Questões sobre Engenharia de Software

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Dadas as especificações abaixo para tipos de artefatos definidos na UML:

I. necessários e suficientes para formar um sistema executável.

II. resíduos do processo de desenvolvimento.

III. criados como conseqüência de um sistema em execução.

É correto associá-las respectivamente aos exemplos:

 

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

No diagrama de atividades da UML, um nó que sincroniza múltiplos fluxos concorrentes em um único fluxo simples é denominado

  • A.

    decision node.

  • B.

    merge node.

  • C.

    fork node.

  • D.

    join node.

  • E.

    swinlanes.

Considere o modelo MVC, abaixo.

 I, II e III referem-se, respectivamente, a

  • A. Controller, Model e View.
  • B. Model, Controller e View.
  • C. Model, View e Controller.
  • D. View, Controller e Model.
  • E. View, Model e Controller.

NÃO pertence à categoria de diagramas de interação, apresentada pela UML 2.0, o diagrama

  • A.

    temporal.

  • B.

    de visão geral.

  • C.

    de comunicação.

  • D.

    de seqüência

  • E.

    de componentes.

Dos itens extraídos de um caso de uso para serem candidatos a classes ou a atributos, deve ser candidato a classe o item

  • A.

    dependente de funcionário.

  • B.

    nome do funcionário.

  • C.

    logradouro residencial do funcionário.

  • D.

    sexo do funcionário.

  • E.

    nascimento do funcionário.

A UML (Unified Modeling Language) suporta cinco fases de desenvolvimento de software. Assinale a alternativa que não corresponde a uma delas.

  • A.

    Estados e atributos.

  • B.

    Análise.

  • C.

    Projeto.

  • D.

    Implementação e teste.

São diagramas da UML (Unified Modeling Language), exceto

  • A.

    De Casos de Usos.

  • B.

    De Entidades.

  • C.

    De Seqüência.

  • D.

    De Princípios.

O conjunto das Fases de um Projeto é conhecido como:

  • A. Mapeamento Estrutural.
  • B. Controle Gerencial.
  • C. Planejamento Estrutural.
  • D. Ciclo de Vida do Projeto.
  • E. Mapeamento Organizacional.

No formalismo da UML, uma classse, em sua respresentação diagramática completa, é composta de cima para baixo por partições verticais em número de

  • A.

    três: a primeira contém seu nome, a segunda suas operações e a terceira seus atributos

  • B.

    três: a primeira contém seus atributos, a segunda sua operações e a terceira seu nome

  • C.

    duas: a primeira contém seu nome e a segunda seus atributos

  • D.

    duas: a primeira contém seu nome e a segunda segunda suas operações

  • E.

    três: a primeira contém seu nome, a segunda seus atributos e a terceira suas operações

As principais técnicas de especificação de um processo na Análise Essencial são, EXCETO:

  • A. Árvore de decisão.
  • B. Pseudocódigo.
  • C. Tabela de decisão.
  • D. Primitiva funcional.
  • E. Português estruturado.
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