Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de construção de um software tem por objetivo o desenvolvimento ou evolução de um sistema que engloba atividades de especificação, projeto, implementação e testes, e se caracteriza pela interação de ferramentas, pessoas e métodos. Dos modelos abaixo marque aquele que não faz parte de uma metodologia de desenvolvimento de software.
RUP - Rational Unified Process .
XP - Programação extrema.
MSF - Microsoft Solution Framework.
FDD - Feature Driven Development.
SEI Software Enginieering Institute.
Avalie as afirmações abaixo conforme sua veracidade ou falsidade e marque a alternativa correta.
I. Agregação é um tipo de associação que especifica um relacionamento entre um todo e suas partes.
II. Associação é uma Relação que descreve conexões entre ocorrências de classes.
III. Um Relacionamento é um conjunto de Associações entre duas ou mais classes.
IV. Autorelacionamento é um relacionamento que conecta uma classes a ela mesma.
Todas afirmações são verdadeiras.
Apenas I é falsa.
Apenas I e IV são verdadeiras.
Apenas III e IV são verdadeiras.
Apenas II é falsa.
Uma atividade que deve ser tratada exclusiva e principalmente na etapa de projeto orientado a objetos é a
A ênfase na arquitetura base do sistema é um objetivo do RUP a ser atingido na fase denominada
Dados os conceitos aplicados no RUP − Rational Unified Process:
I. Role define o comportamento e as responsabilidades de um indivíduo ou um grupo de indivíduos trabalhando em equipe.
II. Activity é a menor parte de um trabalho relevante no workflow.
III. Artifacts são documentos e modelos construídos, mantidos ou usados como entrada pelas atividades.
Está correto o que consta em
Um modelo UML de desenvolvimento de sistemas, do tipo diagramas de estrutura, é o diagrama de
Em um diagrama de atividades da UML, o estado de execução "thread condicional" é uma exceção à regra de
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta no que diz respeito ao ciclo de vida de um software.
A abordagem sistemática estritamente linear para o desenvolvimento de software é denominada modelo em cascata ou modelo seqüencial linear.
O ciclo convencional de engenharia de software abrange as atividades de modelagem e engenharia de sistema e(ou) informação, análise de requisito de software, projeto, geração de código, teste e manutenção.
O projeto de software, que está relacionado a modelagem de engenharia de sistemas e de informação, é um processo de múltiplos passos que inclui quatro atributos básicos do programa: estrutura de dados, arquitetura do software, representação da interface e detalhes procedimentais (algorítmicos).
O modelo seqüencial linear, um dos paradigmas para engenharia de software, apesar de amplamente usado, apresenta como problemas: projetos reais raramente seguem o fluxo seqüencial e sem interações; em geral, é difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos explicitamente; e a espera de alguns membros da equipe de projeto para que outros completem suas tarefas gera estados de bloqueio que são, às vezes, maiores que o tempo de trabalho produtivo.
Uma especificação de controle, na análise estruturada, deve representar o comportamento do sistema por meio de diagrama de
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a engenharia de software, julgue os seguintes itens.
I Já se tem livros repletos de padrões e procedimentos para elaborar software; isso fornece ao desenvolvedor tudo o que ele precisa.
II A engenharia de software vai resultar na criação de documentação volumosa e desnecessária que certamente nos atrasará.
III Se eu decidir terceirizar um projeto de software, vou poder relaxar e deixar que aquela firma o elabore.
IV Até que eu esteja com o programa executando, não tenho como avaliar a sua qualidade.
V Os requisitos de projeto mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente acomodadas porque o software é flexível.
VI Possuímos ferramentas de desenvolvimento de software que estão no estado-da-arte, afinal compramos os computadores mais novos do mercado.
VII O único produto de trabalho que pode ser entregue para um projeto de software bem-sucedido é o programa executável.
VIII Se o planejamento atrasar, é possível adicionar mais programadores e ficar em dia (conceito horda mongólica).
IX O estabelecimento geral de objetivos é suficiente para iniciar a escrita de programas; os detalhes podem ser fornecidos posteriormente.
Acerca da classificação desses itens, é correto afirmar que
I, III, IV e IX dizem respeito a mitos da gerência.
V e IX dizem respeito a mitos do cliente.
II, IV e VI dizem respeito a mitos do profissional.
VI, VII e VIII dizem respeito a mitos de gerência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...