Compromisso entre o sistema e a configuração. Liberdade e Controle ao Usuário. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e aplicar erros. Ajuda à implementação.

A métrica de software Complexidade ciclomática

  • A.

    para um fluxo de grafo, é definida como

    E – N – 2, onde

    E é o número de entidades do grafo

    N é o número de nós do grafo de fluxo.

  • B.

    proporciona uma medida quantitativa da complexidade lógica de um programa.

  • C.

    para um fluxo de grafo é definida como

    E + N – 2, onde

    E é o número de ramos do grafo de fluxo

    N é o número de novos elos do grafo de fluxo.

  • D.

    é uma medida cumulativa da complexidade física de um programa.

  • E.

    é uma propriedade dos ciclos de maior complexidade de um programa.

São axiomas em risco

  • A.

    É impossível testar um programa completamente. Teste de software é um exercício baseado em certezas. Quanto menos bugs forem encontrados, mais bugs existirão.

  • B.

    É possível testar um programa completamente. Teste de software não pode ter riscos. Quanto mais breaks forem encontrados, mais breaks existirão.

  • C.

    É impossível testar um programa completamente. Teste de software é um exercício baseado em risco. Quanto mais bugs forem encontrados, mais bugs existirão.

  • D.

    É impossível testar um programa que tenha riscos. Teste de software deve ser feito pelos seus desenvolvedores. Todos os bugs encontrados serão consertados.

  • E.

    É impossível testar um programa parcialmente. Teste de software aplica-se unicamente a ambientes sem risco. Quanto mais bugs forem encontrados, menos bugs existirão.

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