Questões sobre Engenharia de Software

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A análise de pontos de função é um método padrão para a medição do desenvolvimento de software que visa estabelecer uma medida de tamanho do software em pontos de função com base na funcionalidade a ser implementada, sob o ponto de vista do usuário. Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes acerca desse assunto.

O primeiro passo para a contagem das funções de dados consiste em identificar arquivos lógicos internos (ALIs) e arquivos de interface externa (AIEs). Cada uma dessas funções de dados deve ser classificada segundo sua complexidade funcional, que é definida com base em conceitos de registros lógicos e de itens de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Num diagrama de fluxo de dados − DFD,

  • A.

    depósitos de dados são elementos do DFD, que representam arquivos de dados, nos quais se armazenam os dados gerados a partir de um fluxo de dados.

  • B.

    qualquer fluxo de dados tem sempre uma origem e um destino, sendo sempre um deles necessariamente um depósito de dados.

  • C.

    entre dois depósitos de dados e entre duas entidades externas deve haver pelo menos uma ligação entre um depósito de dados e uma entidade externa.

  • D.

    o dicionário de dados, na descrição de componentes, permite utilizar o símbolo "│" para enquadrar componentes que são utilizados alternativamente.

  • E. o destino de um fluxo de um determinado processo pode ser outro processo, um depósito de dados ou uma entidade externa.

 

A análise de pontos de função é um método padrão para a medição do desenvolvimento de software que visa estabelecer uma medida de tamanho do software em pontos de função com base na funcionalidade a ser implementada, sob o ponto de vista do usuário. Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes acerca desse assunto.

Registros lógicos são subconjuntos de dados dentro de um ALI/AIE que foram reconhecidos pelo usuário. Caso o usuário não reconheça subconjuntos de dados em um ALI/AIE, este deve ser contado como um registro lógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Engenharia de Software

I. não visa o desenvolvimento de teorias e fundamentações, preocupando-se unicamente com as práticas de desenvolvimento de software.

II. tem como foco o tratamento dos aspectos de desenvolvimento de software, abstraindo-se dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.

III. tem como métodos as abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software que incluem os modelos de software, notações, regras e maneiras de desenvolvimento.

IV. segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.

É correto o que se afirma em

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Na Engenharia de Requisitos, dentre passos a serem seguidos para elicitação de requisitos é INCORRETO:

  • A. Solicitar participação de várias pessoas para que os requisitos sejam definidos a partir de diversos pontos de vista.
  • B.

    Identificar regras de domínio que limitam a funcionalidade ou desempenho do sistema ou produto que será construído.

  • C.

    Definir um ou mais métodos de elicitação de requisitos.

  • D.

    Selecionar as pessoas sem preconceitos organizacionais para auxiliar a especificar os requisitos.

  • E.

    Identificar claramente a justificativa de existência para cada requisito registrado; Identificar requisitos ambíguos que serão candidatos a prototipação.

Computação sob demanda (on-demand) é o processo de:

  • A.

    delegar a fornecedores externos a manutenção de suas infra-estruturas de Tecnologia de Informação (TI);

  • B.

    entregar e gerenciar aplicativos e serviços computacionais a partir de centrais remotas de comunicação, via Internet;

  • C.

    oferecer espaço para dados em seus servidores Web de grande capacidade para que assinantes possam manter seus sites, mediante pagamento de tarifas;

  • D.

    realizar todas as atividades que necessitam de recursos de hardware e software por meio de sistemas disponíveis na Internet – computação nas nuvens;

  • E.

    estabelecer capacidade de processamento em função das necessidades médias, utilizando fornecedores externos para superar eventuais limitações.

No contexto do RUP, considere:

I. Estabelecer o escopo do software do projeto e as condições limite, incluindo uma visão operacional, critérios de aceitação e o que deve ou não estar no produto.

II. Estabelecer uma arquitetura da baseline derivada do tratamento dos cenários significativos do ponto de vista da arquitetura, que normalmente expõem os maiores riscos técnicos do projeto.

Os itens I e II constituem alguns dos objetivos principais incluídos, respectivamente, nas fases de

  • A.

    Elaboração e Construção.

  • B.

    Iniciação e Elaboração.

  • C.

    Elaboração e Transição.

  • D.

    Iniciação e Construção.

  • E.

    Construção e Transição.

No contexto de ferramentas CASE, considere:

I. A refatoração é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.

II. Tecnologia CASE pode ser tão simples quanto uma ferramenta singular que suporte uma atividade específica do processo, ou tão complexa quanto um ambiente que inclui ferramentas, pessoas, hardware, rede, sistemas operacionais, padrões, etc.

III. A técnica é projetada para ser usada diretamente com as linguagens de quarta geração ou geradores de código, de forma que é evitada, na maioria das vezes, a lenta codificação manual em linguagem de geração anterior.

IV. Front End ou Lower CASE são ferramentas que apóiam as etapas de codificação, testes e manutenção da aplicação.

É correto o que se afirma APENAS em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

A figura acima apresenta a estrutura geral da evolução de esforço ou da ênfase da produção de um software durante o desenvolvimento de várias disciplinas típicas do processo unificado, nomeadas de D1 a D6. As diversas fases e iterações do processo unificado estão identificadas ao longo da horizontal superior do diagrama da figura. As disciplinas de D1 a D6 não estão dispostas conforme a ordem natural na qual são usualmente apresentadas no processo unificado. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, sabendo que as seis disciplinas efetivamente propostas no diagrama mostrado na figura são: modelagem de negócios (business modeling); requisitos (requirements); análise e projeto (analysis and design); implementação (implementation); teste (test); e implantação (deployment).

I Uma parte considerável das atividades de D1 depende de D6, mas essa dependência é inversamente proporcional ao conhecimento acerca do domínio da aplicação a ser desenvolvida.

II D3 deve seu comportamento periódico ao alto grau de independência que suas atividades apresentam relativamente a artefatos integrados.

III Para que se alcance o final da fase de elaboração em D4, é necessário transpor um marco que corresponde ao desenvolvimento de uma linha de base da arquitetura que seja executável.

IV Em D5, pode ser intensa a realização de tarefas que envolvam a migração de bases de dados.

V Em D6, são usualmente elaborados casos de uso de negócio, cuja arquitetura é realizada em D2.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Na representação da UML 2.0, um caso de uso incluído em outro caso de uso, estabelecido estereotipadamente como <>, é um relacionamento

  • A.

    de recursão.

  • B.

    de dependência.

  • C.

    estendido.

  • D.

    hierárquico.

  • E.

    iterativo.

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