Questões sobre Engenharia de Software

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Dentre as diversas técnicas de teste existentes, há uma em que o domínio dos valores de entrada é dividido em classes. Dessa forma, qualquer valor de uma classe visa detectar uma mesma classe de erros. Essa técnica recebe a denominação de

  • A. error guessing.
  • B. fluxo de dados.
  • C. matriz de grafos.
  • D. teste de condição.
  • E. particionamento de equivalência.

Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens a seguir. O desempenho de sistemas implementados com base em uma arquitetura de componentes distribuídos pode ser aumentado por meio da reconfiguração dinâmica desses sistemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração da programação visual de sítios e sistemas web, julgue os próximos itens. Os processos básicos para a construção de interfaces web incluem entendimento, planejamento, criação, implementação e testes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O padrão de projeto MVVM foi proposto por John Grossman para simplificar o desenvolvimento de aplicações baseadas nas tecnologias WPF e Windows Phone. O MVVM foi desenvolvido como uma especialização do padrão:

  • A. Model-View-Controller;
  • B. Mobile-Interator Model;
  • C. Presentation Model;
  • D. Singleton Model;
  • E. Decorator Model.

Considere que, de acordo com a análise de pontos de função (APF), ALI = arquivo lógico interno, EE = entrada externa, AIE = arquivos de interface externa, SE = saída externa e que baixa, média e alta se referem à complexidade de cada um desses conceitos. Nesse contexto, é correto afirmar que a quantidade de pontos de função brutos em um software novo, com 01 ALI baixa, 01 AIE alta, 01 EE média e 01 SE baixa, é

  • A. 28.
  • B. 27.
  • C. 23.
  • D. 25.
  • E. 30.

Na gestão de sítios, a adoção dos padrões web em governo eletrônico e-PWG garante maior qualidade aos sítios, possibilita a mensuração de resultados, acelera o processo de adaptação e a migração para tecnologias mais modernas, bem como aumenta a qualidade da comunicação com a sociedade. Considerando essas informações e a aplicação dos padrões e-PWG, julgue os itens subsecutivos. Na fase de desenho do sítio, para estabelecer equilíbrio entre a forma e a função, devem ser desenvolvidos o leiaute das telas, o protótipo, o teste com usuários e a codificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A manipulação de eventos assíncronos é preponderante no desenvolvimento de aplicações no Node.js. Os métodos comuns à classe EventEmitter são:

  • A. .addListerner e .skipListerner;
  • B. .dropListerner e .dropAllListerner;
  • C. .onListerner e .emit;
  • D. .even e .off;
  • E. .on e .once.

No que se refere a design patterns, o padrão que objetiva separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, é o

  • A. Prototype.
  • B. Mediator.
  • C. Builder.
  • D. Abstract Factory.
  • E. Bridge.

O TDD (test driven development)

  • A. apresenta como vantagem a leitura das regras de negócio a partir dos testes, e, como desvantagem, a necessidade de mais linhas de códigos que a abordagem tradicional, o que gera um código adicional.
  • B. impede que seja aplicada a prática de programação em pares, que é substituída pela interação entre analista de teste, testador e programador.
  • C. é um conjunto de técnicas associadas ao eXtremme Programing e a métodos ágeis, sendo, contudo, incompatível com o Refactoring, haja vista o teste ser escrito antes da codificação.
  • D. refere-se a uma técnica de programação cujo principal objetivo é escrever um código funcional limpo, a partir de um teste que tenha falhado.
  • E. refere-se a uma metodologia de testes em que se devem testar condições, loops e operações; no entanto, por questão de simplicidade, não devem ser testados polimorfismos.

Acerca do Clean Code, assinale a opção correta.

  • A. A segurança do código é vital, por isso os programadores devem deixar o código o mais obscuro possível.
  • B. Se um valor deve ser utilizado em múltiplos locais do código, é imperativo atribuir esse valor a uma variável ou a uma constante com nome amigável.
  • C. As classes devem possuir nome amigável oriundo de verbos, escolhidos no infinitivo, e não no gerúndio.
  • D. Para customizar o código, deve-se utilizar o mesmo termo para duas diferentes ideias.
  • E. Os nomes das variáveis devem ser simplificados, de forma a não criar códigos gordos (fat codes) — por exemplo, o uso de x para o nome de uma variável é mais apropriado que MediadosAlunosAprovados.
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